Fernando Gomes recebeu Colar de Honra ao Mérito Desportivo.
A surpresa estava guardada por António Costa, primeiro ministro, que nesta manhã de quarta-feira participou na abertura do grande congresso internacional Football Talks, a decorrer no Centro de Congressos do Estoril até sexta-feira: Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, o mais alto galardão que o governo pode atribuir.
A cerimónia decorreu em pleno Football Talks e contou com a presença do minsitro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, chamados ao palco pelo chefe do governo, que fazia na altura a sua intervenção.
O "ano muito especial" de 2016, coroado com a conquista do Campeonato da Europa de futebol, "projetou o nome de Portugal à escala internacional e constitui motivo de orgulho e de afirmação das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo", pode ler-se no despacho do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
O documento justifica que este título - bem como "outros sucessos desportivos obtidos nos últimos anos pelas seleções nacionais" - "se deve em parte assinalável ao trabalho de Fernando Gomes". O governo assinala ainda a construção da Cidade de Futebol e a longa carreira do Presidente da FPF no mundo de desporto, desde os seus tempos de jogador de basquetebol.
Fernando Gomes, recorde-se, já fora agraciado, em 2015, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.