A Equipa das Quinas jogou este sábado a terceira ronda do Grupo A com o primeiro lugar e a presença nas meias-finais garantida. Portugal esteve a perder por 0-2, mas conseguiu chegar à igualdade.
A Seleção Nacional sub-19 voltaoua jogar este sábado mais uma partida a contar para o Grupo A do Campeonato da Europa Geórgia 2017. A Equipa das Quinas joga em Gori com o primeiro lugar e a presença nas meias-finais garantida, enquanto a formação nórdica não tinha hipóteses de se qualificar.
Graças a uma maior eficácia, os suecos chegaram a estar a vencer, por 2.0, mas o conjunto luso demontrou ambição e qualidade para chegar ao empate, terminando assim a fase de grupos com sete pontos.
Quarto de hora inicial de qualidade lusa
A formação comandada por Hélio Sousa começou por cima no jogo e logo no primeiro minuto Gedson Fernandes deixou o primeiro sinal de perigo para a baliza nórdica, mas na cara do guarda-redes contrário rematou ao lado. Aos seis minutos de jogo Gedson Fernandes fez a bola embater no poste direito da baliza sueca.
A toada ofensiva lusa mantinha-se e Mesaque Dju, aos 10 minutos, e Abdu Conté, aos 12’, remataram cruzado sobre a esquerda, mas a bola não levou a melhor direção.
Eficácia nórdica valeu vantagem
Aos 22 minutos, a Suécia criou perigo, mas Daniel Figueira, com uma grande defesa, evitou males maiores para o conjunto luso após cabeceamento de Viktor Gyokeres.
Aos 43 minutos, o ponta de lança sueco, Viktor Gyokeres, rematou forte e colocado para o golo, no segundo remate à baliza dos nórdicos.
Na resposta, Diogo Leite cabeceou por cima após um cruzamento da direita.
O 0-1 ao intervalo penalizou a falta de eficácia lusa nos primeiros 15 minutos.
Suecos voltam a marcar contra a corrente do jogo
O conjunto luso entrou para a segunda parte dominador e Rafael Leão deu, aos 50 minutos, sinal de perigo com um cabeceamento que saiu ao lado. Apesar do maior ascendente luso, foram os nórdicos a chegar novamente ao golo através de um remate do recém-entrado Jesper Karlsson.
Rafael Leão reduz
Aos 70 minutos, a Equipa das Quinas chegou ao golo mais que merecido. Bruno Paz entrou pela direita e assistiu Rafael Leão rematar dentro da área sem hipóteses para o guardião do Aston Villa, Viktor Johansson.
Portugal procurava o empate e aos 79 minutos, João Filipe, após bom trabalho individual rematou forte, mas na direção do guarda-redes adversários que um minuto depois saiu aos pés de Rafael Leão evitando assim maior perigo para a sua baliza.
Portugal chega ao empate
Aos 85 minutos, Joseph Colley, defesa do Chelsea, rasteirou Madi Queta na grande área, quando o avançado já tinha passado, e João Filipe, da marca de grande penalidade, não enjeitou a oportunidade de marcar o golo do empate.
O Estádio de Gori assistiu a uma parte final com as duas equipas a procurarem o golo, mas a partida acabaria por terminar empatada.
Hélio Sousa: “Jogadores dão sempre tudo em campo”
O técnico destacou a qualidade e a mentalidade forte dos jogadores lusos, lamentando as falhas na finalização.
Meias-finais na quarta-feira
A formação orientada por Hélio Sousa, que somou sete pontos no Grupo A, volta a jogar na próxima quarta-feira em Tbilisi diante do segundo classificado do Grupo B que será conhecido no domingo.
Checos nas meias-finais
A República Checa assegurou o segundo lugar do Grupo A, ao bater esta tarde, em Tbilisi, a Geórgia, por 2-0. Šašinka (45+1’) e Holík (70 ‘) apontaram os golos.
Ficha de Jogo
Campeonato da Europa Geórgia 2017
3.ª Jornada do Grupo A
Estádio Tengiz Burjanadzede, Gori.
1 723 espectadores.
Árbitro: Ola Hober Nilsen (Noruega).
Árbitros assistentes: Yury Khomchenko (Bielorrússia) e Igor Alokhin (Ucrânia).
Quarto árbitro: Giorgi Kruashvili (Geórgia).
Portugal 2-2 Suécia (0-1, ao intervalo)
Portugal: Daniel Figueira; Bruno Paz - Cap., Diogo Leite, João Queirós e Abdu Conté (Diogo Dalot, 61’); Florentino, Gedson Fernandes (Domingos Quina, 73') e Miguel Luís; Mesaque Dju (João Filipe, 72'), Rafael Leão e Madi Queta.
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Diogo Queirós, Rui Pires,e Rui Pedro.
Treinador: Hélio Sousa.
Golos: Rafael Leão (70') e João Filipe (87' gp)
Disciplina: cartão amarelo para Gedson Fernandes.
Suécia: Viktor Johansson; Anel Ahmedhozic (Joseph Colley, 34’), Mattias Andersson, Thomas Isherwood e Anton Kralj; Max Svensson (Jesper Karlsson, 61’), Samuel Adrian, Dusan Jajic - Cap. e Joseph Ceesay; Isac Lidberg (Teddy Bergqvist, 82’) e Viktor Gyokeres.
Suplentes não utilizados: Marko Johansson, Charlie Weberg, Carl Johansson e Besard Sabovic.
Treinador: Claes Eriksson.
Golos: Viktor Gyokeres (43’) e Jesper Karlsson (61’).
Disciplina: Cartão amarelo para Mattias Andersson (66').