Decorreu esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a cerimónia de entrega dos diplomas de graduação aos participantes de Lisboa da 1.ª edição do Curso de Formação de Dirigentes
Os participantes da 1.ª edição do Curso de Formação de Dirigentes da Portugal Football School, da turma de Lisboa, receberam esta sexta-feira o diploma de graduação, por parte de FPF e da ANDIF (Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal), numa cerimónia realizada na Cidade do Futebol.
Entre os 36 distinguidos, estão dirigentes de Associações Distritais e Regionais, assim como responsáveis de clubes de diferentes panoramas, quer do futebol, quer do futsal. Este Curso de Formação de Dirigentes decorreu durante o mês de junho, com dez módulos presenciais e à distância, subordinados a temas tão abrangentes como Organização e Gestão, Planeamento, Liderança, Pessoas e Media, Direito do Desporto, Financeiro, Marketing e Comunicação, Arbitragem, Disciplina e Ética no Futebol.
Na sessão, para além dos finalistas, estiveram presentes Pedro Dias, diretor da FPF, António Gonçalves, presidente da ANDIF, e Tiago Craveiro, Diretor Geral da FPF, que partilhou algumas experiências e segredos de uma liderança de sucesso ao nível da gestão e dirigismo.
André Seabra, diretor do projeto, realça a "extraordinária" recetividade dos participantes: "Esta 1.ª edição do Curso Básico de Dirigentes foi um enorme sucesso e isso é facilmente observável nos comentários, sugestões e pontos muito positivos que foram salientados pelos participantes nos cursos de Lisboa, Porto e Portalegre. Existem naturalmente em todos os cursos, aspetos menos positivos, que serão aproveitados para a criação de novos cursos ajustados a esses pontos, tendo sempre como objetivo dotar os nossos dirigentes de mais competências e conhecimentos. A recetividade tem sido extraordinária e é isso que leva a Portuguese Football School e a FPF a acreditar que este é o caminho”, revelou, em declarações ao fpf.pt.
João Paulo Santos, presidente do Palmelense FC, sublinhou a mais-valia do curso: "O que me motivou foi adquirir ferramentas básicas ligadas ao negócio futebol, pois tinha a ambição de ter algumas noções de como aplicar estes conhecimentos diretamente no futebol. Esta formação é, sem dúvida, importante que os dirigentes tenham este formação, Creio que é positivo que todos tenham noção do mundo em que estamos, qual a estrutura que temos e quais são as ferramentas que podemos ter”, referiu.
Francisco Cardoso, líder da AF Setúbal, destacou a importância do constante processo de aprendizagem: “Sou dirigente desportivo desde 1978. Foi com a perspetiva de aprendizagem que me inscrevi nesta formação. Foi gratificante e é uma iniciativa que, embora ainda tenha alguns pormenores a melhorar, tem sido um sucesso. Alguns dirigentes estão apenas preocupados se a bola entra ou não na baliza, mas muitas das conquistas surgem a partir da administração. Todos os dias existem evoluções e temos de nos adaptar a essas mudanças", considerou.
Tiago Ferreira, presidente do CDR "Os Vinhais", deixa elogios à iniciativa: "O que me motivou foi a preocupação perante a atualidade desportiva e futebolística. Para mim o futebol é isto que debatemos nestas sessões e foi fantástico. Penso que debatemos questões muito importantes e creio que irão dar os seus frutos daqui para a frente. Defendo que todos os dirigentes deveriam passar por esta formação. Abordámos quase todas as questões ligadas ao futebol e a formação foi ao encontro das expetativas de todos", salientou.
Refira-se, ainda, que as cidades de Portalegre e Porto também já receberam a 1.ª edição do Curso de Formação de Dirigentes.
Eis todos os diplomados da turma de Lisboa:
André Filipe Dias Pascoal - Clube Oriental de Lisboa
António Alexandre Oliveira Fonseca - Sociedade União 1.º de Dezembro
António Manuel Costa da Silva - Grupo Desportivo Loures
Bruno Miguel Costa Ferreira - Delegado Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Bruno João Olim Mendonça de Brito Pedreira - Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
Bruno Miguel Damas Soares Dias - Sport Grupo Sacavenense
Carlos Alberto Alves Martins - AF Leiria (Vice-Presidente)
Duarte Brás Machado - Lusitano Ginásio Clube, Futebol, SAD
Fernando Jorge Nunes Agostinho - Atlético Clube da Malveira
Francisco Manuel Goncalves Cardoso - AF Setúbal (Presidente)
Hélder Arnaldo Sousa de Brito - AF Algarve (Secretário Permanente)
Hugo Manuel Lopes Henriques - Real Sport Clube
João Luis Oliveira Santos - Grupo Desportivo União Ericeirense
João Miguel Ferreira Ramos Raimundo - Clube de Futebol "Os Belenenses"
João Pedro Brito Duarte - Clube de Futebol "Os Belenenses"
João Pedro Ferreira - Real Sport Clube
João Pedro Lores dos Santos Gomes - AF Algarve
João Paulo Santos - Palmelense Futebol Clube
Jorge Farromba - Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (Vice Presidente)
José Carlos Sousa Pires - Real Sport Clube
Luís Augusto Cardoso Monteiro - AF Leiria (Secretário Geral)
Luís Miguel Azevedo - Beira Mar Atlético Clube de Almada
Luís Miguel dos Santos Batista - Sport Lisboa e Benfica-SAD
Nuno Miguel e Silva Ricardo Lopes - Clube de Futebol "Os Belenenses"
Nuno Miguel Lopes Campina - Associação Desportiva de Oeiras
Paulo Jorge Cardiga Gonçalves - Casa Pia Atlético Clube
Paulo Luís Sabido Borges - Associação Desportiva Reguilas Tires Futsal
Paulo Miguel de Almeida Santos Dona - Clube de Futebol de Sassoeiros
Raul Filipe Gomes Moita da Silva - Clube Oriental de Lisboa
Ricardo Alexandre de Oliveira Ferreira Alho - A.N.T.F. - Presidente do Núcleo T.F. Algarve
Ricardo Antunes - Clube de Futebol 'Os Belenenses'
Rui Miguel Conceição Carvalho - AF Setúbal (Vogal da Direção)
Tasslim Sualehe - Grupo Instrução Musical Desportiva Abóboda
Tiago Abreu Ferreira - Clube Desportivo e Recreativo "Os Vinhais"
Victor Manuel pereira dos Santos - Grupo Sportivo de Carcavelos
Vítor Manuel Domingues - Atlético Clube Portugal