Preparação de árbitros e assistentes no Luso
Os árbitros e assistentes C1 prosseguiram esta quinta-feira o estágio de preparação para a época 2017/18, no Luso.
De manhã, todos tiveram contacto com as alterações às leis do jogo e puderam ouvir a partilha de experiências de Artur Soares Dias sobre a utilização do vídeo-árbitro na Taça das Confederações.
Da parte da tarde, José Manuel Meirim, presidente do Conselho de Disciplina, teve oportunidade de se dirigir aos formandos. O dia terminou com mais sessões de treino, com especial foco no vídeo-árbitro.
Jogos na Liga e experiência internacional
Dos 22 árbitros que dirigirão jogos das competições profissionais esta época, a maior parte conta já com dezenas de jogos ao mais alto nível nacional, como demonstra a informação divulgada pelo Conselho de Arbitragem na imagem deste artigo. Dois, António Nobre e Vítor Ferreira, estreiam-se.
Metade dos árbitros que estarão nos jogos da I e II Liga já tiveram experiência internacional.
Artur Soares Dias, com 38 anos, é o árbitro em atividade com maior número de partidas (62) realizadas fora de Portugal. Segue-se Jorge Sousa, igualmente muito experiente, com 43, no topo de um lote que tem mais cinco árbitros com registo superior a 15 participações em jogos de caráter internacional, aos mais diversos níveis: Bruno Paixão (não ostenta neste momento as insígnias da FIFA), Hugo Miguel, Fábio Veríssimo, Carlos Xistra, João Capela e Tiago Martins.
Fazendo as contas, a média é de 24,3 jogos no estrangeiro por cada um dos dez internacionais.