Prevenção de match fixing chega às ligas profissionais

Informação

GD Chaves e Moreirense FC foram as primeiras equipas visitadas por formadores das três entidades

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Liga Portuguesa de Futebol profissional (LPFP) deram esta quarta-feira início ao plano de formação inserido no programa “Integridade no Futebol”, cujo arranque se fez junto dos plantéis das sociedades desportivas do GD Chaves e do Moreirense FC, ambas participantes na Liga NOS.

A sessão formativa ao clube transmontano decorreu de manhã, no Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar, enquanto o emblema de Moreira de Cónegos foi anfitrião da mesma formação da parte da tarde, no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Rute Soares, integrity officer UEFA/FPF, e João Oliveira, responsável pelo gabinete jurídico do SJPF, assumiram o ato formativo nas duas sessões de hoje, que contaram com a presença de Sónia Carneiro, diretora executiva da LPFP.

O programa “Integridade no Futebol” contempla um conjunto de ações que visam combater eventuais atos de corrupção no âmbito do chamado "match fixing" (resultados combinados), de que é exemplo a formação em curso, que cobrirá todo o território nacional e todas as equipas profissionais durante a época.

É intenção da FPF, do SJPF e da LPFP alertar e dotar os jogadores com conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponível online pelas três entidades, e na qual os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens com esse intuito.

 


;
;
23 de Agosto 2017
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias