A Seleção Nacional de futebol de praia iniciou, esta quinta-feira, a participação na Superfinal da Liga Europeia, com uma vitória diante da Polónia (6-4), em Terracina.
Portugal entrou da melhor forma na Superfinal da Liga Europeia, ao derrotar a congénere da Polónia, por 6-4, em Terracina, em jogo a contar para a 1.ª jornada do Grupo 1.
A formação polaca começou melhor, com Witold Ziober a inaugurar o marcador. Pouco depois, Léo Martins empatou a partida, embora Friszkemut tenha recolocado a equipa de Stanislawski instantes depois. Rui Coimbra, com uma finalização ao 2.º poste, fez o 2-2, ainda no primeiro período. Depois de reposta a igualdade, Portugal mostrou todo o seu poderio e conseguiu passar para a frente do marcador. Bê Martins, em duas ocasiões, Bruno Torres e Jordan Santos apontaram os restantes golos lusos. Gac e Kubiak, no derradeiro período, marcaram para a equipa polaca.
No outro jogo do grupo, a Espanha bateu a Suíça por 7-2.
A formação lusa irá defrontar a Suíça, esta sexta-feira, seguindo-se a Espanha no sábado, ficando depois à espera do adversário que irá encontrar no domingo (cruzamento com o Grupo 2, onde estão Bielorrússia, Itália, Rússia e Ucrância). Os encontros estão agendados para as 15h00, hora portuguesa. Os líderes dos dois grupos apuram-se para a final.
Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Foi um jogo muito difícil, como prevíamos. Sabíamos que íamos defrontar uma equipa muito forte fisicamente. Em termos técnicos, a Polónia também tem bons jogadores, que executam bem. Foi uma vitória suada, mas muito saborosa".
- "Houve uma fase do jogo em que a Polónia acelerou o jogo e nós tivemos de acompanhar esse ritmo. Nesse período, a equipa polaca pressionava muito em cima, o que nos obrigou a jogar rápido. Com o sexto golo, acabámos com o jogo".
- "Conhecemos bem a Suíça, temos jogado muitas vezes contra eles. Continua a ser uma das seleções que mais jogos faz durante o ano, estão muito rotinados e conhecem-se bem. Vai ser mais um jogo difícil. Já sabíamos que iriam cá estar as oito melhores equipas da Europa".
Ficha de jogo
Superfinal da Liga Europeia
Divisão A, Grupo 1 - 1.ª jornada
Terracina, Itália
Primeiro árbitro: Torsten Guenther
Segundo árbitro: Laurynas Arzuolaitis
Terceiro árbitro: Alfredo Pavone
Cronometrista: Luca Romani
Portugal - Polónia
Portugal: Andrade, Bruno Torres, Madjer (cap.), José Maria e Ricardinho,
Suplentes utilizados: Tiago Petrony, Rui Coimbra , Bê Martins, Léo Martins e Jordan Santos.
Fora da ficha de jogo: Alan e Pedro Silva
Treinador: Mário Narciso
Golos: Léo Martins (1P), Rui Coimbra (1P), Bê Martins (2P e 3P), Bruno Torres (2P) e Jordan Santos (3P)
Disciplina: -.
Polónia: Gasinski, Pawel Friszkemut, Maciej Daniluk, Depta e Szloser
Suplentes utilizados: Filip Gac, Konrad Kubiak, Witold Ziober (cap.), Karim Madani, Dariusz Slowinski, Jakub Jesionowski, Pitrzkiewicz.
Treinador: Marcin Stanislawski
Golos: Witold Ziober (1P), Friszkemut (1P), Gac (3P) e Kubiak (3P)
Disciplina: -.