Triunfo sobre a Alemanha por 2-0, com golos de Félix Correia e do aniversariante Jair Tavares.
A Seleção Nacional sub-17 venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio Internacional do Algarve. Os jovens lusos, comandados por Rui Bento, bateram a Alemanha na última ronda da 41.ª edição da prova, disputada esta terça-feira no Parchal.
Com pressa de vencer, até porque o adversário tinha chegado com um ponto de vantagem. a Equipa das Quinas jogou com os olhos postos na baliza germânica e cedo mostrou ter asas para surpreender. Foi, por isso, com naturalidade que Félix Correia adiantou Portugal no marcador, aos 25 minutos e após um cruzamento da direita.
Já na segunda parte, aos 52, Jair Tavares confirmou o triunfo luso, na sequência de um canto que a defesa da Alemanha sacudiu para a frente. No dia em que festeja 17 anos, o jovem avançado do Benfica disparou com êxito de fora da área, abrilhantando ainda mais a exibição de Portugal.
A armada lusa conquista o Torneio Internacional do Algarve com um total de seis pontos, à frente da Alemanha (2.ª) e da Campeã da Europa sub-17, a Inglaterra (3.ª), que Portugal bateu por 4-0 na jornada inaugural.
A Holanda encerrou a sua participação no último lugar, depois de perder por 2-0 com os ingleses esta terça-feira, em jogo disputado em Loulé.
Ronda de Elite no horizonte
Este torneio constitui um importante momento competitivo para a formação comandada por Rui Bento, que disputará em março a Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra 2018, diante de Eslováquia, Suíça e Finlândia.
Rui Bento em discurso direto:
"A conquista do torneio é excelente, especialmente para os jogadores. É importante sentirem que o trabalho que desennvolvem tem resultados e vitórias associadas. Para eles, e tendo em conta a qualidade dos adversários que encontrámos, foi um momento de afirmação. Para nós, equipa técnica, foi um teste de avaliação que nos disse se têm capacidade ou não para os desafios que aí vêm e para chegarem ao topo. Fiquei globalmente satisfeito com o desempenho deles. Já se nota uma identidade bem definida, que é a identidade Portugal".
Ficha de Jogo:
Torneio Internacional do Algarve
Estádio Municipal da Bela Vista, Parchal
Árbitro: Michael Salisbury (Inglaterra)
Árbitros assistentes: Vasco Marques (Portugal) e João Jacob (Portugal)
Quarto árbitro: Mark Nagtegaal (Holanda)
PORTUGAL 2 - 0 ALEMANHA (1-0 ao intervalo)
Portugal: Gonçalo Tabuaço, João Ferreira, Levi Faustino (Tiago Matos, 70'), Francisco Saldanha, Tomás Tavares (Rafael Brito, 76'), Rodrigo Fernandes (Nuno Cunha, 70'), Henrique Jocu, Bernardo Silva, Jair Tavares (Rodrigo Valente, 72'), Úmaro Embaló (cap.) (Gonçalo Borges, 76'), Félix Correia (Eduardo Ribeiro, 72').
Suplentes não utilizados: Francisco Meixedo, Gonçalo Gomes, Gonçalo Ramos.
Treinador: Rui Bento
Golos: 1-0, por Félix Correia (25'); 2-0, por Jair Tavares (52')
Disciplina: nada a assinalar
Alemanha: Lino Kasten, Jonas Kehl (Jonas Pfalz, 72'), Kevin Bukusu, Robin Kölle (Ole Pohlmann, 56'), Jordi Bongard (Antonis Aidonis, 41'), Tom Krauss (cap.) (Max Brandt, 41'), Amid Khan Aga (Per Lockl, 56'), Angelo Stiller (Merveille Papela, 72'), Oliver Bias (Lenny Borges, 41'), Leon Sommer (Louis Poznansky, 41') e Rene Biskup (Erkan Eyibil, 41').
Suplentes não utilizados: Luka Unbehaun, Niclas Knoop.
Treinador: Michael Prus
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar