Segunda obra da Coleção "Livros FPF" foi lançada na Cidade do Futebol com presenças do Ministro da Educação e de dois campeões da Europa de futsal.
O livro "Contas de Cabeça" - que resultou de uma parceria entre a FPF e a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) - foi apresentado, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol.
Consulte aqui as melhores imagens do evento.
O lançamento da obra, que é composta por cinquenta enigmas matemáticos, todos relacionados com futebol, decorreu no Auditório 1, num ambiente animado e descontraído, abrilhantado pela presença de um grupo de jovens estudantes do Agrupamento Escolar Fernando Namora.
A iniciativa ficou marcada pela participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, dos autores do livro, Cristina Silva e Hélder Pinto, e dos Campeões Europeus de Futsal André Sousa e Pedro Cary. O livro “Contas de Cabeça – 50 Desafios Matemáticos de Futebol” faz parte da coleção multidisciplinar “Livros FPF”, na qual poderá figurar qualquer estilo de publicação literária ou científica, desde que apresente como denominador comum a modalidade mais popular do Mundo, o futebol.
Depois da apresentação da obra, o grupo de estudantes participou numa homenagem ao Dia do Pi, que se celebra anualmente a 14 de março e que conta com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e do Ministério da Educação. Posteriormente, os alunos visitaram as instalações da Cidade do Futebol.
A obra pode ser, por agora, aquirida na FNAC (aqui), Bertrand (aqui) e na WOOK (aqui). A partir de 23 de março estará disponível em todas as livrarias.
A coleção “Livros FPF” corresponde ao compromisso 107 assumido pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, na recandidatura à liderança da instituição para o quadriénio 2016-2020. Este ponto tem como objetivo reafirmar aquele que é o principal objeto estatutário da Federação: a promoção, regulação e direção do ensino e da prática do futebol, em todas as suas variantes e competições.
O primeiro livro da coleção foi "A Lesão do Ligamento Cruzado Anterior no Atleta Jovem", lançado no dia 22 de janeiro, na sede da Associação de Futebol do Porto.