Presidente da República recebeu Seleção Nacional

Seleção A

Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu palavras de encorajamento à Equipa das Quinas no dia em que o Presidente da FPF anunciou a atribuição de 23 bolsas de estudo a alunos carenciados.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta quarta-feira, no Antigo Museu Nacional dos Coches (Lisboa), a comitiva da Seleção Nacional AA que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo FIFA Rússia-2018.

A pouco mais de uma semana do início da competição, o Chefe de Estado foi claro no que deseja para o torneio que vai decorrer em solo russo entre os dias 14 de junho e 15 de julho: "Em primeiro lugar, uma evidência: vós sois os melhores dos melhores. Provou-se há dois anos que éramos os melhores da Europa. O título é nosso, é vosso, é dos portugueses até daqui a dois anos. No meio de vós está o melhor do mundo, mas todos vós sois dos melhores do mundo. Não peço para trazerem a Taça, eu peço uma coisa mais difícil. Sejam aquilo que são, porque se forem o que são, serão os melhores dos melhores. E ser em todos os jogos porque os portugueses vão ser exatamente aquilo que são: vossos apoiantes, vossos admiradores, solidários convosco [...]. Esta equipa é um fator de unidade nacional e por isso todos estamos a vibrar permanentemente. Como Presidente de todos os portugueses, cumpro a missão de estar ao vosso lado [...]."

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, agradeceu as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa e anunciou a atribuição de 23 bolsas de estudo a alunos portugueses de famílias carenciadas: "É também pelo respeito que [o Presidente da República] nos merece que decidi guardar para este momento o anúncio de que este Mundial vai mudar a vida de 23 jovens. 23 portugueses de zonas fora dos centros urbanos. Um país com menores oportunidades, mas que não pode ser esquecido e que temos o dever de saber valorizar. É por isso que a FPF decidiu aplicar parte da receita do Mundial da Rússia ao acompanhamento de 23 alunos que arrancarão o ensino secundário em Setembro deste ano. Alunos de famílias carenciadas dessas zonas de Portugal."

Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, também esteve presente nesta cerimónia e falou no ambiente de "confiança e esperança" que rodeia a Seleção Nacional, aproveitando para elencar as cidades de origem dos 23 eleitos de Fernando Santos com o objetivo de ilustrar o verdadeiro significado de representar todos os portugueses.

O capitão da Equipa das Quinas, Cristiano Ronaldo, prometeu empenho máximo de todos os jogadores para honrar o nome do país: "O que posso garantir é uma grande ambição. Sabemos que não somos favoritos - temos de ser realistas - mas no futebol nada é impossível. Temos de pensar jogo a jogo, vai ser extremamente difícil, mas com estes jogadores temos de sonhar sempre grande. Estou confiante que daremos o nosso melhor, com a humildade que sempre tivemos. Iremos fazer o mesmo que em 2016: lutar até ao final e ver o que acontece ao longo da compeitção. É um privilégio representar as cores de Portugal, representar esta nação."

Leia aqui o discurso integral de Fernando Gomes, Presidente da FPF:

Participar numa grande competição é muito mais do que futebol e, seguramente, bem mais do que desporto.

É a representação de um país inteiro. Dos seus anseios, das suas dificuldades, das suas angústias e das suas celebrações.

Portugal e os portugueses têm estado ao lado da Seleção. Amanhã, no Estádio, num jogo particular, estarão mais de 50 mil portuguesas e portugueses. Mulheres, homens, jovens e crianças do país todo.

É essa força que levaremos para a Rússia. Atletas, treinadores, staff e dirigentes.

Senhor Presidente da República,

Vossa Excelência tem sido, para nós, Federação Portuguesa de Futebol, uma inigualável inspiração.

Acreditou em nós quando poucos o fizeram e acompanha a Federação em todas as horas, das mais mediáticas a outras que nenhum português conhece.

Gostava de lhe agradecer publicamente o tempo e a atenção que nos tem dedicado estes anos. Esperamos ser dignos, sempre, em todas as horas, do seu conforto e do seu afeto.

É também pelo respeito que nos merece que decidi guardar para este momento o anúncio de que este Mundial vai mudar a vida de 23 jovens. 23 portugueses de zonas fora dos centros urbanos.

Um país com menores oportunidades, mas que não pode ser esquecido e que temos o dever de saber valorizar.

É por isso que a FPF decidiu aplicar parte da receita do Mundial da Rússia ao acompanhamento de 23 alunos que arrancarão o ensino secundário em Setembro deste ano. Alunos de famílias carenciadas dessas zonas de Portugal.

Portugueses de primeira, como todo e qualquer um de nós.

Acompanharemos e financiaremos a sua carreira de estudantes e aqui estaremos, com cada um deles, antes do Europeu de 2020, para testemunharem o que foi para a suas vidas serem os primeiros bolseiros da história da Federação.

Jogar futebol, viver futebol, é uma escola de valores. Na Federação lembramo-nos disso todas as horas.

Desta vez, além de jogarem pela bandeira, estes 23 atletas vão jogar por mudar a vida real de pessoas reais.

São 23 que merecem o apoio de todos. Precisam menos quando vencem e mais quando, dando tudo, o não conseguirem. Como Presidente desta instituição, eles sabem, o treinador também sabe, têm todo o meu apoio. Por vezes silencioso para o público, mas muito perto de cada um deles.

Esta Seleção merece tudo porque tem feito tudo.

Acredite, senhor Presidente, que tudo faremos para continuar a saber honrar a representação de Portugal.

Muito obrigado

 


;

Notícias