Selecionador Nacional revelou escolhas para os encontros frente a Polónia e Escócia
Fernando Santos chamou 25 jogadores para os desafios para os jogos diante da Polónia (2ª jornada da Liga das Nações) e Escócia (jogo de preparação).
O encontro diante dos polacos está agendado para 11 de outubro, em Chorzow, às 19h45 (hora portuguesa), enquanto o desafio frente aos escoceses será disputado, em Glasgow, a 14 de outubro, às 17h00.
Recorde-se que Portugal venceu, na estreia na Liga das Nações, no Estádio da LUz, a Itália por 1-0.
Conheça as escolhas de Fernando Santos:
Guarda-redes - Beto (Goztepe), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton)
Defesas - Cédric Soares (Southampton), João Cancelo (Juventus), Kevin Rodrigues (Real Sociedad), Luís Neto (Zenit), Mário Rui (Nápoles), Pedro Mendes (Montpellier), Pepe (Besiktas) e Rúben Dias (Benfica)
Médios - Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), Gedson Fernandes (Benfica), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern), Rúben Neves (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Bétis)
Avançados - André Silva (Sevilha), Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (RB Leipzig), Éder (Lokomotiv Moscovo), Gonçalo Guedes (Valência) e Hélder Costa (Wolverhampton)
O programa da Seleção Nacional será revelado diariamente através do site fpf.pt
A Liga das Nações realiza-se da seguinte forma:
Os jogos dos grupos da UEFA Nations League serão disputados ao longo de seis jornadas, em forma de "jornadas duplas", em Setembro, Outubro e Dezembro de 2018. A fase final da UEFA Nations League, para as equipas que vencerem os quatro grupos da Liga A, está agendada para Junho de 2019.
Para essa fase final da UEFA Nations League, os vencedores dos quatro grupos da Liga A da UEFA Nations League jogarão entre si em encontros a eliminar (meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final) em Junho de 2019, de forma a consagrar o campeão da UEFA Nations League. Os embates das meias-finais serão decididas por sorteio e o local será decidido pelo Comité Executivo da UEFA em Dezembro de 2018, sendo o anfitrião escolhido de entre os quatro finalistas
Os jogos dos "play-offs" decorrerão em Março de 2020 (ver abaixo).
Irá o apuramento para o UEFA EURO sofrer alterações?
As mudanças feitas ao apuramento para o UEFA EURO tornam-no mais simples. A equação é agora simples: dez grupos, com as duas melhores equipas de cada grupo a apurarem-se automaticamente e os restantes quatro lugares a serem atribuídos aos vencedores do "play-off" da Qualificação Europeia, nos quais têm direito a participar os vencedores dos 16 grupos da UEFA Nations League.
O sorteio da fase de qualificação para o UEFA EURO 2020 será realizado após a conclusão da UEFA Nations League e colocará as quatro seleções presentes na fase final da UEFA Nations League em grupos de cinco equipas.
Mas o princípio-chave da qualificação mantém-se: uma equipa pode defrontar qualquer outra.
A Qualificação Europeia para o UEFA EURO 2020 começará em Março de 2019. Haverá duas rondas de jogos em Março, Junho, Setembro, Outubro e Novembro de 2019. Ao todo, serão constituídos seis grupos de cinco seleções e quatro grupos de seis seleções (dez grupos no total), a disputar ao longo de dez jornadas (tal como acontece atualmente). O vencedor e o segundo classificado de cada um dos dez grupos garantirão o apuramento automático para a fase final do UEFA EURO 2020 (a disputar em Junho de 2020).
as restantes quatro vagas na fase final do UEFA EURO 2020 serão atribuídas aos vencedores dos embates do "play-off" a disputar em Março de 2020:
Se algum dos vencedores dos grupos tiver garantido o apuramento através da Qualificação Europeia, então a posição no "play-off" será atribuída à seleção com melhor ranking na Liga em questão. Se numa Liga não restarem seleções ainda não apuradas suficientes, os restantes lugares passarão para seleções de outra Liga, tendo em conta o ranking geral dessa Liga.
Cada Liga terá um caminho próprio nesse "play-off", com duas meias-finais e uma final jogadas a uma só mão. O vencedor de cada um desses caminhos garante uma vaga no UEFA EURO 2020.