Equipa das Quinas venceu e convenceu frente aos Camarões (6-0), na terceira jornada do Grupo D.
A Seleção Nacional feminina de futsal sub-19 bateu a congénere dos Camarões por 6-0, carimbando assim a passagem às meias-finais dos Jogos Olímpicos da Juventude, com nove pontos conquistados.
Aconteça o que acontecer na última jornada, Portugal já assegurou um dos dois primeiros lugares do Grupo D, que dão acesso à fase seguinte da prova.
O Japão, com menos um jogo disputado, ocupa o segundo lugar com três pontos, enquanto os Camarões estão no terceiro, em igualdade pontual com a formação nipónica. República Dominicana e Chile ainda não pontuaram em Buenos Aires.
Exibição brilhante
Depois de ultrapassarem o Chile (15-2) e a República Dominicana (14-0), as comandadas de Luís Conceição conseguiram prolongar a sua senda vitoriosa, assinando nova exibição brilhante nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Com um jogo apoiado, organizado e muito dinâmico, a equipa lusa conseguiu construir uma vantagem confortável de três golos ao intervalo. No reatamento da partida, manteve o ritmo competitivo elevado e mostrou uma qualidade técnica superior à das adversárias, ampliando com naturalidade o resultado (para o 0-6 final).
Fifó, com quatro golos, Helena Nunes e Carolina Rocha assinaram os golos da Equipa das Quinas, que já marcou 35 golos na capital da Argentina. .
No outro grupo em prova, a Espanha é líder, à frente de Tailândia, Bolívia, Tonga e Trinidad & Tobago.
Luís Conceição em discurso direto:
"Era um jogo muito importante para nós. Sabíamos que uma vitória nos daria a passagem às meias-finais e que os Camarões tudo fariam para não se afastarem dos lugares cimeiros.
Conseguimos concretizar o nosso primeiro objetivo, contrariando um adversário que pressionou muito nos duelos individuais, rematou de todo o lado, sem grande organização e descaracterizando um pouco o jogo, o que é difícil para quem gosta de ter a bola no chão e organizar as jogadas, como a nossa Seleção.
Depois conseguimos mostrar a qualidade e o talento que temos. A meio da segunda parte, estávamos a vencer por 6-0 e deu para gerir o jogo, sem cartões amarelos nem golos sofridos, que era outro objetivo nosso.
No próximo sábado, vamos encontrar o Japão só com a vitória no pensamento, apesar de já estarmos qualificados. Queremos o primeiro lugar do nosso grupo. Depois pensaremos na meia-final, seja qual for o adversário."
Ficha de jogo:
Pavilhão CeNARD Futsal Hall, Buenos Aires
Jogos Olímpicos da Juventude
Grupo D - 3.ª jornada
Camarões 0 - 6 Portugal (0-3 ao inttervalo)
Árbitros: Villalba Bill (Paraguai), Moreno Tayana (Vennezuela), Perona Chiara (Itália)
Cronometrista: Nikola Jelic (Croácia)
Camarões: Nankia, Mbofeuwie, Mbomozono, Ndzana Fegue - Cap. e Kalieu Moungoue.
Suplentes: Karis, Nke Nke, Elam Ekosso,Djiatio Wabeua, Kenmoe Tchomte.
Treinador: Louis Epee
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos - Mbofeuwie (33')
Portugal: Marta Costa, Beatriz Silva, Helena Nunes, Marta Teixeira e Fifó
Suplentes:Jéssica Martins, Carolina Rocha, Carina Luís, Beatriz Sanheiro, Telma Pereira.
Treinador: Luís Conceição
Golos: 0-1 Fifó (3'); 0-2 Fifó (5'); 0-3 Carolina Rocha (16'); 0-4 Fifó (24'), 0-5 Helena Nunes (32'); 0-6 Fifó (33')
Disciplina: nada a assinalar