Portugal termina fase de grupos do Europeu em segundo lugar

Futebol Fem. - Sub-17

Espanha venceu duelo ibérico deste sábado por 6-0.

CONSULTE O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

FOTOGALERIA

Portugal e Espanha apresentaram-se em campo com uma atitude positiva e esse mote possibilitou uma primeira parte muito competitiva.

Os golos de Salma Paralluelo (26') e Silvia Lloris (44') fizeram a diferença no final da metade inicial e espelham sobretudo a eficácia da formação espanhola, que não se aproximou muito mais vezes da baliza de Adriana Rocha neste período do jogo.

A Equipa das Quinas subiu ao relvado do Albena 1 Stadium com algumas novidades na equipa inicial em relação aos dois primeiros jogos no Europeu, mas a identidade manteve-se e as internacionais portuguesas não tiveram problemas em pressionar o último reduto das campeãs europeias e mundiais em título deste escalão. A oportunidade mais flagrante do lado português neste período foi criada por Andreia Jacinto (45'), num "slalom" em que passou por três espanholas e fez um passe já em plena área da "Roja" que foi intercetado "in extremis" pela guardiã Maria Lopez Valenzuela.

O segundo tempo começou com a ocasião mais flagrante da formação nacional, quando Francisca Nazareth isolou Marta Ferreira aos 55', mas o remate da dianteira não acertou no alvo. Depois desse lance, a Espanha conseguiu avolumar o resultado com golos de Salma Paralluelo (58' e 60') Silvia Lloris (63') e Maria Jose Diaz Gutierrez (77').

No outro jogo do dia, a Dinamarca venceu a Bulgária por 2-0.

Desta forma, a Espanha e Portugal ficaram nas duas primeiras posições do grupo A e seguem para as meias-finais deste Europeu feminino sub-17.

Clique aqui para conferir todos os resultados e as classificações gerais do Campeonato da Europa feminino sub-17 Bulgária-2019.

Nenhuma jogadora castigada para as meias-finais
Sofia Silva, capitã da Equipa das Quinas, era a única jogadora em risco de suspensão para o jogo das meias-finais, mas não saiu do banco de suplentes frente à Espanha. Assim, o cartão amarelo que viu na primeira jornada, frente à Bulgária, fica fora do seu registo disciplinar para o que resta do torneio.

José Paisana em discurso direto:

"Olhamos para isto de uma forma positiva. Sabemos qual é o nosso caminho e o que definimos para o jogo como estratégia. Não nos podemos agarrar só ao resultado, temos de nos agarrar às coisas boas que a equipa fez. Abordámos o jogo de uma forma corajosa - estávamos a jogar contra a seleção campeã do mundo - e, antes de sofrermos o primeiro golo, tivemos uma ou duas oportunidades para marcar. Quando estava 2-0, tivemos uma grande ocasião para fazer o 1-2. Este é um jogo para o crescimento das jogadoras. Estamos tristes pelo resultado - também temos de olhar para ele - mas contentes pela forma como elas estiveram no campo."

"Fizemos uma primeira parte com qualidade, intranquilizámos em muitos momentos a equipa espanhola - elas não perceberam o jogo que lhes estávamos a dar. Obviamente, também temos de dar mérito ao adversário. Não é por acaso que a Espanha esteve nas últimas cinco finais de Europeus e é campeã do mundo deste escalão. Têm mérito, mas também temos de valorizar o trabalho das nossas jogadoras e preparar a meia-final de uma forma equilibrada. Esta é que é a realidade."

"Preparámos o jogo com as jogadoras que entendemos que eram as melhores para ele, sempre as melhores em campo. Foi com esse sentimento que idealizámos a estratégia para o jogo. Temos outras jogadoras disponíveis, naturalmente, e a meia-final vai ser preparada pela equipa técnica de uma forma equilibrad, dando às jogadoras o conforto que merecem. Tenho muito orgulho nelas."

"Não nos podemos esquecer de uma coisa: Portugal está na meia-final. Neste jogo também preparámos a meia-final. Este é que é o caminho. Nenhuma equipa da Europa joga com 3 avançadas frente à Espanha. Nós sabemos as jogadoras que temos e o caminho que percorreram até chegar aqui. Estamos felizes com elas e com o seu trabalho."

Andreia Jacinto em discurso direto:

"É duro perder desta forma, apesar de termos estado bem na primeira parte. Agora o mais importante é pensarmos no jogo das meias-finais, este já passou. Temos consciência do que fizemos até aqui e estamos orgulhosas disso. O resultado deste jogo não espelha o que se passou em campo."

[Sobre a responsabilidade de ser capitã] "Tentei manter-me calma, com os pés bem assentes na terra e a incentivar as colegas até ao fim."

[Sobre o apoio das famílias] "É sempre bom sabermos que os temos a acarinhar-nos do lado de fora, independentemente dos resultados. Quero aproveitar a ocasião para apelar ao apoio dos adeptos portugueses na meia-final. Vamos precisar de todos! Certamente, daremos o nosso melhor."

Ficha de jogo
Campeonato da Europa feminino sub-17 da Bulgária
Grupo A - 3.ª jornada
Albena 1 Stadium, Albena

Árbitra: Reelika Turi (Estónia)
Árbitras assistentes: Francisca Di Monte (Itália) e Laura Griffiths (País de Gales)
Quarta árbitra: Aleksandra Česen (Eslovénia)

Portugal 0-6 Espanha (0-2 ao intervalo)

Portugal: Adriana Rocha; Maria Miller, Ana Albuquerque, Alícia Correia, Andreia Jacinto (cap.), Maria Alagoa (Inês Oliveira, 69'), Bárbara Lopes (Ana Assucena, 79'), Marta Ferreira (Maria Negrão, 73'), Francisca Nazareth (Carolina Santana, 79'), Luana Marques e Joana Caiado
Suplentes não utilizadas: Ana Rita Oliveira, Mariana Malva, Sofia Silva, Inês Matos e Lara Pintassilgo
Treinador: José Paisana
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Inês Oliveira (90'+3)

Espanha: Maria Lopez Valenzuela (Laura Coronado, 75'); Ana Tejada, Teresa Merida, Jana Fernàndez (Ariadna Mingueza, 76'), Paola Hernández (Ornella María Vignola, 60'), Salma Paralluelo (Júlia Bartel, 64'), Esther Laborde, Sara Carrillo (Maria Jose Diaz Gutierrez, 77'), Silvia Lloris, Eva Alonso e Ascension Martinez Salinas
Suplentes não utilizadas: Isabel Palá, Nerea Fernandez, Carlota Sanchez e Sonia García Majarín
Treinadora: Toña Is
Golos: Salma Paralluelo (26', 58' e 60'), Silvia Lloris (44' e 63') e Maria Jose Diaz Gutierrez (77')
Disciplina: cartão amarelo a Teresa Merida (46')


;

Notícias