Futsal Igual, Liga Futebol Pela Inclusão e Blind Football

Responsabilidade Social

Apurados os projetos vencedores ao Prémio Futebol Para Todos.

Futsal Igual, Liga Futebol Pela Inclusão e Blind Football são os três projetos vencedores do Prémio Futebol Para Todos - edição 2019. A iniciativa criada em 2018 pela área de Responsabilidade Social da Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR, tem como objetivo apoiar projetos que considerem a prática do futebol, o veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. 

Em primeiro lugar classificou-se o Futsal Igual, um projeto do Sport Club União Torrense (SCUT) que tem como principal objetivo promover o futsal feminino junto de todos os alunos do 2° ciclo do ensino básico, ao longo do ano letivo de 2019/2020, nos agrupamentos de escolas e em escolas cooperativas/privadas do concelho de Torres Vedras. Em cada escola será constituída uma equipa de futsal feminino que será treinada uma vez por semana por profissionais do SCUT. No final de cada período letivo, as diferentes equipas jogam um torneio e, tendo por base os resultados dos torneios, apurar-se-á uma equipa vencedora.

Paralelamente serão ainda dinamizados workshops sobre igualdade, não discriminação e não violência dirigidos a todos/as os/as alunos/as do 2° ciclo do ensino básico com periodicidade de um workshop por cada um dos três períodos letivos e em cada uma das escolas participantes no projeto.

Em segundo lugar e em Ex aequo (com igual mérito) ficaram os projetos Liga Futebol pela Inclusão e Blind Football.

O primeiro foi desenvolvido pela APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve e visa promover a Inclusão e a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência no Desporto através da participação dos seus utentes e colaboradores na prática de futebol adaptado.

O segundo é uma iniciativa da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS) e pretende reativar a prática do Futebol para Cegos em Portugal. O projeto decorrerá em três fases distintas: na primeira fase serão desenvolvidas acções de formação para técnicos, agentes desportivos e potenciais jogadores, na segunda fase serão levadas a cabo acções de sensibilização nas escolas do Ensino Básico e Secundário de referência para alunos cegos e com baixa visão  e na ultíma e terceira fase realizar-se-ão encontros amigáveis entre os participantes das acções de sensibilização e antigos jogadores de Futebol para cegos. 

A administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, a Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e fundadora da Corações Com Coroa, Catarina Furtado, o Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho e a Diretora para o futebol feminino da FPF, Mónica Jorge, formaram o painel de jurados que avaliaram as candidaturas apresentadas ao Prémio Futebol Para Todos.

A terceira edição do Prémio Futebol Para Todos já está confirmada e terá início em janeiro de 2020.

Para mais informações clique aqui


;

Notícias