A Equipa das Quinas terminou a participação no I Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa com um empate a zero, diante da Ucrânia.
A Seleção Nacional sub-17 empatou, esta terça-feira, a zero, com a Ucrânia, no Estádio Municipal do Fontelo, em jogo referente à 3.ª jornada do primeiro Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa.
Os comandados de José Guilherme seguem, assim, para a Ronda de Elite, terminando esta fase no segundo lugar, com cinco pontos conquistados, frutos da vitória diante da Albânia (4-0), do empate com a Geórgia (0-0) e com a Ucrânia. Nota para o facto de a Equipa das Quinas não ter consentido qualquer golo nesta competição.
José Guilherme em discurso direto:
"Creio que foi um jogo fantástico para as pessoas que estiveram a assistir, com um nível muito elevado. De um lado uma equipa a tentar assumir o jogo, como foi o caso de Portugal, enquanto a Ucrânia esteve mais fechada. Tentámos ao máximo desorganizar a Ucrânia, tivemos oportunidades para fazer golo, mas não o conseguimos. Seja como for, acho que se assistiu aqui a um jogo fantástico com duas equipas com características diferentes. Esta Ucrânia é das melhores equipas europeias, tem muita qualidade e hoje estivemos sempre por cima do jogo em termos ofensivos. Eles passaram o jogo a defender e a tentar sair em contra-ataque. Mostrou a qualidade da nossa equipa e era isso que queríamos. Foi um jogo muito maduro, em que tentámos permanentemente concretizar de todas as formas, mas também não nos desorganizámos e não permitimos à Ucrânia sair muitas vezes em contra-ataque. Estamos tristes por não ter ganho, mas estou orgulhoso pela qualidade de futebol que a minha equipa apresentou.
Vamos continuar a tentar evoluir a equipa para quando chegarmos à Ronda de Elite estarmos na melhor forma possível e preparados para todas as adversidades que o sorteio nos proporcionar. Queremos muito estar no Campeonato da Europa, vamo-nos preparar para ultrapassarmos os adversários que tivermos que enfrentar para lá chegar. Vamos ver em que pote ficamos, o sorteio e as equipas com quem temos que jogar. Esta geração já jogou contra grandes equipas e em todos os jogos esta seleção mostrou-se capaz. Estaremos preparados para enfrentar qualquer adversário que nos apareça pela frente.
O nosso sonho é chegar ao Campeonato da Europa, embora o caminho não seja fácil. É muito importante para uma geração e para os jogadores porque o nível no Europeu é de tal forma elevado que permite uma evolução fantástica aos jogadores e é isso que eles querem: evoluir, viver experiências de altíssimo nível e são estas experiências que levam os jogadores em termos individuais e coletivos a patamares de excelência, que é isso que queremos na FPF. Queremos colocá-los em patamares de excelência para depois as equipas que estiverem acima poderem aproveitar a qualidade e o trabalho que temos feito na formação."
Ficha de Jogo
Qualificação para o Campeonato da Europa Estónia 2020
1.º Torneio de Apuramento | 3.ª jornada do Grupo 8
Estádio Municipal do Fontelo, Viseu
Árbitro: Kaspar Sjoberg (Suécia)
Árbitros assistentes: Andreas Soderqvist (Suécia) e Peter Kovác (Eslováquia)
Quarto árbitro: Boris Marhefka (Eslováquia)
Ucrânia 0-0 Portugal
Ucrânia: Isenko, Kozik, Mampasi, Shubin, Voloshyn, Ocheretko - Cap., Kononov, Shostak (Popov, 59'), Yatsyk (Mykytyshyn, 59'), Buleza e Roman.
Suplentes: Ihnatenko, Savchuk, Diachuk, Malenkov, Khlan, Shostak e Lebediev.
Treinador: Olexandr Petrakov
Golos: -.
Disciplina: -.
Portugal: Valentino Rodrigues, André Ferreira (João Tomé, 68'), António Silva, Leandro Dias, Tiago Antunes - Cap., Rodrigo Gomes (André Gonçalves, 84'), João Resende (Herculano Nabian, 58'), Joelson Fernandes, Marco Torres, Martim Neto (Diogo Abreu, 58') e Matchói Djaló (Ronaldo Camará, 59').
Suplentes: Ivan Cardoso, David Vinhas, Flávio Nazinho e Gustavo Mendonça.
Treinador: José Guilherme
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a João Tomé (90+3')