Equipa das Quinas luta com a Rússia por uma vaga na fase final do EURO-2022.
A Seleção Nacional Feminina A vai defrontar a Rússia no Estádio do Restelo, na primeira mão do 'play-off' de acesso ao Campeonato da Europa Feminino. O jogo está marcado para as 18h30 do dia 9 de abril.
Quatro dias depois, a 13, pelas 15h00 (hora de Portugal continental),as comandadas de Francisco Neto vão disputar a segunda mão do 'play-off' em Moscovo, na Sapsan Arena, casa habitual do FC Kasanka, clube satélite do Lokomotiv de Moscovo.
Quarto 'play-off' da história lusa
Portugal procura a segunda presença na fase final do Campeonato da Europa, após a participação inédita no Euro-2017, na Holanda. E é a quarta vez que chega a um ‘play-off’ de acesso. Na última, em 2016, conseguiu garantir uma qualificação histórica, ao ultrapassar a Roménia com um 0-0 caseiro e um empate a um golo em Cluj. Curiosamente, ess eliminatória a duas mãos também arrancou no Estádio do Restelo.
Na caminhada rumo à fase final do EURO-2001, ficou pelo caminho após perder por 3-0 em Itália e ganhar às translapinas por 1-0, em casa. Finalmente, no primeiro 'play-off' da sua história, em 1997, a armada lusa foi eliminada pela Dinamarca, que garantiu um triunfo acumulado de12-1.
Perfil da Rússia
O adversário da equipa de Francisco Neto ocupa o 23.º posto na hierarquia mundial e tem tido uma presença regular em fases finais – qualificou-se para dois Mundiais e disputou cinco Europeus femininos.
Em fases finais, a Rússia só soma, porém, uma vitória em 15 jogos, nunca tendo ultrapassado a fase de grupos: ao 13.º jogo, venceu a Itália, por 2-1, em 2017, edição em que Portugal se estreou e também ganhou um jogo (2-1 à Escócia). Nos dois Mundiais em que participaram, com melhores resultados, as russas chegaram duas vezes aos quartos de final, derrotadas por China (0-2, em 1999) e Alemanha (1-7, em 2003).
Na fase de qualificação para o Europeu de 2022, a formação de leste foi segunda classificada do Grupo A, apenas atrás dos Países Baixos, detentores do troféu e vencedores dos 10 jogos de apuramento, para um total de 30 pontos contra 24 das russas. As internacionais russas venceram as seleções de Eslovénia, Kosovo, Turquia e Estónia e perderam duas vezes com as holandesas (0-2 fora e 0-1 em casa), com 23 golos marcados e seis sofridos.
Nelli Korovkina, avançada do Lokomotiv Moscovo, e habitual titular da Rússia, foi a melhor marcadora na qualificação, com seis golos, mais um do que a sua companheira de equipa Marina Fedorova.
Histórico desfavorável
Em sete confrontos diante das russas - em jogos de preparação, na Algarve Cup e na caminhada de apuramento para o Mundial de 1999 - a Equipa das Quinas nunca conseguiu pontuar.
Três vagas por preencher
Nas outras eliminatórias do 'play-off', a Ucrânia vai encontrar a Irlanda do Norte e a República Checa defrontará a Suíça. Em causa estão as últimas três vagas na fase final do Euro-2022.
Os vencedores avançam para a fase final, onde já estão a anfitrã Inglaterra e as seleções de Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos (campeões), Noruega, Espanha e Suécia.