Fernando Santos: "Temos de estar nas fases finais"

Seleção A

Fernando Santos e Rúben Dias fizeram a antevisão da partida frente ao Azerbaijão

Fernando Santos em discurso direto

- "Sonhar é importante, mas importante é lutar para concretizar, ou depois podemos acordar e ser um pesadelo. O que sempre afirmámos é que Portugal tem qualidade e organização para lutar por qualquer prova. Sabemos, e desde sempre temos afirmado, que temos jogadores para chegar às fases finais. Já o fizemos no Euro, na Liga as Nações mas temos de estar nas fases finais. Mas pensar nisso sem o apuramento é um erro tremendo. Agora são três jogos, diferentes do habitual, costumam ser só dois. Março é sempre um momento importante, ainda ontem falei com os jogadores. Não têm de dar mais, não podem é dar menos."

-"O Europeu é só para junho, nessa altura os jogadores já estão de férias. Normalmente esta fase da época é de grande desgaste, alguns em grande stress com a disputa de campeonatos e Liga dos Campeões. Desta vez é uma anormalidade. No ano passado era janela de jogos particulares, o treinador aproveitava para juntar equipa e preparar o futuro. Agora não podemos. Vamos jogar três jogos oficiais que vão exigir aos jogadores estarem nos três jogos no topo em termos físicos, mentais e de disponibilidade", avisa o técnico, na véspera do encontro com o Azerbaijão, em Turim, de apuramento para o Mundial de 2022."

-"Sabemos que o Pepe é uma mais-valia, o que ele representa na Seleção e nos clubes onde joga. Se outros jogadores não estivessem, como por exemplo o Rúben, perguntariam se ele fazia falta Todos fazem falta, mas a partir deste momento só fazem falta os que cá estão".

-"O que nos compete é criar soluções, é em Turim que estamos, é daqui que vamos trabalhar e preparar este jogo. Os jogadores tinham logo ali um ‘álibi’ se lhes falasse de todos os problemas. A cabeça dos jogadores está limpa, a minha também e é com estes jogadores que vamos ganhar os três jogos.

-"O Raphaël Guerreiro vai viajar hoje de volta ao clube. Tínhamos a ideia de que podia estar connosco, mas sabíamos que para este jogo ia ser complicado. Ontem os médicos entenderam que não estaria em condições para o último jogo [com a Sérvia] e sendo assim vai regressar"

 

Rúben Dias em discurso direto: 

- “Hoje em dia, os jogos acessíveis são cada vez menos, devido à evolução que o jogo tem tido. Sendo nós uma seleção com esta qualidade, o inimigo podemos ser nós próprios"

- "Chego como cheguei sempre até aqui, com muita ambição e prazer por estar aqui a lutar pelo apuramento para o Campeonato do Mundo. O jogo poderá ser difícil se assim o tornarmos. É preciso muito foco no jogo da nossa equipa e encarar o jogo com a máxima seriedade”

- (sobre a susência de Pepe) “Não muda nada. A nossa ideia de jogo é a mesma de sempre e, por vezes, mudam os intervenientes. Mal seria de nós se estivéssemos dependentes de cada jogador que muda para mudar a nossa ideia. Estarão presentes outros e com o mesmo objetivo sempre, de ganhar”

- (sobre os estreantes) "“É com muita alegria que todo o grupo recebe os jogadores novos, com o sentimento de que vieram para acrescentar”.

- (sobre Cristiano Ronaldo) "Já foi dito várias vezes e continuará sempre a ser dito. Ele é fundamental para a nossa seleção. É um dos melhores do mundo, talvez mesmo o número 1. Acrescenta muito à nossa equipa, mas valemos por um todo. Temos muitos dos melhores jogadores do mundo, de elite. O objetivo é conseguir integrar todos esses grandes jogadores e puxá-los para o sítio certo porque no final a equipa é que vence jogos"

 


;
;
23 de Março 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias