João do Mar e Beatriz do Castelo são as novas mascotes das Seleções Nacionais de futebol. Veja o vídeo de apresentação.
As mascotes da FPF, apresentadas esta quinta-feira em Óbidos, pretendem promover, sobretudo junto dos mais jovens, o futebol e o espírito de conquista e de vitória. Tudo isto de forma amigável, saudável e sempre, sempre com fair-play.
O futebol não é só um desporto de homens.
O público e os praticantes do sexo feminino têm vindo a crescer. Daí a existência de um menino e de uma menina como mascotes do nosso futebol, contribuindo para que o desporto-rei seja, também ele, um relevante promotor da igualdade de género.
As duas crianças vestem o fato de super-heróis. Trazem para o presente os heróis da nossa História. Os fatos, com as cores nacionais, têm no topo da cabeça a ambição da vitória e da conquista lusitana — daí as ondas na cabeça do rapaz (remetendo para as descobertas marítimas) e os castelos na cabeça da menina (remetendo para as conquistas). No peito têm ambos o orgulho nacional, com as quinas da nossa bandeira.
Os autores, Nuno Duarte Martins e Pedro Mota Teixeira, são professores no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e em 2005 venceram o concurso para a Mascote do Oceanário de Lisboa. Em 2003, Nuno Duarte Martins venceu também o concurso para a Mascote do Pavilhão da Água, do Porto.
Nuno Duarte Martins - FOTO FPF/DIOGO PINTO
Veja o vídeo:
CLIQUE PARA DESCARREGAR FOTOGRAFIAS DAS NOVAS MASCOTES