O lendário líder do departamento de scouting do Sporting CP foi, por proposta da FPF, distinguido com uma das mais altas honras da UEFA. Fernando Gomes destaca contributo para o futebol de formação.
Com um papel de grande revelo na formação, Aurélio Pereira dispensa qualquer tipo de apresentação pública: jogador, treinador e, acima de tudo, uma das maiores autoridades mundiais em futebol de formação e prospeção de talento deu ao futebol português a oportunidade de contar com nomes tão célebres como os de Futre, Figo ou Cristiano Ronaldo.
Aurélio Pereira foi distinguido este domingo (25 de fevereiro) com a Ordem de Mérito da UEFA, uma distinção feliz pelo seu enorme contributo para o desenvolvimento do futebol português e europeu.
A cerimónia de atribuição da Ordem de Mérito realizou-se no jantar do Congresso da UEFA, em Bratislava, e foi recebida pela filha Mafalda Pereira.
O prémio surge na sequência de uma proposta federativa. Em missiva enviada à UEFA, foram sublinhados os quase 50 anos de serviço ao Sporting Clube de Portugal, primeiro como treinador e, depois, como chefe do departamento de scouting que chefia há já 29 anos.
A FPF lembrou, ainda nesta carta, o minucioso trabalho de recolha de informação sobre jogadores e o seu posterior desenvolvimento desportivo, lembrando que esse trabalho resultou na descoberta de talentos mundiais como os de Paulo Futre, Simão Sabrosa, Quaresma, Nani ou os vencedores da Bola de Ouro Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
Recordando o exemplo que Aurélio Pereira representa para todo o futebol nacional, é ainda lembrado que dez dos jogadores que conquistaram, em 2016, o título de campeão da Europa foram descobertos pelo departamento chefiado por Aurélio Pereira.
Em declarações ao fpf.pt, Aurélio Pereira sublinhou o "enorme orgulho" de ser distinguido quer pela UEFA quer pela FPF as entidades máximas do futebol europeu e nacional: "Não sei se mereço esta distinção mas sei que gostei muito de ser reconhecido", explicou.
O decano do scouting fez ainda questão de deixar uma mensagem de gratidão: "Ninguém faz nada sozinho e queria agradecer todos os que me ajudaram neste trabalho. É uma vitória de todos e, como diria o Professor Moniz Pereira, valeu a pena".
Sublinhando o "enorme orgulho de 50 anos de trabalho ao serviço do Sporting CP", Aurélio Pereira também deixou uma mensagem de incentivo às seleções nacionais vindouras. "Saber que também dei a minha contribuição para a forma excelente como a FPF trabalha a formação é um orgulho. As nossas atuais seleções são o espelho de como se trabalha na FPF", finalizou.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, fez questão de parabenizar a escolha da UEFA: “É uma figura marcante da nossa história recente do futebol. Pelo seu trajeto como jogador, como treinador e depois como grande responsável da criação do departamento de scouting do Sporting onde descobriu valores como o Cristiano e o Figo mas também outros que ainda recentemente tiveram oportunidade de participar no Europeu em França e que brilhantemente conquistaram o título Europeu de 2016 tais como Rui Patrício, Adrien, William Carvalho...”, sublinhou
O líder federativo lembrou ainda a relação do homenageado com o Sporting e o seu contributo para o futebol nacional: "Não podemos deixar de referenciar esta figura ímpar do futebol do Sporting CP, mas acima de tudo do futebol português. Uma figura que tão bons atletas tem potenciado ao mais alto nível no sentido de representar condignamente não só o seu clube mas também o futebol nacional”, terminou.