Igualdade a três bolas em encontro de preparação que decorreu em Portimão.
A Seleção Nacional feminina sub-17 empatou esta quinta-feira, em Portimão, a três bolas frente à congénere finlandesa, no último encontro de preparação antes da participação na Ronda de Elite de acesso ao Europeu-2018.
As finlandesas colocaram-se em vantagem no marcador aos 25', por intermédio de Dana Leskinen, mas a formação orientada por Marisa Gomes reagiu bem à desvantagem e empatou apenas sete minutos depois (32'), com Ana Teles a conseguir inscrever o seu nome na lista das marcadoras desta partida.
A segunda parte teve quatro golos e muita alterância no marcador. Logo aos aos 47', Vilma Koivisto cobrou um pontapé de penálti que recolocou a equipa nórdica em vantagem, mas o "bis" de Telma Encarnação (49' e 63') propocionou a reviravolta à equipa nacional.
O golo que sentenciou o resultado final (3-3) foi apontado por Marie Mäkinen (64').
Recorde-se que o último estágio de preparação da Seleção Nacional sub-17 antes dos encontros da Ronda de Elite - frente a Holanda, Bélgica e Roménia - vai decorrer entre os dias 11 e 14 de março.
Marisa Gomes em discurso direto:
"Revelámos algumas dificuldades pela fadiga acumulada e isso repercutiu-se na maneira como defendemos e sofremos os golos. Apesar das substituições, não conseguimos manter a nossa intensidade e também a qualidade nas decisões. Penso que fizemos um jogo de qualidade, mas sem impor o nosso jogo pelas razões que já referi."
"O balanço deste estágio é muito positivo porque tivemos alguns dias de estágio antes do primeiro jogo com a Finlândia e isso permitiu desenvolver o entrosamento e a identificação entre as jogadoras. Deixámos boas indicações frente a uma equipa rotinada, estamos no bom caminho e ainda temos mais um estágio de preparação antes da Ronda de Elite para conseguir que a equipa mantenha a intensidade competitiva em contextos internacionais de grande exigência."
Ficha de Jogo
Jogo de preparação
Estádio do Portimonense, Portimão
Árbitro: Ana Aguiar (Portugal)
Árbitros assistentes: Tatiana Martins (Portugal) e Mafalda Bernardino (Portugal)
Quarto árbitro: Sophia Rosa (Portugal)
Portugal 3-3 Finlândia (1-1 ao intervalo)
Portugal: Carolina Jóia; Mariana Rosa, Maria Dias, Francisca Silva (Sónia Costa, 67'), Sofia Silva (Beatriz Cameirão, 54'), Daniela Santos (cap.), Andreia Jacinto (Bárbara Lopes, 54'), Cristiana Duarte (Marta Ferreira, 41'), Joana Gomes (Ana Albuquerque, 27'), Ana Teles (Inês Barge, 67') e Telma Encarnação
Suplentes não utilizadas: Ana Arranhado, Inês Oliveira e Carolina Santana
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Ana Teles (32') e Telma Encarnação (49' e 63')
Disciplina: nada a assinalar
Finlândia: Emma Immonen (cap.); Kaisa Juvonen, Ella Pesonen, Alisa Hokkanen (Emmi Siren, 53'), Eerika Appelqvist, Marie Mäkinen (Nana Yang, 69'), Oona Siren, Annika Huhta, Vilma Koivisto, Dana Leskinen e Jenni Kantanen (Jenna Topra, 58')
Suplentes não utilizadas: Anna Koivunen, Joanna Tynniläal, Emma Varmanen, Tuuli Enkkilä, Aino Vuorinen e Katariina Kosola
Treinador: Marko Saloranta
Golos: Dana Leskinen (25'), Vilma Koivisto (47' p.) e Marie Mäkinen (64')
Disciplina: cartão amarelo a Jenni Kantanen e Kaisa Juvonen