Equipa das Quinas só precisa de um empate para passar à fase final do Campeonato da Europa Finlândia-2018.
Portugal confirmou este sábado o percurso perfeito no apuramento para o Europeu sub-19, ao vencer a Eslováquia por 1-0, depois de ter batido o Kosovo por 5-0 na jornada inaugural.
Com duas vitórias em igual número de jogos disputados na Ronda de Elite, a armada lusa só precisa de empatar com a República da Irlanda na derradeira jornada, marcada para terça-feira, a partir das 17h00, no Estádio Cidade de Barcelos.
Os jovens eslovacos apresentaram-se na Mata Real focados nas tarefas defensivas, e muito organizados. Ainda assim, não conseguiram conter as ofensivas lusas nem o golo português, que surgiu com naturalidade aos 34 minutos.
O avançado João Filipe voltou a faturar nesta etapa de qualificação, deixando Portugal muito perto de se qualificar para a fase final do Campeonato da Europa, que vai decorrer na Finlândia entre 16 e 29 de julho.
Com o triunfo conquistado este sábado, a Equipa das Quinas lidera o Grupo 5 da Ronda de Elite com seis pontos, mais dois do que a República da Irlanda, segundo classificado, que venceu o Kosovo por 3-0 este sábado, depois de ter empatado com a Eslováquia na primeira jornada (1-1).
Tudo se decidirá no duelo de terça-feira entre portugueses e irlandeses: se os comandados de Hélio Sousa pontuarem, ficam apurados diretamente para a fase final; se perderem, será a Irlanda a passar.
Recorde-se que só os sete vencedores de cada grupo irão disputar a fase final do Europeu.
Ficha de Jogo:
Qualificação para o Campeonato da Europa Finlândia 2018
Ronda de Elite – 2.ª Jornada do Grupo 5
Estádio da Mata Real, Paços de Ferreira
Árbitro: Jérôme Brisard (FRA)
Árbitros assistentes: Benjamin Pages (FRA) e Aron Härsing (EST)
Quarto árbitro: Kristo Tohver (EST)
Portugal - Eslováquia (1-0 ao intervalo)
Portugal: Ricardo Silva, Thierry Correia, Diogo Queirós - Cap., Diogo Leite, Rúben Vinagre, Florentino, Gedson Fernandes, Miguel Luís (Domingos Quina, 81'), Francisco Trincão (Mesaque Dju, 67'), José Gomes (Francisco Moura, 90'), João Filipe.
Suplentes: Diogo Costa, João Oliveira,Romain Correia, Afonso Brito, Pedro Correia, Nuno Santos.
Treinador: Hélio Sousa.
Golos: 1-0 João Filipe (34')
Disciplina: Amarelos - Thierry Correia (53')
Eslováquia: Frederik Valach, Vladimír Majdan, Dominik Spiriak - Cap., Denis Petro, Samuel Kozlovský, Michal Tomic, Martin Bédnar, Martin Koval, Matej Grešák, Branislav Sluka, Róbert Boženík.
Suplentes: Adrián Slančík, Dávid Filinský, Adam Brenkus, Jozef Špyrka, Martin Vician, Matej Moško, Marián Chobot, Adam Kopas, Michal Králpvič
Treinador: Milan Malatinsky
Golos:
Disciplina: Amarelos - Vladimir Majdan (43'), Dominik Spiriak (51'), Róbert Boženík (67'), Vician (84')