Plano de ação global para a promoção da atividade física da OMS vai ser apresentado em junho na Cidade do Futebol
A Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol, foi o palco escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a apresentação do “Global Action Plan for Physical Activity (2018-2030)”, o novo documento de teor estratégico criado pela OMS e que pretende mobilizar os países para políticas que promovam melhores ambientes e mais oportunidades para a prática segura de atividade física.
A iniciativa, agendada para o dia 4 de junho, contará com a presença do Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e de altos dirigentes políticos, bem como conceituadas personalidades da sociedade civil.
Em declarações à FPF360, Fernando Gomes, referiu a importância do evento: “a prática do exercício físico é um veículo essencial para uma vida saudável e, por isso, não posso estar mais orgulhoso, pelo facto da OMS ter escolhido a nossa casa para apresentar este importante documento”, referiu.
O Presidente da FPF referiu igualmente a crescente aposta do organismo federativo em todos os programas que acrescentem valor à sociedade civile ao País: “Este é o ponto de partida da FPF. Somos muito mais do que uma federação de futebol, somos uma instituição secular credível e socialmente responsável. Queremos estar cada vez mais perto das pessoas e contribuir ativamente na melhoria da qualidade de vida de todos os portugueses.”
Em Portugal, o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física foi criado em 2016 e segue os princípios definidos pela “Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar”, em consonância com o Plano Nacional de Saúde e com as principais orientações internacionais da Organização Mundial da Saúde.