Triunfo por 1-0 permite à Equipa das Quinas partir em vantagem para a 2.ª mão do play-off de acesso ao Europeu 2019.
A Seleção Nacional sub-21 venceu esta sexta-feira, em Zabrze, a Polónia por 1-0 no encontro da 1.ª mão do play-off de acesso ao Europeu 2019.
RESUMO
GALERIA
Confira todas as incidências da partida
Consulte o relatório media
Depois de 15 minutos equilibrados, que incluíram aproximações perigosas a ambas as balizas, Portugal começou a controlar as operações no centro do terreno e ganhou ascendente na partida. O golo de Diogo Jota (30') foi o corolário de um período em que a Equipa das Quinas criou diversas situações claras para marcar.
Até ao final da primeira parte, a formação orientada por Rui Jorge conseguiu manietar as iniciativas ofensivas dos polacos, estancando assim o entusiasmo que os 12 000 espectadores presentes no Estádio Ernest Pohl tentavam passar à seleção local. Vantagem mínima para as cores nacionais ao intervalo.
A etapa complementar foi mais equilibrada e a bola andou quase sempre longe das balizas, apesar da atitude competitiva demonstrada pelas duas seleções. Entre algumas jogadas perigosas que resultaram da criatividade individual e coletiva dos internacionais portugueses, a Polónia tentou valer-se do fator casa e os seus aficionados ainda acreditaram noutro desfecho em dois lances que terminaram nas mãos de Joel Pereira, mas Portugal acabou mesmo por garantir o triunfo e a vantagem para o encontro da segunda mão.
Destaque para a estreia absoluta de Gedson Fernandes pela Seleção Nacional sub-21.
Os internacionais portugueses voltam ao trabalho este sábado, pelas 16h30, no Complexo Desportivo Francisco Carvalho (Chaves).
Recorde-se que a segunda mão deste play-off de acesso ao Europeu 2019 está agendada para a próxima terça-feira (20 de novembro), no Estádio Eng.º Manuel Branco Teixeira (Chaves), pelas 17h00 (CMTV). Saiba aqui como onde pode garantir os seus bilhetes-convite.
Ficha de jogo
Play-off de acesso ao Campeonato da Europa Itália 2019
Ernest Pohl Stadium, Zabrze
Árbitro: Georgi Kabakov (Bulgária)
Árbitros assistentes: Martin Margaritov (Bulgária) e Divan Valkov (Bulgária)
Quarto árbitro: Stanislav Todorov (Bulgária)
Polónia 0-1 Portugal (0-1 ao intervalo)
Polónia: Kamil Grabara; Robert Gumny, Mateusz Wieteska, Krystian Bielik, Kamil Pestka, Patryk Dziczek, Szymon Zurkowski, Konrad Michalak (Jamil Józwiak, 67'), Sebastian Szymanski (Filip Jagiello, 72'), Bartosz Kapustka e Dawid Kownacki (cap.) (Karol Swiderski, 76')
Suplentes não utilizados: Tomasz Loska, Jakub Piotrowski, Oskar Zawada, e Jakub Bartosz
Treinador: Czeslaw Michniewicz
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Bartosz Kapustka(48') e Robert Gumny (57')
Portugal: Joel Pereira; Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite e Yuri Ribeiro; Stephen Eustáquio, André Horta (Bruno Costa, 86'), Gedson Fernandes e João Carvalho: João Félix (Rafael Leão, 75') e Diogo Jota (cap.) (Heriberto Tavares, 64')
Suplentes não utilizados: João Virgínia, Fernando Fonseca, Ferro e Pereira Lage
Treinador: Rui Jorge
Golos: Diogo Jota (30')
Disciplina: nada a assinalar