Portugal na final com distinção

Seleção Sub-19

Triunfo por 4-0 sobre a Irlanda deixa a Equipa das Quinas na final, onde vai encontrar a Espanha.

A Seleção Nacional sub-19, campeã europeia em título, conquistou esta quarta-feira um lugar na final do Europeu da categoria, ao vencer a República da Irlanda por 4-0. É a terceira final consecutiva da Equipa das Quinas e quinta no atual formato do Campeonato da Europa.

Na grande final, marcada para sábado, 27 de julho, os comandados de Filipe Ramos vão defrontar a Espanha, que bateu a França nas grandes penalidades (3-4), na outra meia-final disputada esta quarta-feira.

Com três triunfos indiscutíveis – 3-0 sobre a Itália, 4-0 frente à Arménia e 4-0 na meia-final com a Rep. Irlanda – e um empate diante da Espanha (1-1), a armada lusa chegará à final com 12 golos marcados e apenas um sofrido.

FOTOGALERIA

Diante dos irlandeses, Portugal foi sempre mais perigoso e esclarecido sobre a bola, protagonizando a esmagadora maioria dos lances ofensivos e chegando com mérito aos golos.

Primeiro, Vítor Ferreira marcou na transformação de uma grande penalidade (31 minutos). 

Mesmo se a formação portuguesa não se livrou de um susto antes do intervalo, com Costinha a afastar o perigo em esforço,  Portugal foi sempre superior e Gonçalo Ramos, já em tempo de descontos, cabeceou para o fundo das redes e ampliou para 2-0

No segundo tempo, Portugal manteve-se por cima do adversário mas numa toada mais tranquila, até Gonçalo Ramos fuzilar a baliza de Brian Maher, em resposta a um passe atrasado de João Mário.

O avançado português completaria ainda o seu hat-trick, na sequência de uma excelente jogada individual, em tempo suplementar. 

Com quatro golos sem resposta, Portugal garantiu a chegada à Final do Campeonato da Europa de sub-19, onde defenderá o título conquistado em 2018.  

Filipe Ramos em discurso direto:

“Estamos muito felizes. Fizemos um jogo muito consistente, jogámos bem, tivemos excelentes períodos, marcámos quatro golos, voltámos a não sofrer e quase todos os jogadores puderam jogar novamente, o que é importante.

Estamos num bom momento, temos um grupo fantástico, com uma atitude competitiva das melhores e agora queremos ganhar a final. Vamos disputar a final com França ou Espanha, duas excelentes equipas, mas estamos bem e vamos disputar a final para ganhar.

Tínhamos de ter paciência contra a República da Irlanda. Tivemos qualidade no jogo. A partir do 2-0, sentimos que a vitória estava quase assegurada. O 3-0 matou a República da Irlanda e, depois, foi gerir o jogo”.

Ficha de Jogo:
Campeonato da Europa sub-19 Arménia 2019
Meias-finais  
Estádio Banants, em Erevan

Árbitro: Kristo Tohver (Estónia)
Árbitros assistentes: Stephane de Almeida (Suíça) e Grega Kordež (Eslovénia)
Quarto árbitro: Zaven Hovhannisyan (Arménia)

Portugal 4 - 0 Rep. Irlanda (2-0)

Portugal: Celton Biai, Costinha, Gonçalo Loureiro (Levi Faustino 80'), Gonçalo Cardoso, Tomás Tavares, Vítor Ferreira - cap. (Samuel Costa, 69'), Diogo Capitão, Fábio Vieira (Rodrigo Fernandes, 76'), Félix Correia (Daniel Silva, 75'), Gonçalo Ramos, João Mário (Tiago Gouveia, 69').
Suplentes não utilizados: Meixedo, Tiago Lopes, António Gomes, Tiago Rodrigues.
Treinador: Filipe Ramos
Golos: 1-0 Vítor Ferreira g.p.(31'); 2-0 Gonçalo (45'+2'); 3-0 Gonçalo Ramos (59'); 4-0 Gonçalo Ramos (90+6)
Disciplina: Amarelos - Samuel Costa (90')

Rep. Irlanda: Brian Maher - Cap., Andrew Lyons, Ledwidge, Oisin McEntee, McGuiness, Ali Reghba, Matt Everitt (Wright, 81'), Barry Coffey (Conor Grant, 67'), Joe Hodge (Omobamidele, 81'), Brandon Kavanagh (Jack James, 46'), Ciaran Brennan (Ebosele, 42') .
Suplentes não utilizados: George McMahon, Niall Morahan.
Treinador: Tom Mohan
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos - Ebosele (84'), Ali Reghba (90'+7)

 


;

Notícias