Portugal perde por 4-0 com os Estados Unidos, no primeiro de dois duelos de preparação entre as duas equipas.
A Seleção Nacional A feminina perdeu por 4-0 frente à sua congénere dos Estados Unidos, num jogo que atraiu 49.504 adeptos ao Estádio Lincoln Financial, em Filadélfia. Tobin Heath , aos quatro minutos, Morgan Brian, aos 18, Carli Lloyd, aos 52, e Allie Long, aos 82, apontaram os golos do triunfo das norte-americanas, que lideram desde 2017 o ranking mundial da FIFA.
Tentar jogar de igual para igual com as bicampeãs do Mundo seria como tentar travar um comboio em andamento apenas com a força dos braços. Consciente disso, Francisco Neto entregou a iniciativa aos Estados Unidos e montou uma equipa com linhas muito juntas, pronta a explorar as saídas rápidas em contra-ataque. No entanto, os planos lusos esbarraram na pujança ofensiva das norte-americanas, que não só se colocaram em vantagem cedo como chegaram ao intervalo a vencer por dois golos.
Só no segundo tempo é que Portugal rondou a baliza dos Estados Unidos com perigo, em iniciativas de Jéssica Silva e Fátima Pinto. A Equipa das Quinas chegou a cerrar os dentes e a dar tudo para marcar e suster os ímpetos das adversárias. Em vão, porque a eficácia norte-americana voltou a fazer a diferença.
O segundo encontro de preparação entre Portugal e os EUA está agendado para terça-feira, 3 de setembro, às 19h00 locais [01h00 em Lisboa], no Allianz Field, em Saint Paul, no estado de Minnesota.
Francisco Neto em discurso direto:
"Cometemos alguns erros defensivos que os Estados Unidos souberam aproveitar. É normal que isto aconteça nesta fase, atendendo ao facto de que estamos no início da época e vamos ter mais jogos para recuperar o ritmo e afinar a máquina, antes de começarmos a qualificação.
Apesar da derrota, a nossa equipa mostrou que está a crescer frente às bicampeãs do Mundo. Mostrou que está a fazer o seu caminho. As jogadoras estão de parabéns pelo espírito de união e a disponibilidade demonstradas."
Ficha de jogo:
Jogo de Preparação
Estádio Lincoln Financial, em Filadélfia
Árbitro: Ekaterina Koroleva (EUA)
Árbitras assistentes: Deleana Quan (EUA) e Jennifer Garner (EUA)
4.ª Árbitra: Tatiana Guzman (EUA)
EUA 4 - 0 PORTUGAL (2-0 ao intervalo)
EUA: Adrianna Franch, Emily Sonnet (Casey Short, 60’), Abby Dahlkemper (Samanta Mewis, 46’); Becky Sauerbrunn, Tierna Davidson (Crstal Dunn, 46’), Julie Ertz, Morgan Brian (Allie Long, 61’), Lindsey Horan (Mallory Pugh, 61’), Tobin Heath (Jessia McDonad, 46’), Carli Lloyd – Cap., Christen Press.
Suplentes: Alyssa Naeher, Ashlyn Harris, Kristen Hamilton.
Treinadora: Jill Ellis
Golos: 1-0 Tobin Heath (4'); 2-0 Morgan Brian (18'); 3-0 Carli Lloyd (52'); 4-0 Allie Long (82')
Disciplina: Amarelos –nada a assinalar
PORTUGAL: Patrícia Morais, Ana Borges (Matilde Fidalgo, 63'), Mónica Mendes, Sílvia Rebelo, Joana Marchão (Andreia Norton, 46’), Tatiana Pinto, Dolores Silva, Vanessa Marques, Cláudia Neto – cap. (Fátima Pinto, 46’), Jéssica Silva (Melissa Gomes, 88’), Diana Silva (Carolina Mendes, 63’).
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Raquel Infante, Ágata Pimenta, Diana Gomes, Ana Leite, Inês Maia
Treinador: Francisco Neto
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos – Tatiana Pinto (83’)