Arranque vitorioso

Seleção Sub-19

Portugal bateu a Arménia por 4-0 no primeiro jogo do Torneio de Elite da UEFA.

A Seleção Nacional de Futebol sub-19 estreou-se, esta quarta-feira, no Torneio de Elite da categoria com um triunfo por 4-0 frente à Seleção da Arménia, em jogo disputado no ST George’s Park, Inglaterra.

A Equipa das Quinas teve sempre o domínio e a iniciativa da partida e começou por criar perigo logo aos 4 minutos através de um remate, ao lado, de Youssef Chermiti. A formação lusa voltou a alvejar a baliza adversária aos 10 minutos com um remate, à figura, desferido à entrada da área por João Neves, que, sete minutos depois, arrancou numa jogada individual junto à linha do lado direito do ataque português, que acabou num pontapé de canto. Na conversão, Pedro Santos colocou na área para João Neves cabecear a poucos centímetros da barra.

À passagem do minuto 25 Portugal volta ter uma boa oportunidade para abrir o marcador, com sucessivas ocasiões no mesmo lance. Primeiro foi Flávio Nazinho, depois António Silva e Chico Lamba a permitirem três boas defesas ao guarda-redes arménio.

À meia hora de jogo, num livre direto, em zona central a descair para o lado esquerdo, Matchói Djaló atirou à barra. Na jogada seguinte, o médio cruza para João Neves cabecear para nova defesa do guardião adversário e, na insistência, o árbitro assinala grande penalidade por falta sobre João Neves. Chamado a converter, Matchói Djaló colocou a bola no fundo das redes. Estavam jogados 35 minutos.

Passados quatro minutos Portugal volta a dispor de uma boa oportunidade mas Matchói Djaló, no interior da área, atirou por cima. A ofensiva lusa nunca deu descanso à Arménia e antes do intervalo ainda protagonizou dois lances dignos de registo. Primeiro por Youssef Chermiti, que ganhou espaço junto à linha, no lado direito, e cruzou para Joelson Fernandes, que rematou à figura, e depois por Pedro Santos, que, à entrada da área, em jogada combinada com Joelson Fernandes na conversão de um livre, atirou por cima.

Portugal recolheu aos balneários com a vantagem mínima mas viria a aumentá-la no início do segundo tempo, por intermédio de Youssef Chermiti, aos 49 minutos, e dois minutos depois voltou a distanciar-se no marcador com um golo de Nuno Félix, assistido por Youssef Chermiti, após boa jogada coletiva.

Aos 63 minutos foi a vez de Diego Moreira, recém-entrado no encontro, fletir da esquerda para o centro e, com um bom remate, fazer o gosto ao pé.

Até ao final, os comandados de Rui Bento continuaram a somar ocasiões de golo, com destaque para um pontapé acrobático de Matchói Djaló, a sair ao lado, e remates de Carlos Borges e Miguel Falé.

Portugal volta a entrar em campo no próximo sábado, com a República da Irlanda (19.30 horas), e finaliza a competição na terça-feira contra a Inglaterra (19.30 horas).

A primeira ronda deste Grupo 3 ficará completa após a realização do encontro entre as Seleções inglesa e irlandesa, agendado para esta quarta-feira às 19.30 horas.

Rui Bento, Treinador Nacional, em discurso direto:

“É sempre bom iniciar com uma vitória. Temos jogadores com muitas internacionalizações mas também alguns que estão pela primeira vez a disputar um jogo de qualificação, portanto o balanço é positivo”.

“Tínhamos como objetivo ganhar e criar e criámos oportunidades para fazer mais três ou quatro golos do que aqueles que fizemos. Pecámos um pouco na finalização e por aquilo que produzimos poderia ter sido um resultado ainda mais expressivo. Ainda assim, se não apareceram neste encontro, acreditamos que irão aparecer no próximo. A equipa, dentro da análise que fizemos da Arménia, soube interpretar aquilo que tinha de fazer e estaria mais preocupado se não tivéssemos criado oportunidades de golo”.

“Agora, sempre com a vitória no pensamento, vamos preparar-nos da melhor maneira possível para enfrentar a República da Irlanda, que, tal como a Arménia, é uma equipa que tem o mérito de ter passado a fase de qualificação e tem bons jogadores que nos vão criar outro tipo de problemas”.

Youssef Chermiti, internacional português, em discurso direto:

"Foi um jogo bem conseguido do nosso lado. A primeira parte foi muito boa, conseguimos chegar às zonas que queríamos e apesar de o golo não estar a aparecer sabíamos que se continuássemos a impor o nosso jogo, mais tarde, ou mais cedo, acabaria por aparecer ainda na primeira metade, como aconteceu.

Depois, na segunda parte quisemos mais, marcámos o segundo e o terceiro em três minutos e depois baixámos um pouco o rendimento mas, mesmo assim, continuámos por cima”.

“É importante começar a ganhar. Queremos vencer os três jogos e estar no Europeu e é só esse o nosso objetivo agora. Não me foco no golo e na assistência, foco-me mais no sucesso da equipa e é para isso que trabalho”.

Ficha de jogo
Torneio de Elite de acesso ao Campeonato da Europa sub-19
1ª jornada do Grupo 3
ST George’s Park, Burton upon Trent, Inglaterra

Árbitro: Nathan Verboomen (Bélgica)
Árbitros assistentes: Mathias Hillaert (Bélgica) e James Mainwaring (Inglaterra)
4.º Árbitro: John Brooks (Inglaterra)

PORTUGAL 4-0 ARMÉNIA (1-0 ao intervalo)

PORTUGAL: André Gomes, João Tomé, Chico Lamba, António Silva (Cap.), Flávio Nazinho, Pedro Santos (Carlos Borges, 45’), Youssef Chermiti (Miguel Falé, 54’), Matchói Djaló (Martim Neto, 70’), Joelson Fernandes (Diego Moreira, 54’), Nuno Félix (Dário Essugo, 70’) e João Neves.
Suplentes não utilizados: João Carvalho, Diogo Travassos, Gabriel Brás e Vasco Sousa.
Treinador: Rui Bento
Golos: Matchói Djaló (35’), Youssef Chermiti (49’), Nuno Félix (51’) e Diego Moreira (63’).
Disciplina: Cartão amarelo a Youssef Chermiti (38’).

ARMÉNIA: Rafayel Manasyan (Cap.), Narek Davtyan, Vahram Makhsudyan, Gor Arakelyan, Levon Vardanyan (Misak Hakobyan, 62’), Vladimir Muradyan (Edgar Piloyan, 52’), Hamlet Minasyan (Tigran Sargsyan, 76’), Spartak Hayrapetyan (Narek Manukyan, 52’), Davit Sargsyan (Yuri Martirosyan, 62’), Ruben Abrahamyan e Hamlet Sargsyan.
Suplentes não utilizados: Andranik Martirosyan, Hovhannes Gevorgyan e Erik Smbatyan.
Treinador: Varazdat Avetisyan
Golos: nada a registar.
Disciplina: Cartão amarelo a Vladimir Muradyan (25’), Vahram Makhsudyan (30’) e Gor Arakelyan (37’).

Lista de convocados:

FC Basel: Joelson Fernandes;
FC Paços de Ferreira: Matchoi Djaló;
FC Porto: Gabriel Brás e Vasco Sousa;
Manchester City FCCarlos Borges;
SC Braga: João Carvalho e Miguel Falé;
SL Benfica: André Gomes, António Silva, Diego Moreira, João Neves, João Tomé, Martim Neto, Nuno Félix e Pedro Santos;
Sporting CP: Chico Lamba, Dário Essugo, Diogo Travassos, Flávio Nazinho e Youssef Chermiti.

 

Programa do estágio:

24 de março | quinta-feira
11h00: Treino em ST. George's Park

25 de março | sexta-feira 
17h00: Treino em ST. George's Park

26 de março | sábado
19h30: Portugal vs. R. Irlanda | ST. George's Park

27 de março | domingo
17h00: Treino em ST. George's Park

28 de março | segunda-feira
17h00: Treino em ST. George's Park

29 de março | terça-feira
19h30: Inglaterra vs. Portugal | Proact Stadium

30 de março | quarta-feira
09h15: Regresso a Lisboa


;

Notícias