Projeto-piloto da FPF no âmbito do Futebol 2030.
O projeto-piloto Bola Mágica já está no terreno e irá chegar a 44 escolas e a mais de 1600 crianças de todo o País. Nesta primeira fase, vão ser recolhidos elementos científicos que permitirão avançar de forma mais abrangente a todo o Continente e ilhas no próximo ano letivo.
Integrado no Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, este projeto-piloto vai decorrer, a partir desta 2.ª feira e até 31 de março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família 8CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, que têm a bola como elemento fundamental, estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.
As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF - André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos – Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale - apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.
Para analisar o impacto do projeto na saúde das crianças estão envolvidas quinze instituições de Ensino Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment. A equipa das instituições de Ensino Superior são lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita Cordovil.
Arménio Pinho, diretor da FPF responsável pelo projeto, define os objetivos do projeto: “Pretende-se oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.
Além disso, refere ainda, com este projeto-piloto “estarão disponíveis uma série de sugestões de exercícios que permita uma melhor organização das sessões práticas de Atividade Física e Desportiva nas AEC e CAF, tendo em conta o impacto que o aumento da atividade físico-desportiva em crianças do 1º ciclo tem na suas capacidades coordenativas, felicidade e bem-estar, aptidão aeróbica, composição corporal e saúde mental”.
Eis a lista de 44 escolas envolvidas:
- EB1 de Alfândega da Fé
- Polo Escolar de Rossas
- EB1/JI de Castro Marim
- Escola Galopim de Carvalho
- Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro
- EB de Gouveia
- EB1 Monte Largo
- Casa de Infância de Santo António
- EB da Maia n.º 1
- EB Gandra
- EB das Ribeiras
- EB1 de Monforte
- EB de Montalegre
- EB de Aires
- EB Gualdim Pais
- EB de Entre Ambos os Rios
- EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
- EB Marinhas do Sal
- EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva
- EB1/JI de Santa Cruz
- EB nº2 Vila Nova de São Bento
- EB São Nuno de Santa Maria
- EB D. Carlos I
- EB n.º 1 de Tábua
- EB nº 2 de Tábua
- EB do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo
- CE de Arruda dos Vinhos
- EB1/JI de Altura
- EB de Folgosinho
- EB de Melo
- EB1 S. Romão
- CATL da Escola da Vista Alegre
- EB de Perafita nº 2
- EB1 de Santo Aleixo
- Escola Quinta do Anjo
- CE da Fonte Nova
- EB de Crasto
- EB/JI de Furnas
- EBS da Graciosa
- EB de Pias
- EB de Sertã
- EB Margarida Fierro Caeiro da Matta, Midões
- EB do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomás Ribeiro
- Centro Escolar de Arranhó