Croácia, Grécia, Bielorrússia, Ilhas Faroé e Andorra são as equipas que a Equipa das Quinas vão enfrentar no grupo G.
Esta quinta-feira realizou-se o sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa sub-21 Eslováquia 2025, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).
Portugal, que partiu na condição de cabeça-de-série (Pote 1) foi sorteado no grupo G, juntamente com as congéneres da Croácia, da Grécia, da Bielorrússia, das Ilhas Faroé e de Andorra.
Apuram-se diretamente para a fase final os vencedores dos nove grupos, bem como os três melhores segundos classificados, sem contar os resultados contra os sextos classificados. Os restantes seis segundos classificados vão disputar, em formato play-off a duas mãos as restantes três vagas na fase final, em novembro de 2024. A anfitriã Eslováquia já garantiu a presença no Europeu.
As partidas da fase de qualificação vai jogar-se entre março de 2023 e outubro de 2024.
Rui Jorge, Selecionador Nacional, já reagiu ao sorteio:
"Não conhecemos as equipas, não sabemos as dificuldades. Vamos pela primeira vez, pelo menos desde que cá estou, a dois locais que nunca fomos. Vamos fazer algumas viagens longas, mas vamos a esses países e tentar mostrar a qualidade dos nossos jogadores."
Eis a constituição de todos os grupos:
GRUPO A
Itália
República da Irlanda
Noruega
Turquia
Letónia
São Marino
GRUPO B
Espanha
Bélgica
Escócia
Hungria
Cazaquistão
Malta
GRUPO C
Países Baixos
Suécia
Geórgia
Macedónia do Norte
Moldávia
Gibraltar
GRUPO D
Alemanha
Polónia
Israel
Bulgária
Kosovo
Estónia
GRUPO E
Roménia
Suíça
Finlândia
Albânia
Montenegro
Arménia
GRUPO F
Inglaterra
Ucrânia
Sérvia
Irlanda do Norte
Azerbaijão
Luxemburgo
GRUPO G
PORTUGAL
Croácia
Grécia
Bielorrússia
Ilhas Faroé
Andorra
GRUPO H
França
Áustria
Eslovénia
Bósnia e Herzegovina
Chipre
GRUPO I
Dinamarca
República Checa
Islândia
País de Gales
Lituânia
Fase final na Eslováquia
A Eslováquia foi recentemente nomeada como país anfitrião do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2025.
As partidas serão disputadas em oito cidades diferentes no país e será a terceira fase final desde a expansão para 16 equipas. O formato será o mesmo da edição de 2021 e da edição que acontecerá no próximo verão: quatro equipas divididas em quatro grupos, apurando-se os dois primeiros para a fase a eliminar.
Este vai ser o segundo Europeu de sub-21 que a Eslováquia irá acolher, depois do Euro 2000, o primeiro a contar com uma fase de grupos. Além disso, o país já foi palco do Europeu de Sub-19 em 2022, do Europeu de sub-17 em 2013 e do Europeu feminino de sub-19 em 2016.