Capitã da Seleção orgulhosa da equipa apesar da eliminação no Mundial
A capitã da Seleção Nacional, Dolores Silva, em declarações na zona mista após o empate frente aos Estados Unidos (0-0), que elimina Portugal na fase de grupos do Mundial:
[Como sente o grupo neste momento?] «Difícil de expressar em palavras. Se havia alguém que não acreditava, nós certamente não éramos esse alguém. Estou extremamente orgulhosa da minha equipa, todo este grupo de trabalho. O nosso objetivo era chegar a hoje a depender só de nós e não é para qualquer equipa fazer o que fizemos frente às bicampeãs do mundo, não é para qualquer equipa. Entrámos em campo por todas as meninas que nos viram lá em casa e que um dia sonharam em estar aqui, e por todas as mulheres em Portugal, para ser uma inspiração. Não posso estar mais orgulhosa pelo que fizemos. Fica um sabor agridoce por aquilo que podíamos ter conseguido.
FOTOGALERIA
[O caminho é motivo de orgulho?] Muito orgulho, não dá sequer para explicar o que sentimos, o que isto representa para todas nós, as meninas e as mulheres que lutaram muito para que chegássemos aqui hoje. Fomos Portugal, mostrámos isso hoje, sem medo algum, independentemente do respeito que tínhamos pelas adversárias. O carácter que demonstrámos hoje em campo só serve para inspirar quem esteve em casa em ver-nos. Espero que a partir de agora olhem para a jogadora portuguesa com mais respeito e com mais dignidade, porque sem dúvida que o talento está cá. Estou muito orgulhosa de toda a equipa.»
Kika: «Temos um caminho bonito para percorrer com um sorriso na cara»
«Temos de sair daqui orgulhosas. Jogámos frente às bicampeãs do mundo, mas o jogo foi nosso. Saímos daqui com a certeza de que neste patamar não podemos desperdiçar as oportunidades que criámos. Faltou-nos um bocadinho de sorte. Temos talento, trabalho de equipa, esforço, dedicação.
[Sobre a bola ao poste nos descontos] «Não foi só a Capeta. Não foram só as onze que estavam lá dentro. Portugal em campo acreditava. Acreditou até ao último minuto. Provámos que éramos capazes. Daqui a quatro anos há outro Mundial. As equipas e as jogadoras vão ser outras. Temos um caminho bonito para percorrer com um sorriso na cara. Depois deste jogo, isto tem tudo em Portugal para andar para a frente.»
Jéssica Silva: «Olhem para nós, não se esqueçam de nós»
«Saímos tristes deste jogo, fizemos tudo para vencer, acho que fomos a equipa mais competente. Acredito seriamente que éramos as justas vencedoras. Acaba por nos impedir de ir aos oitavos, que era o meu objetivo. Estamos todas muito orgulhosas do que fizemos neste torneio, mas queríamos mais, queremos mais e queremos cá voltar. Deixamos este Mundial com um sentimento amargo, sabíamos que tínhamos muito dar nesta competição.
[Bola ao poste nos últimos minutos] Faltou-nos esse bocadinho de sorte. Estou mesmo muito triste por este resultado, mas lá está, também estou muito orgulhoso pelo que fizemos, batemo-nos contra uma das melhores equipas do mundo, as bicampeãs mundiais. Olhem para nós, não se esqueçam de nós. Continuem a dar-nos a mão porque este grupo é incrível.
Esta participação vai ajudar-nos a crescer, a evoluir, a ter mais maturidade. Mais do que a que mostrámos hoje, porque a verdade é que somos as tais principiantes. Disseram-nos que precisávamos de um milagre para passarmos aos oitavos e mais uma vez mostrámos que no futebol não há impossíveis e muito menos milagres. Queríamos ter dado a vitória aos que estão connosco, como aos que duvidaram da competência desta seleção. Agora é seguir em frente e amanhã reerguemo-nos. Estamos cá para lutar e mostrar a seleção que somos”