Triunfo por 6-2 na Final contra a Espanha.
Portugal sagrou-se, este domingo, pela primeira vez, Campeão da Europa na categoria de sub-19, ao vencer na final a Espanha por 6-2, num jogo em que chegou a estar em desvantaem.
Em Porec, na Croácia, a formação comandada por José Luís Mendes começou por sofrer dois golos dos espanhóis, mas empatou ainda antes do intervalo, com golos de Lúcio Rocha (10 minutos) e Andriy (20). No segundo tempo, a crença e a superioridade lusas sobressaíram, de tal modo que a Espanha fez um autogolo (Pol Salas, aos 27), antes de Tomás Colaço (36), Lúcio Rocha (37) e Pedro Santos (39) marcarem e fixarem o resultado final.
Portugal, que tinha sido finalista vencido na última edição, e que na fase de grupos já tinha batido os espanhóis, ergue assim, finalmente, o troféu mais desejado pelas seleções europeias jovens de futsal.
Quanto ao jogo, Portugal começou por ameaçar por Andriy (3), mas foi Espanha a marcar primeiro. Aos 5', Pol Salas aproveitou uma defesa incompleta e fez o 1-0. O mesmo jogador espanhol viria a marcar o segundo golo da formação espanhola, aos 6', num remate de fora da área.
A Equipa das Quinas tranquilizou e começou a ameaçar o golo. Tomás Colaço (8') rematou de forma perigosa e, dois minutos depois, Lúcio Rocha reduziu para 2-1 no seguimento de um livre direto muito bem executada e colocada. Já depois de Andriy ter causado problemas à defensiva contrária após excelente trabalho de pivô, Lúcio Rocha atirou ao poste (19'). Instantes depois, jogada coletiva de qualidade por parte de Portugal, Bruno Maior remata e Andriy, ao segundo poste, atira para o empate.
No início da 2.ª parte, Espanha teve uma oportunidade clara de golo, com Adrián Tapias a atirar ao poste. Depois dos primeiro minutos após o descanso, Portugal começou a dominar as incidências do jogo, criando perigo. Numa boa parada bem ensaiada, Portugal chega à vantagem com um auto-golo de Pol Salas (27').
Ambas as equipas chegaram à quinta falta ainda no meio da 2.ª parte. Num contra-ataque desperdiçado pela Espanha, Cintra leva a bola de ponta a ponta e quase faz um golo memorável (35').
Instantes depois, Tomás Colaço concretizou a ameaça com mais um golo a favor de Portugal, obrido num livre direto vistoso.
Houve ainda tempo para Lúcio marcar, numa altura em que a Espanha subiu toda e deixou a baliza deserta (36'), e também para Pedro Santos faturar, quase da mesma forma, a dois minutos do fim, deixando com lágrimas de felicidade todo o banco de Portugal.
O jogo foi antecidido por um minuto de silêncio pela tragédia que afetou Marrocos.
Recorde-se que a Equipa das Quinas chega a esta decisão depois de ter superado a Eslovénia nas meias-finais, isto após ter terminado a fase de grupos com o pleno de vitórias, frente a Espanha, França e Croácia
FOTOGALERIA
FOTOS OFICIAIS
Ficha de jogo
Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 2023
Final
Zatika Arena
Porec (Croácia)
Árbitros: Daniel Matkovic (Suíça) e Dejan Veselic (Eslovénia)
Terceiro árbitro: Dag Erik Tangvik (Noruega)
Cronometrista: Done Ristovski (Macedónia do Norte)
PORTUGAL - ESPANHA (2-2 ao intervalo)
PORTUGAL (cinco inicial): Cintra, Bruno Maior, Diogo Silva, Lúcio Rocha - Cap. e Andriy
Suplentes: Diogo Carrera, Duarte Correia, Rúben Carrilho, Tiago Macedo, Tomás Colaço, Pedro Marques, Ricardo Marques, Afonso Serra e Pedro Santos
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Lúcio Rocha (10'), Andriy (19'), auto-golo de Pol Salas (27') e Tomás Colaço (36')
Disciplina: cartão amarelo a Lúcio Rocha (10') e a Diogo Silva (31')
ESPANHA (cinco inicial): Pau López, Pol Cano, Roger Panadés, Adrián Tapias - Cap. e Juanico
Suplentes: José Javier, Miguel Ángel Vicente, Francisco Javier Martínez, Rubén Rodó, Pol Salas, Miguel Ángel Soler, Alejandro Garcia, Gonzalo Santa Cruz e Victor Ramos
Treinador: Albert Canillas
Golos: Pol Salas (5' e 6') e
Disciplina: cartão amarelo a Roger (10'), Victor Ramos (19'), Miguel Ángel Vicente (24'), Gonzalo Santa Cruz (29') e a Pol Salas (36')