Triunfo sobre o Sporting foi conseguido no desempate por penáltis
O Benfica voltou hoje a ‘reinar’ nas grandes penalidades e conquistou pela terceira vez a supertaça feminina de futebol, com um triunfo por 3-0 sobre o Sporting no desempate, depois de 1-1 nos 120 minutos, em Aveiro.
Na ‘lotaria’, Lena Pauels vestiu a capa de ‘heroína’, ao parar os remates de Fátima Dutra e Fátima Pinto, já depois de Andrea Norheim atirar ao lado, enquanto Carole Costa, Marta Cintra e Laís Aráujo bateram Hannah Seabert, ‘gigante’ durante o jogo, com grandes defesas perante Catarina Amado e Andrea Falcón.
Desta forma, o Benfica, que tinha começado a ganhar, com um tento da ‘artista’ Kika Nazareth, aos 55 minutos, e viu Andrea Norheim empatar, aos 73, repetiu o sucesso nos penáltis conseguido nas meias-finais, então face ao Sporting de Braga.
Com este triunfo, num jogo mais tempo equilibrado do que a pender para qualquer equipa, as ‘encarnadas’ replicaram também o triunfo da época passada sobre as ‘leoas’, então por 4-1 após prolongamento, em Leiria, passando a liderar a solo o ranking da prova, com três troféus, contra dois das ‘verde e brancas’.
A formação ‘encarnada’ entrou melhor, mas o primeiro remate com algum perigo foi da ‘leoa’ Alícia Correia, aos 12 minutos, que teve resposta, dois minutos volvidos, por parte de Lúcia Alves, com um remate por cima da barra.
Aos 21 minutos, ainda com o Benfica por ‘cima’, Marie Alidou, lançada na esquerda por Andreia Faria, criou muito perigo para a baliza do Sporting, mas o seu centro saiu forte demais e Catarina Amado não conseguiu desviar.
Depois do meio da primeira parte, o ‘onze’ de Mariana Cabral melhorou substancialmente e criou duas boas ocasiões para marcar, mas Pauels parou o remate de Brenda Pérez, aos 33 minutos, e, numa jogada de insistência, aos 34, Ana Capeta atirou ao poste direito.
O encontro acabou por virar outra vez na parte final da primeira parte, completamente dominada pelas ‘encarnadas’, que ameaçaram o tento inaugural por Catarina Amado (41 minutos), Kika Nazareth (42) e Lúcia Alves (43 e 44).
A primeira tentativa da segunda parte foi de Diana Silva, num remate detido à segunda por Pauels, aos 46 minutos, mas foi o Benfica que reentrou melhor e só não marcou aos 49 devido a grande defesa de Seabert, perante a isolada Catarina Amado.
Na sequência do canto, Nycole marcou direto, para delírio de uma grande maioria de adeptos benfiquistas presentes em Aveiro, mas o lance foi anulado por falta de Carole Costa sobre Seabert.
Mas, o golo do Benfica chegou pouco depois, aos 55 minutos, com Catarina Amado a fugir pela esquerda e, já perto da área, a colocar a bola em Kika Nazareth, que ‘furou’ por entre as centrais ‘leoninas’ e desviou a bola de Seabert.
A formação ‘encarnada’ teve, depois, duas ocasiões para chegar ao segundo, por Marie Alidou (62 minutos) e Nycole (68), mas não o conseguiu e, aos 73, o Sporting empatou: Maiara atirou à barra num livre direto e Andrea Norheim ‘empurrou’ na recarga.
Na parte final do tempo regulamentar, as duas equipas ainda tentaram evitar o prolongamento, com a melhor ocasião a pertencer a Cláudia Neto, que viu Pauels negar-lhe o golo, aos 83 minutos, numa altura em que o Sporting parecia capaz da reviravolta.
A primeira parte do tempo extra foi equilibrada, com o Sporting a ameaçar por Olívia Smith, aos 93 minutos, antes, de, aos 98, ser salvo, novamente, pela guarda-redes Seabert, com uma grande defesa perante a isolada Andrea Falcón.
Na segunda parte do prolongamento, as duas formações já não mostraram forças para incomodar as guarda-redes contrárias e tudo se decidiu nos penáltis, que tiveram um contraste absoluto: o Benfica marcou todos e o Sporting não acertou nenhum, também por culpa da ‘MVP’ Pauels, que parou dois.
FICHA DE JOGO
Benfica 1-1 Sporting (3-0 pen.)
Estádio Municipal de Aveiro
Assistência: 10.136 espetadores.
Árbitra: Sílvia Domingos
Assistentes: Vanessa Gomes e Ana Lóide Silva
4.ª árbitra: Inês Andrada
VAR: Catarina Campos
AVAR: André Campos
SL BENFICA: Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo, Catarina Amado, Andreia Faria (Andreia Norton, 63), Anna Gasper, Lúcia Alves (Marta Cintra, 90+4), Marie Alidou (Andrea Falcón, 82), Kika Nazareth e Nycole Raysla (Letícia Almeida, 91).
Suplentes não utilizadas: Carolina Vilão, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Lara Martins e Beatriz Nogueira.
Treinadora: Filipa Patão.
SPORTING CP: Hannah Seabert, Ana Borges, Bruna Lourenço, Andrea Norheim, Alícia Correia (Jacynta Galabadaarachchi, 90), Brenda Pérez, Joana Martins (Maiara Niehues, 64), Maísa Correia (Olivia Smith, 52), Ana Capeta (Fátima Pinto, 64), Cláudia Neto (Fátima Dutra, 90) e Diana Silva (Andreia Bravo, 106).
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Gabriela Vinhas e Rita Fontemanha.
Treinadora: Mariana Cabral.
Disciplina: cartão amarelo para Ana Borges (19), Joana Martins (45+1), Andreia Faria (53), Lais Araújo (54), Maiara Niehues (76), Andreia Norton (78), Lúcia Alves (78) e Fátima Dutra (115). Cartão amarelo para a treinadora do Sporting, Mariana Cabral (70).
Golos: 1-0, Kika Nazareth (55'), 1-1 Andrea Norheim (73').
Penáltis:
0-0, Andrea Norheim (ao lado do poste esquerdo).
1-0, Carole Costa.
1-0, Fátima Durta (defesa de Lena Pauels).
2-0, Marta Cintra.
2-0, Fátima Pinto (defesa de Lena Pauels).
3-0, Laís Araújo
* Com Lusa
Kika Nazareth melhor em campo
A jogadora do Benfica, Kika Nazareth, foi escolhida como a melhor em campo na final da Supertaça, tendo recebido o troféu das mãos da diretora da FPF Mónica Jorge.