FPF associa-se ao Dia Nacional da Sustentabilidade

Responsabilidade Social

Conceito que que a Federação abraça e desenvolve de forma transversal e estratégica

A Federação Portuguesa de Futebol associa-se ao Dia Nacional da Sustentabilidade, que hoje se assinala.

Trata-se de uma celebração inaugural, na sequência do que foi instituído a 9 junho 2023, através de publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023. A data é simbólica: foi o dia em que as Nações Unidas adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os desafios em matéria de sustentabilidade são irrefutáveis a nível mundial, exigindo uma nova forma de crescimento económico sustentável que permita satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social. A sustentabilidade é um desígnio global, mas exige atuação e estratégias locais.

A 1 de janeiro 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada «Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável», constituída pelos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que foi aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque.

Os 17 ODS e a Agenda 2030, aprovados por unanimidade por 193 Estados-Membros da ONU (incluindo obviamente Portugal), definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.

A Federação Portuguesa de Futebol atende a vários dos ODS na sua ação diária e encara a sustentabilidade como um conceito estruturante e transversal da sua atividade.

Vemos na sustentabilidade seis vantagens fundamentais:

- Economia de custos

- Gestão de riscos / Risco reputacional

- Fidelização de clientes / diferenciação em relação à concorrência

- Retenção de talento e recursos humanos nas empresas

- Redução de custo do capital

- Oportunidade de investimento e negócio

Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Futebol aprovou, a 31 de julho passado, a sua Estratégia de Sustentabilidade até ao final da década em documento intitulado “Futebol com Propósito”, que pode ser consultado aqui

A FPF, ainda neste âmbito, também se associou ao "Football for the Goals" (FFTG), iniciativa que envolve as Nações Unidas e as Federações de Futebol na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A FPF ao tornar-se membro da Football For The Goals, compromete-se a defender e a implementar políticas alinhadas com os objetivos de sustentabilidade previstos pela ONU.


;

Notícias