A HORA DOS SUPERQUINAS ARRANCA EM 300 ESCOLAS

FPF

Projeto da FPF estende-se por todo o país

A Hora dos SuperQuinas arranca, esta segunda-feira, numa primeira fase em cerca de 300 estabelecimentos escolares do ensino básico e vai estar presente em todos os distritos e regiões do país.

O projeto é um dos programas do plano estratégico “Futebol 2030”, lançado pela FPF em abril de 2022, e tem como objetivo desenvolver as competências motoras das crianças do 1º ciclo, através de uma oferta de Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular.

Apesar de ser um programa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as 22 Associações Distritais de futebol, o objetivo do projeto é a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.

De forma a preparar os professores do projeto que agora se inicia, têm sido dinamizadas formações nos diferentes pontos do país, sendo estas coordenadas pelas gestoras de projeto distrital. Em paralelo, este sábado foi dinamizada uma formação na Cidade do Futebol com professores de vários distritos, tendo esta sido coordenada pela equipa científica da FPF, composta pelos professores Carlos Neto, André Seabra, José Guilherme Oliveira, Júlio Costa, Rita Cordovil, Sara Santos e Susana Vale.

Além das formações aos docentes, a FPF vai disponibilizar dois kits de material a cada escola aderente (com bolas multiatividade, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes, cones) e um manual digital no qual os professores poderão escolher uma de duas opções: lecionar as sessões propostas pela FPF ou criar as suas próprias sessões através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para o efeito.

A Hora dos SuperQuinas inicia-se esta segunda-feira, mas o seu kick-off foi dado em janeiro em modo projeto-piloto - desenvolvido durante três meses, envolvendo mais de 1300 crianças de 44 escolas do 1º ciclo do ensino básico localizadas em 24 concelhos do País. As conclusões do trabalho provaram a necessidade e urgência de aumentar a atividade física nas escolas do País e os resultados práticos do programa junto das crianças – link.

Conheça aqui os municípios onde o projeto arranca em outubro:

  • Alcoutim
  • Abrantes
  • Alandroal
  • Alcobaça
  • Alfândega da Fé
  • Alijó
  • Aljustrel
  • Almada
  • Almeirim
  • Almodôvar
  • Alter do Chão
  • Alvaiázere
  • Alvito
  • Amarante
  • Ansião
  • Arganil
  • Armamar
  • Arouca
  • Arronches
  • Arruda dos Vinhos
  • Aveiro
  • Baião
  • Barcelos
  • Beja
  • Belmonte
  • Bombarral
  • Borba
  • Braga
  • Cadaval
  • Caldas da Rainha
  • Calheta (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Câmara de Lobos (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Caminha
  • Campo Maior
  • Cartaxo
  • Cascais
  • Castelo de Paiva
  • Castelo de Vide
  • Castro Verde
  • Celorico da Beira
  • Celorico de Basto
  • Chamusca
  • Cinfães
  • Coimbra
  • Coruche
  • Covilhã
  • Crato
  • Cuba
  • Entroncamento
  • Espinho
  • Esposende
  • Estarreja
  • Estremoz
  • Fafe
  • Felgueiras
  • Figueira da Foz
  • Figueiró dos Vinhos
  • Fronteira
  • Funchal (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Gavião
  • Góis
  • Gondomar
  • Gouveia
  • Guimarães
  • Ílhavo
  • Leiria
  • Lisboa
  • Lousã
  • Lousada
  • Machico (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Mafra
  • Maia
  • Manteigas
  • Marco de Canaveses
  • Marinha Grande
  • Matosinhos
  • Mealhada
  • Mértola
  • Mesão Frio
  • Mira
  • Miranda do Corvo
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Moimenta da Beira
  • Mondim de Basto
  • Monforte
  • Montalegre
  • Montemor-o-Novo
  • Montemor-o-Velho
  • Moura
  • Mourão
  • Murtosa
  • Nazaré
  • Óbidos
  • Odemira
  • Odivelas
  • Oleiros
  • Oliveira de Azeméis
  • Oliveira Do Bairro
  • Oliveira do Hospital
  • Ourém
  • Ourique
  • Ovar
  • Paços de Ferreira
  • Palmela
  • Paredes
  • Penafiel
  • Penalva do Castelo
  • Penamacor
  • Penedono
  • Penela
  • Peniche
  • Pinhel
  • Pombal
  • Ponta do Sol (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Ponte da Barca
  • Ponte de Lima
  • Ponte de Sor
  • Portalegre
  • Porto
  • Porto de Mós
  • Porto Moniz (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Porto Santo (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Póvoa de Lanhoso
  • Póvoa do Varzim
  • Redondo
  • Ribeira Brava (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Ribeira Grande
  • Rio Maior
  • Sabrosa
  • Sabugal
  • Santa Cruz (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Santa Maria da Feira
  • Santa Marta de Penaguião
  • Santana (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Santarém
  • Santo Tirso
  • São João da Madeira
  • São João da Pesqueira
  • São Pedro do Sul
  • São Vicente (através da Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira)
  • Sardoal
  • Sátão
  • Seixal
  • Serpa
  • Sertã
  • Setúbal
  • Sever do Vouga
  • Silves
  • Sintra
  • Tábua
  • Tabuaço
  • Tondela
  • Torre de Moncorvo
  • Torres Novas
  • Torres Vedras
  • Trofa
  • Vagos
  • Vale de Cambra
  • Valença
  • Valongo
  • Valpaços
  • Vendas Novas
  • Viana do Alentejo
  • Vieira do Minho
  • Vila de Rei
  • Vila do Conde
  • Vila Flor
  • Vila Nova da Barquinha
  • Vila Nova de Gaia
  • Vila Nova de Paiva
  • Vila Nova de Poiares
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real
  • Vinhais
  • Viseu
  • Vizela
  • Vouzela

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