Golos de Eduardo Felicíssimo, Rui Silva e Rafael Mota
A Seleção Nacional de Sub-17 venceu, esta quarta-feira, a Albânia, por 3-0 na sua estreia na 1ª Fase do Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-17 2024.
O encontro teve lugar no Estádio Municipal de Rio Maior e contou com a presença atenta do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro.
Quanto ao jogo, os comandados de João Santos dominaram desde o apito inicial do árbitro Sayat Karabayev, com diversos remates lusos a pararem nas mãos e no corpo do guardião Alain Taho. O nulo foi desbloqueado pelo trinco Eduardo Felicíssimo, aos 34 minutos, com um remate, de fora da área albanesa, a levar o marcador a 1-0 para o descanso.
Já na segunda parte, o sentido manteve-se com a armada lusa a manter a pressão no adversário e a chegar ao segundo golo, após canto marcado na esquerda por Tiago Ferreira, aos 68 minutos, com Rui Silva a finalizar na pequena área. O colega no eixo defensivo, Rafael Mota, não fez também por menos e aos 70 minutos fez o terceiro para Portugal.
O resultado permaneceu até ao fim e a Seleção Sub-17 conquistou, assim, os três pontos na 1ª ronda do apuramento europeu. No outro embate do dia, no Grupo 5, a Chéquia bateu o Montenegro, por 4-0.
Com estes resultados, Portugal e Chéquia estão no topo do agrupamento, com os mesmos pontos, Albânia e Montenegro ainda sem pontuar.
A Equipa das Quinas mede ainda forças frente às congéneres do Montenegro (18 de Novembro) e Chéquia (21 de Novembro).
João Santos, Treinador Nacional, em discurso direto:
"Fizemos um bom jogo, com uma primeira parte muito intensa, com várias oportunidades de golos, havia sempre umas pernas à frente, um corpo, umas boas defesas do guarda redes adversário, já podíamos estar a ganhar na primeira parte por um resultado mais dilatado. Na segunda parte, acusamos alguma fadiga, pois na idade deles não é possível manter um ritmo tão elevado, mas o 2-0 desbloqueou um pouco a questão."
"A equipa adversária estudou-nos e fechou-se um pouco lá atrás, sabe que nós temos dois alas rápidos, por isso havia sempre jogadores na cobertura que nos dificultou um pouco, mas eles fizeram um bom jogo e o mais importante foram os três pontos e a atitude que eles tiveram".
Eduardo Felicíssimo, internacional português, em discurso direto:
"Estivemos por cima, foi difícil de marcar, mas depois de o fazermos acho que o jogo a partir daí foi mais fácil. Depois fizemos mais dois golos e controlámos o jogo, fizemos mais três ponto que era o que importava e agora é pensar no próximo jogo."
"Eles com a linha de cinco estava difícil de entrarmos, mas mesmo assim, com as nossas táticas ofensivas, conseguimos entrar lá dentro, fizemos os três golos e isso é o que é mais importante".
O Técnico Nacional, João Santos, chamou 20 jogadores para os compromissos europeus.
FICHA DE JOGO
PORTUGAL 3-0 ALBÂNIA (1-0 ao intervalo)
1ª Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa Sub-17 2024
Grupo 5
Estádio Municipal de Rio Maior
Árbitro principal: Sayat Karabayev (KAZ)
Árbitros assistentes: Alexey Dolgikh (KAZ) e Olli Jantunen (FIN)
Quarto árbitro: Oliver Reitala (FIN)
PORTUGAL: Diogo Ferreira (GR), Edgar Pires Mota, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha~(Denilson Santos, 86'), Rodrigo Mora (Tiago Ferreira, 59'), Eduardo Felicíssimo (Afonso Meireles, 80'), João Simões - CAP, Geovany Quenda, Afonso Patrão (Gabriel Silva, 59') e Cardoso Varela (João Trovisco, 80').
Suplentes não utilizados: Miguel Gouveia (GR), Afonso Sousa, David Daiber, Afonso Vieira.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Mora (50'), Martim Cunha (57') e Eduardo Felicíssimo (72')
ALBÂNIA: Alain Taho (GR), Fabjano Nuhaj (Samuele Sina, 77'), Kleo Shpuza, Mattia Huqi, Davide Avdullari, Kris Gecaj, Tedi Malaj - CAP (Jetmir Laze, 87'), Eraldo Karaj (Matteo Dashi, 77'), Brayan Gjyla (Xheto Joi Nuredini, 87') , Matias Gici (Oresti Rifa, 66') e Renato Halili
Suplentes não utilizados: Darius Zadeja (GR), Enea Elmazi, Rinaldo Nela e Gabrian Cani.
Treinador: Behari Ardi.
Disciplina: cartão amarelo para o Jetmir Laze (90'+3)
Golos: 1-0, Eduardo Felicíssimo (34'); 2-0, Rui Silva (68'); 3-0, Rafael Mota (70')
Eis o programa completo:
16.11.2023 | quinta-feira
10h00: Treino
17.11.2023 | sexta-feira
11h00: Treino
18.11.2023 | sábado
15h00: Jogo- Portugal x Montenegro- Campo da Mata- Caldas da Rainha
19.11.2023 | domingo
11h15: Treino
20.11.2023 | segunda-feira
11h00: Treino
21.11.2023 | terça-feira
16h00: Jogo- Chéquia x Portugal - Estádio Municipal de Leiria
(Regresso aos clubes após fim do Jogo)
Calendário de Jogos | 1º Apuramento Euro Sub-17 (Grupo 5*)
15 de novembro - 17h00 - Portugal 3-0 Albânia - Estádio Municipal de Rio Maior
18 de novembro - 15h00 - Portugal x Montenegro - Campo da Mata (Caldas da Rainha)
21 de novembro - 16h00 - Chéquia x Portugal - Estádio Municipal de Leiria
*ficam apurados para a próxima fase os dois primeiros classificados de cada agrupamento e os cinco melhores terceiros