Quinas de Ouro 2023: tudo sobre a gala

FPF

O Futebol de Base exaltado esta segunda-feira no Centro de Congressos, em Lisboa

É hoje! A cerimónia Quinas de Ouro 2023 decorre esta segunda-feira, 20 de novembro, no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, a partir das 18h30.

O Futebol de Base é o tema escolhido, pelo que será um dia muito especial para Associações Distritais de futebol, clubes, rapazes e raparigas.

Será um dia muito especial para Associações Distritais de Futebol, clubes, rapazes e raparigas, num total de 450 convidados e meio milhar de jovens.

Vamos, por isso, olhar muito para a Formação, nosso conceito fundamental para toda a cadeia de sucesso que é gerada. A Excelência na Formação. Serão distinguidos o Caxinas Poça Barca, CD Nacional, CR Leões Porto Salvo, FC Porto, FC Famalicão, Rio Ave FC, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC. 

Mas haverá também espaço para distinções de grandes campeões do futebol de todo nestas Quinas de Ouro 2023. Assim será quando forem homenageados os nternacionais portugueses que se sagraram campeões europeus de clubes de 22/23, quando o Man. City venceu a final da Champions: Rúben Dias e Bernardo Silva.

Pepe também terá direito a merecida homenagem pelo recorde obtido na Champions League.

Um dos momentos especiais da Gala será a distinção às Navegadoras que desbravaram a primeira participação de sempre de Portugal num Campeonato do Mundo Feminino. Aqui ficam todos os nomes: Francisco Neto (selecionador), Patrícia Morais, Rute Costa, Inês Pereira, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Diana Gomes, Ana Seiça, Catarina Amado, Lúcia Alves, Dolores Silva, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Andreia Jacinto, Andreia Norton, Kika Nazareth, Ana Rute, Ana Borges, Ana Capeta, Carolina Mendes, Maria Alagoa, Telma Encarnação, Alícia Correia, Jéssica Silva e Diana Silva.

Também haverá homenagem aos nossos jovens campões europeus futsal. A Seleção sub-19 futsal obteve, brilhantemente, o título europeu da categoria, no passado dia 10 de setembro, na Croácia, após uma emocionante Final, em que depois de estar a perder por 0-2, Portugal virou a seu favor o duelo com Espanha, por 6-2.

Aqui ficam os nomes dos nossos jovens campeões europeus: Guilherme Cintra, Bruno Maior, Diogo Silva, Lúcio Rocha, Diogo Carrera, Duarte Correia, Rúben Carrilho, Tiago Macedo, Tomás Colaço, Pedro Marques, Ricardo Marques, Afonso Serra, Pedro Santos, Andriy Dzyalochynskyy o e ainda o Treinador Nacional José Luís Mendes. 

Um dos pormenores que vão tornar este dia especial é o de que serão sorteados, da plateia, 16 jovens federados (meninos e meninos) que terão direito a entregar, no palco da gala, distinções que vão marcar o alinhamento destas Quinas de Ouro 2023.

Bê Martins, Melhor Jogador do Mundo de Futebol de Praia, será outro dos distinguidos.

Éder, autor do golo que deu a vitória de Portugal na Final do Euro-2016, em França, receberá do Presidente Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o estatuto de Embaixador FPF. Serão ainda distinguidas as equipas campeãs nacionais nas diferentes provas e ainda os nossos atletas em primeira internacionalização AA.

O evento promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, regressou no ano passado, depois de interrupção devido à covid-19.

-- Recorde outras Galas Quinas Ouro FPF

-- Quinas de Ouro Exaltam Futebol de Base

-- Excelência na Formação

-- Distinção às Navegadoras

-- Os mais novos sobem ao palco

-- Os nossos jovens campeões europeu Futsal

-- Homenagem aos campeões europeus


;

Notícias