Jogo a contar para a jornada 9 da Liga BPI.
O Damaiense venceu, nesta tarde de sábado, o Torreense por 2-1, num jogo em que cada uma das equipas teve a sua parte de domínio - as visitantes jogaram muito melhor no primeiro tempo e dai terem chegado à vantagem de dois golos, mas as locais superiorizaram-se em todos os capítulos nus últimos 45’ e estiveram muito próximas do empate. Com esta vitória, a equipa da Amadora alcança o sexto lugar com 16 pontos - os mesmos, para já, que o terceiro classificado - enquanto o seu adversário de hoje continua na oitava posição com 9 pontos.
A equipa do Torreense apresentou uma boa atitude nos primeiros minutos, assumindo a iniciativa e a jogar no meio campo contrário, perante um adversário que, nesta fase, se mostrou sobretudo cauteloso, mas a evidenciar, desde logo, um bom comportamento defensivo. Aos poucos, a equipa da Amadora libertou-se, equilibrando o jogo a partir dos dez minutos, e conseguiu aproximar-se da área contrária e com o recurso a transições rápidas. Num desses lances chegou ao golo, de penalty, numa falta evidente de Catarina Pereira sobre Contente. Assucena, com um remate à meia altura, fez o 1-0, aos 19’.
Esse golo reforçou o ânimo das visitantes, que, quatro minutos depois, chegaram ao 2-0, num lance com responsabilidades para a defesa, ou melhor, para Ellie Walker. A norte-americana falhou e Marta Ferreira aproveitou o brinde para reforçar a vantagem e com um remate de pé direito na área. Com uma vantagem tão confortável e conseguida tão cedo, o Damaiense serenou o seu jogo, controlando-o sem dificuldade, enquanto as locais procuravam, a todo o custo, chegar ao golo para reabrir a discussão pelo resultado.
A verdade é que a equipa do Damaiense ainda dispôs de mais duas oportunidades até ao intervalo para chegar ao 3-0, numa fase em que o seu domínio era evidente. Lidiane Antunes perdeu excelente oportunidade (35’), ao rematar ao lado, e depois de ter contornado a guarda-redes Janny Belém. A avançada escorregou no momento do remate. Só três minutos depois, Cameirão, na execução de um livre, rematou à barra, e na recarga Marta Ferreira atirou ao poste. Do lado contrário, contabilize-se um remate de Jassie Vasconcelos (42’) à barra, e naquela que foi a única oportunidade das locais em todo o primeiro tempo.
O Torreense entrou com renovada vontade no segundo tempo, disposto a mudar o rumo aos acontecimentos, com o seu ataque reforçado - Maria Ferreira foi lançada no jogo - e essa sua boa atitude baralhou um pouco a estrutura contrária. A brasileira Janaina Weimer deu uma injeção de confiança à sua equipa, ao reduzir para 1-2, aos 51’, com um remate de pé esquerdo, já na área, e num bom passe de Paloma Lemos. Pouco depois, as locais perderam uma grande oportunidade para fazer o 2-2, quando Marta Ferreira (59’) evitou o golo em cima do risco de baliza.
A equipa local apresentou-se firme e determinada nesta última parte, lançou-se num ataque aberto e à procura do empate, e para tal muito contribui a entrada de Maria Ferreira, que, acrescente-se, fez um bom jogo, incomodando com frequência a defesa contrária. Maria Ferreira ainda fez um golo (61’) que foi, no entanto, invalidado por fora de jogo. O Torreense acentuou o seu domínio na reta final do jogo, e dispôs de uma excelente oportunidade para o empate, aos 88’, mas o remate de Janaina Weimer saiu ao lado, num bom passe de Paloma, e em mais uma excelente jogada de Maria Ferreira.
Num jogo vivo e aberto até ao último segundo, destaque-se a boa primeira parte das visitantes, revelando grande eficácia no ataque à baliza de Janny Belém, mas é igualmente justo realçar-se o ótimo comportamento do Torreense em toda a segunda parte, atacando com intensidade, e dispondo de boas oportunidades para chegar ao empate.
Confira aqui os resultados e a classificação geral
FICHA DE JOGO
TORREENSE 1-2 DAMAIENSE (0-2 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 9
Estádio Manuel Marques
Árbitra: Maria Inês Andrada
Árbitras assistentes: Cristiana Cosa e Andreia Andrade
Quarta árbitra: Ana Neto
TORREENSE: Janny Belém, Carolina Correia, Rafa Sudré (Cap.), Rafaela Rufino, Paloma Lemos, Janaina Weimer, Catarina Pereira (Maria Ferreira, 46’), Samara Lino (Cláudia Mendinhas, 80’), Ellie Walker, Jassie Vasconcelos (Lara Pintassilgo, 72’), Margarida Sousa.
Suplentes não utilizadas: Leonor Faria, Sara Teixeira, Giovanna Santos, Inês Silva, Bárbara Lopes, Jéssica Gonçalves.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: cartão amarelo para Margarida Sousa (74’), Samara Lino (78’), Paloma Lemos (89’).
DAMAIENSE: Adriana Rocha, Inês Matos, Shaye Seyffart (Patrícia Barreiros, 63’), Dani, Cameirão (Cap.), Assucena, Lidiane Antunes (Jewel Boland, 63’), Contente, Darya, Marta Ferreira (Melany Fortes. 90’+5’), Raquel Ferreira (Carlota Cristo, 77’).
Suplentes não utilizadas: Inês Dias, Júlia Belizário, Sofia Belizário, Natália Viggisno, Letycia Bonifácio.
Treinador: Thor Arnason.
Disciplina: cartão amarelo para Inês Matos (8’), Patrícia Barreiros (68’).
Golos: 0-1 (Assucena, 19’, de penalty), 0-2 (Marta Ferreira, 23’), 1-2 (Janaina Weimer, 51’).
Mulher do jogo: Marta Ferreira (Damaiense)
Marta Ferreira é a Mulher do Jogo
Uma exibição com estas duas particularidades: atacou bem na primeira parte, tendo feito o segundo golo, e ainda atirou uma bola ao poste. Depois do intervalo, e quando a sua equipa recuou bastante, Marta Ferreira foi solidária e teve uma ação determinante: evitou o 2-2 com um alívio em cima do risco fatal.