Seleção A Futsal Feminino

Portugal e Itália voltam a empatar

Futsal Fem. - Seleção A

1-1 no encerramento do estágio de preparação.

Portugal e Itália empataram a uma bola nesta quarta-feira, no segundo duelo disputado entre as duas equipas, no Entroncamento.

FOTOGALERIA

Apesar de as portuguesas terem atacado mais na primeira parte, as transalpinas foram as únicas a chegar ao golo nessa fase do jogo. A eficácia da Itália viu-se logo no segundo minuto da partida, com Sara Boutimah a fazer o gosto ao pé e a punir o primeiro erro defensivo do conjunto de Luís Conceição.

O tento fez com que as italianas crescessem em confiança, mas a Equipa das Quinas não se conformou e passou a subir mais na quadra, embora sem o perigo que desejava criar. Perto do intervalo, o encontro entrou numa toada morna que claramente não servia os interesses lusos.

Na segunda parte, Portugal mostrou-se mais esclarecido e imprevisível nas suas ações, de tal modo que Ana Azevedo teve nos pés uma excelente oportunidade, depois de surgir na cara da guarda-redes Sestari, ao minuto 27. E o mesmo aconteceu com Maria Pereira, que criou muito perigo num remate cruzado, instantes depois.

Os últimos dez minutos foram de pressão e domínio avassaladores exercidos pela equipa lusa. As internacionais portuguesas brilharam e fizeram tudo para alterar o resultado, mas as marcações cerradas das italianas foram adiando o golo, que chegaria a dois minutos e meio do fim, numa jogada de insistência de Janice Silva. Sozinha com Sestari, a ala do SL Benfica não perdoou, empurrando caprichosamente a bola para o fundo da baliza.

Recorde-se que Portugal e Itália também empataram no primeiro encontro (3-3). Este duplo confronto serve para preparar a temporada de 2024/25, em que as duas formações disputarão o apuramento para o primeiro Campeonato do Mundo de Futsal Feminino.

FPF representada ao mais alto nível no Entroncamento

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, está no Pavilhão Municipal do Entroncamento a assistir ao jogo da Seleção Nacional com a Itália. O líder federativo fez companhia a Jorge Braz, Coordenador das Seleções Nacionais de futsal, na bancada presidencial do pavilhão.

O Selecionador Nacional Luís Conceição em discurso direto:

"Naturalmente que não é o desfecho que desejávamos. Sabíamos que a Itália estava mais forte, mas a nossa obrigação passa sempre por ganhar. Agora é importante sublinhar que, tanto neste jogo como de ontem [terça-feira], fomos claramente superiores, com um caudal ofensivo muito grande, por vezes sufocante. Construímos, nos dois jogos, muitas situações que não conseguimos finalizar. Contra este tipo de adversários, que joga muito no erro dos adversários, temos de marcar todas as oportunidades que temos."

"Temos, em fevereiro, dois jogos frente à Espanha, em Vila Real. No mês seguinte, entraremos num torneio muito exigente, novamente com a Espanha e também com Brasil e Japão, num sistema de todos contra todos. As dificuldades vão aumentar sobremaneira e é isso que queremos. Temos de melhorar para chegarmos à próxima época na máxima força."

"A nossa equipa está a atravessar um processo de renovação. Há gente nova a chegar e as coisas precisam de tempo para fluirem da forma que queremos. Em relação à cara nova deste estágio, a Sofia Carvalhinhos, é uma jogadora que conhecíamos da formação. Teve algumas lesões que afetaram um pouco a sua qualidade mas agora apareceu em bom plano e teve um desempenho positivo neste estágio, embora tenha chegado a um grupo que trabalha junto há muito tempo e tem processos já assimilados. Ele percebeu muito bem tudo o que queríamos, em termos de esquemas táticos, de organização, ofensiva e defensiva, agora precisa de tempo para adaptar. Se continuar bem no clube, poderá voltar a ser chamada. A Seleção é um espaço aberto aos talentos que se vão evidenciando nos clubes".

Ficha de jogo:

Jogo de Preparação
Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento

1.º Árbitro: Filipa Prata
2º Árbitro: Eduardo Coelho
3.º Árbitro: João Sinval
Cronometrista: Cristina Vicente

PORTUGAL - ITÁLIA (0-1 ao intervalo)

Portugal (Cinco inicial): Odete Rocha (GR), Ana Azevedo - Cap., Janice Silva, Fifó e Maria Pereira.
Jogaram ainda: Ana Catarina (GR), Inês Matos, Raquel Santos, Leninha, Angélica Alves, Carolina Rocha, Sofia Carvalhinhos, Carolina Pedreira e Lídia Moreira.
Treinador: Luís Conceição
Disciplina: amarelo mostrado a Ana Azevedo (38')

Itália (Cinco inicial): Sestari (GR), Bruna Borges, Sara Boutimah, Renata Adamatti e Vanelli.
Suplente não utilizada: Denise Carturan (GR). Jogaram ainda: Erika Ferrara, Silvia Pratico, Alessia Grieco - Cap., Nicoletta Mansueto, Giulia Teggi, Greta Chilardi, Adriele Berte, Arianna Bovo e Rafa Pato
Treinador: Francesca Salvatore
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 0-1 por Sara Boutimah (2') e 1-1 por Janice Silva (37')

 


;