Vitória por 4-1 frente à Irlanda no início da Ronda de Elite de acesso ao Europeu.
A Seleção Nacional Sub-17 venceu, esta quarta-feira, a República da Irlanda por 4-1 no arranque da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.
FOTOGALERIA
A Equipa das Quinas iniciou a qualificação da melhor forma. No outro jogo do agrupamento, Alemanha e Croácia empataram a três golos.
Nos primeiros minutos do jogo, as duas seleções mostraram-se tímidas. Mas aos 15 minutos, o capitão João Simões, na recarga de um lance não concretizado de Rodrigo Mora, inaugurou o marcador. Rodrigo Mora, aliás, viria a ser autor de várias oportunidades não concretizadas ao longo do jogo tirando o fôlego, em vários momentos, aos adeptos que encheram as bancadas do Estádio da Cidade Desportiva do SC Braga.
A República da Irlanda mostrava dificuldades em reagir. Aos 29 minutos, Gabriel Silva marcou o segundo golo para Portugal.
Aos 32 minutos, Rafael Mota faz falta sobre Mason Melia na grande área e o árbitro assinalou grande penalidade mostrando amarelo ao número 4 português. O número 10 da Irlanda rematou com força reduzindo a diferença para 2-1.
Os últimos minutos da segunda parte foram marcados pelas tentativas de Rodrigo Mora de apontar o terceiro golo antes do intervalo mas a bola teimava em não entrar.
Ao intervalo, Portugal mantinha a vantagem no marcador. No regresso para o segundo tempo, a equipa irlandesa fez substituições para procurar mudar o resultado. Saiu Taylor McCarthy (5) e entrou Jaden Umeh (11).
As equipas entraram pouco ofensivas, com a bola a circular em passes curtos. Mas aos 51 minutos, Gabriel Silva voltou a marcar, cimentando a posição de melhor marcador da equipa. Mora voltou a não concretizar aos 53 minutos mas um minuto depois apontou finalmente o golo merecido fechando o marcador em 4-1. Aos 53 minutos, o treinador nacional fez sair Rafael Mota para entrar Afonso Sousa, Gabriel Silva para entrar Francisco Silva e Rodrigo Mora para entrar João Trovisco. Aos 64 minutos, o selecionador irlandês tirou Cathan O’Sullivan para entrar Kyle Fitzgerald e Niall McAndrews para entrar Luke O’Donnell.
A partida continuou com a Equipa das Quinas a garantir mais posse de bola e mais oportunidades de golo. Ainda antes do apito final, mais alterações nas equipas, aos 73 minutos, com saída de Quenda para entrar Afonso Vieira, e saída de Mason Melia, do lado da Irlanda, para entrar Michael Noonan; e aos 80 minutos, saída de Eduardo Felicíssimo para entrada de David Daiber, e saída de Rory Finneran para entrar Aaron Ochoa.
No final da partida, o Treinador Nacional João Santos estava visivelmente satisfeito com os seus jogadores “foi um jogo muito bem conseguido da nossa equipa. Na primeira parte criamos muitas oportunidades e podíamos ter dilatado a vantagem. A Irlanda jogou no nosso erro, sabíamos que seria assim. Na segunda parte controlamos o jogo. São três jogos exigentes e temos que saber gerir o esforço e intensidade.” Santos reconheceu a importância de arrancar a vencer “a nossa experiência diz-nos que o primeiro jogo dita muito do que acontece a seguir. Neste momento, estamos à frente, não conta para nada, mas são três pontos que nos aproximam do nosso objetivo”. Sobre os jogos com Croácia e Alemanha, o treinador afirmou que “Estamos muito satisfeitos com o resultado de hoje. Temos qualidade para discutir o jogo com qualquer adversário, já provamos isso. Temos que aliar à nossa qualidade, intensidade, e estou certo de que podemos ser muito felizes nesta ronda de elite e chegar ao europeu”.
Portugal defronta a Croácia no próximo sábado (16h00), fechando este apuramento com a Alemanha (na terça-feira seguinte, às 11h00).
Os primeiros classificados e os melhores sete segundos lugares de cada grupo desta Ronda de Elite apuram-se para a fase final do Europeu, que se realiza em Chipre, de 20 de maio a 5 de junho de 2024.
FICHA DE JOGO
PORTUGAL - IRLANDA
Ronda de Elite de acesso ao Europeu
1.ª jornada do Grupo 5
Estádio Cidade Desportiva SC Braga
Árbitro: Marc Nagtegaal (Países Baixos)
Árbitros assistentes: Stefan De Groot (Países Baixos) e Vusal Mammadov (Azerbaijão)
Quarto árbitro: Kamal Umudlu (Azerbaijão)
PORTUGAL: Diogo Ferreira, Duarte Soares, Rui Silva, Rafael Mota (Afonso Sousa, 61), Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo (David Dalber, 80), Rodrigo Mora (João Trovisco, 61), João Simões, Geovany Quenda (Afonso Vieira, 74), Cardoso Varela e Gabriel Silva (Francisco Silva, 65).
Suplentes: Miguel Gouveia, João Trovisco, David Dalber, Afonso Sousa, Denilson Santos, Afonso Meireles, Francisco Silva e Afonso Vieira
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo para Rafael Mota (32)
IRLANDA: Joseph Collins, Kaylem Harnett, Luca Calloce, James Roche, Taylor McCarthy (Jaden Umeh, 46), Harry McGlinchey, Matthew Moore, Rory Finneran (Aaron Ochoa, 80), Cathal O’Sullivan (Kyle Fitzgerald, 65), Niall McAndrews (Luke O’Donnell, 65) e Mason Melia (Michael Noonan, 74).
Suplentes: Oisin Cooney, Michael Noonan, Jaden Umeh, Luke O’Donnell, Finn Sherlock, Aaron Ochoa, Matthew Murray, Egor Vassenin e Kyle Fitzgerald
Treinador: Colin O'Brien
Disciplina: nada a assinalar
Golos: João Simões, (16'), Gabriel Silva (30' e 51'), Mason Melia, (33') e Rodrigo Mora (54').