Equipa das Quinas triunfou por 4-0, em mais uma jornada da Fase de Qualificação para o Europeu 2025.
A Seleção Nacional Sub-21 venceu, esta quinta-feira, as Ilhas Faroé, por 4-0, em mais uma jornada a contar para a Fase de Apuramento para o Europeu 2025. Fábio Silva, Carlos Borges, Youssef Chermiti e Mateus Fernandes foram os autores dos golos portugueses que deram a quinta vitória em seis jogos aos comandados de Rui Jorge.
Tratou-se do primeiro de dois encontros nesta janela internacional, sendo que a segunda partida realiza-se diante da Croácia, no dia 26, às 17h30, também no Estádio S. Luís.
A primeira parte foi de domínio português, como já se previa. O jogo decorria no meio-campo defensivo das Ilhas Faroé, com a equipa visitante a procurar evitar a todo o custo as investidas portuguesas. As oportunidades iam surgindo, mas a verdade é que algum desacerto na finalização impediu que o marcador fosse inaugurado. Por três ocasiões, as Ilhas Faroé estiveram perto de fazer um auto-golo, embora a grande oportunidade da primeira parte tenha saído dos pés de Tiago Tomás, que após bom amortecimento de Fábio Silva permitiu a defesa do guardião adversário. Minutos mais tarde, foi o próprio Fábio Silva e Renato Veiga a também tentarem a sua sorte, embora sem sucesso.
A segunda parte começou da mesma forma a primeira metade decorreu: com grande domínio português. Contudo, em apenas sete minutos houve materialização dessa supremacia com Fábio Silva a inaugurar o marcador, num bom remate de ângulo apertado, após assistência de Tiago Tomás.
O golo galvanizou Portugal que dispôs de nova grande chance para marcar ao minuto 55, mas o remate de Fábio Silva foi cortado em cima da linha de golo por um defesa adversário.
A segunda parte ia decorrendo a um ritmo mais intenso do que a primeira e ao minuto 58 chegou o primeiro momento de real perigo por parte das Ilhas Faroé. Contudo, João Carvalho, com uma excelente intervenção, negou o golo do empate.
Portugal esteve à beira do segundo golo, num remate que se entra, valeria o preço do bilhete. Vasco Sousa aproveita uma segunda bola à entrada da área, tira um adversário do caminho, remata em jeito com mestria, mas a bola saiu a rasar o ângulo superior direito da baliza das Ilhas Faroé.
Foi já perto do minuto 90 que o marcador voltou a mexer, desta obra por intermédio de Carlos Borges (87'). O camisola 17, isolado na cara do guardião adversário, não desperdiçou o passe magistral de Mateus Fernandes e dobrou a vantagem portuguesa no encontro.
Este golo deitou por terra as aspirações das Ilhas Faroé, que se foram abaixo animicamente e Portugal aproveitou para dilatar a vantagem para 3-0, num golo construído por estreantes. Gustavo Sá lançou Youssef Chermiti em profundidade, o ponta-de-lança português aproveitou uma desatenção do defesa adversário para ganhar posição e na cara do guarda-redes deu cor à sua estreia, ao inscrever o seu nome na lista de marcadores (90+4').
A partida ganhou contornos de goleada poucos minutos mais tarde, com Mateus Fernandes a aproveitar à boca da baliza para encostar de cabeça para o 4-0, já perto do fim do período de descontos (90+8').
Vitória assegurada em mais três importantes pontos na caminhada da Equipa das Quinas rumo ao Euro 2025. Segue-se o importante duelo diante da Croácia, que continua a dois pontos da Equipa das Quinas, embora com menos um jogo.
Confira as informações do encontro:
FICHA DE JOGO
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa Sub-21 2025 - Grupo G
Estádio S. Luís
Árbitro: Joonas Jaanovits (Estónia)
Árbitros assistentes: Aron Härsing (Estónia) e Neeme Neemlaid (Estónia)
Quarto árbitro: Karl Koppel (Estónia)
PORTUGAL 4-0 ILHAS FAROÉ (0-0 ao intervalo)
PORTUGAL (11 inicial): João Carvalho, Rafael Rodrigues, Renato Veiga, Tomás Araújo, Rodrigo Gomes (Tiago Santos, 64'), Mateus Fernandes, Paulo Bernardo, Vasco Sousa (Gustavo Sá, 76'), Pedro Santos (Martim Neto, 88'), Fábio Silva (Carlos Borges, 73') e Tiago Tomás (Youssef Chermiti, 64').
Suplentes: Diogo Pinto, Eduardo Quaresma, Bernardo Folha, João Marques.
Treinador: Rui Jorge
Golos: 1-0 por Fábio Silva (52'), 2-0 Carlos Borges (87'), 3-0 Youssef Chermiti (90+4') e 4-0 Mateus Fernandes (90+8')
Disciplina:
ILHAS FAROÉ (11 inicial): Ari Petersen, Martin Agnarsson (Signar Á Brúnni, 65'), Ási Dam (90+9'), Elias Rusborg, Gullbrandur Oregaard, Poul Kallsberg (Gutti Dahl-Olsen, 83'), Heini Sorensen (Jens Erik Bruhn, 90+10'), Áki Samuelsen, Aron Ellingsgaard (Ejvind Mouritsen, 90+9'), Borge Petersen e Noah Mneney - Cap.
Suplentes: Jóanes Davidsen, Olaf Bárdarso, Jónas Warner e Jákup Vilhelmsen.
Treinador: Eydun Klakstein
Golos:
Disciplina: cartão amarelo a Aron Ellingsgaard (70'), a Poul Kallsberg (81'), a Elias Rusborg (84') e ao treinador Eydun Klakstein (90+11').
Eis a lista completa:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);
Defesas: Eduardo Quaresma (Sporting CP), Leonardo Buta (Gil Vicente FC), Rafael Rodrigues (SL Benfica), Renato Veiga (FC Basel 1893), Tiago Santos (LOSC Lille), Tomás Esteves (Pisa SC) e Tomás Araújo (SL Benfica);
Médios: Bernardo Folha (FC Porto), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Estoril Praia), Martim Neto (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Estoril Praia), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);
Avançados: Carlos Borges (AFC Ajax), Fábio Silva (Rangers FC), Pedro Santos (SL Benfica), Rodrigo Gomes (Estoril Praia), Tiago Tomás (VFL Wolfsburg) e Youssef Chermiti (Everton FC);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
HISTÓRICO COM A CROÁCIA
ACREDITAÇÃO MEDIA PARA OS JOGOS
Programa geral:
21 de março de 2024 | quinta-feira
17h30: jogo Portugal x Ilhas Faroé (Estádio S. Luís, Faro)
22 de março de 2024 | sexta-feira
10h00: treino (Cascade)
23 de março de 2024 | sábado
10h00: treino (Cascade)
24 de março de 2024 | domingo
10h00: treino (Cascade)
25 de março de 2024 | segunda-feira
10h00: treino (Cascade)
26 de março de 2024 | terça-feira
17h30: jogo Portugal x Croácia (Estádio S. Luís, Faro)
BILHETES PARA O JOGO
Já estão disponíveis os ingressos para ambas as partidas.
Recorde-se que a partida diante das Ilhas Faroé realiza-se no dia 21 de março, pelas 17h30, no Estádio S. Luís, em Faro. Cinco dias depois, no mesmo local, à mesma hora, joga-se o duelo diante da Croácia.
Estes ingressos têm um custo de quatro euros e podem ser adquiridos nas bilheteiras do estádio e na sede da Associação de Futebol do Algarve, localizada no Complexo Desportiva da Penha, em Faro. Saiba tudo aqui.