Alemanha é a última adversária na Ronda de Elite
A Seleção Nacional Sub-17 venceu, esta tarde, a Croácia por 3-0 na segunda jornada da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.
A Equipa das Quinas tinha já tinha vencido o primeiro jogo da qualificação por 4-1 frente à República da Irlanda. Com estas duas vitórias e sete golos marcados, a presença no Campeonato Europeu está cada vez mais perto.
Nos primeiros quinze minutos de jogo, Portugal tentou impor-se, mas a Croácia jogava à defesa deixando poucos espaços para a concretização. Mas aos 17 minutos, uma jogada coletiva, reveladora de grande talento da formação lusa, permitiu a Gabriel Silva inaugurar o marcador.
A formação croata explorava o contra-ataque, com saídas em velocidade, e, aos 22 minutos, aponta o seu primeiro lance perigoso, mas não concretiza.
O jogo seguia morno com a Croácia a manter a equipa compacta, sem deixar grandes espaços para jogar, quando, aos 31 minutos, Geovany Quenda fintou em velocidade a defesa croata, e marcou o segundo para Portugal.
Sete minutos depois, um cabeceamento de Rui Silva lançou a bola à trave e fez levantar o Estádio do FC Vizela na esperança de gritar golo pela terceira vez ainda no primeiro tempo.
Os últimos minutos foram jogados no meio campo, com as duas equipas a desacelerarem o jogo. Aos 45 minutos, Mislav Čutuk rematou com força para defesa segura do guarda-redes português. Ao intervalo, o marcador mostrava a superioridade da Equipa das Quinas.
Aos 50 minutos, sai Gabriel Silva e entra Francisco Silva que aos 54 minutos quase marcou o terceiro para Portugal. Geovany Quenda aos 56 minutos também faria as bancadas suspirar com um remate que passou a centímetros do poste croata.
Marijan Budimir mexia na equipa tentando conseguir responder melhor à estratégia lusa tirando Dukan Ahmeti para entrar Patrik Marić. Mas dois minutos depois, aos 62 minutos, Rodrigo Mora marca o terceiro golo com a bola a entrar após bater no interior do poste, fixando o resultado com uma expressiva vitória por 3 bolas sem resposta croata.
Portugal segue para a última jornada desta ronda de elite com duas vitórias em dois jogos, consolidando o primeiro lugar do grupo e dando a qualificação por quase garantida.
No outro jogo do grupo, a Alemanha venceu a República da Irlanda por 2-0, somando assim 4 pontos garantindo o segundo lugar.
No final da partida, o Treinador Nacional João Santos elogiou a paciência e a maturidade dos seus jogadores “foi um bom jogo da nossa parte, corrigimos alguns erros, tivemos paciência e mostramos maturidade esperando pelos momentos certos para fazer os golos o que deu tranquilidade ao processo. É um resultado muito justo e eles merecem.” Para o último jogo, frente à Alemanha, João Santos referiu que “à partida já estamos qualificados, que era o objetivo, mas vamos mostrar o brio português, queremos somar mais uma vitória.”
O técnico português aproveitou para deixar “um obrigado a todos os jogadores sub-15 que fizeram parte deste grupo e o ajudaram a crescer, a todos os treinadores dos clubes de formação e diretores técnicos que com o seu trabalho tornam estes resultados possíveis”.
Os primeiros classificados e os melhores sete segundos lugares de cada grupo desta Ronda de Elite apuram-se para a fase final do Europeu, que se realiza em Chipre, de 20 de maio a 5 de junho de 2024.
FICHA DE JOGO
PORTUGAL 3-0 Croácia (2-0 ao intervalo)
Ronda de Elite de qualificação para o Euro 2024
2ª Jornada do Grupo 5
Estádio do FC Vizela, Vizela, Portugal
Árbitro: Kamal Umudlu (Azerbaijão)
Árbitros assistentes: Vusal Mammadov (Azerbaijão) e Stefan De Groot (Países Baixos)
Quarto árbitro: Marc Nagtegaal (Países Baixos)
PORTUGAL: Diogo Ferreira (GR), Duarte Soares, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha, Geovany Quenda (Tiago Ferreira 72’), Gabriel Silva (Francisco Silva 50’), João Simões - Cap. (Afonso Meireles 63’), Cardoso Varela (Afonso Vieira 72’), David Daiber e Rodrigo Mora (João Trovisco 63’).
Suplentes: Miguel Gouveia (GR), João Trovisco, Afonso Sousa, Denilson Santos, Tiago Ferreira, Afonso Meireles, Francisco Silva, Afonso Vieira
Treinador: João Santos
Disciplina: nada a assinalar
Golos: Gabriel Silva (17’), Geovany Quenda (31’), Rodrigo Mora (62’)
CROÁCIA: António Rajić, Noa Godec, Duje Milišić, Marko Zebić, Ljubo Puljić, Roko Vojvodić, Bruno Durdov (Patrice Čović 70’) Tomas Baković (Anđelo Šutalo 70’), Mislav Čutuk (Ivan Barić 81’), Karlo Pajsar e Dukan Ahmeti (Patrik Marić 60’).
Suplentes: Adrian Hrvojević, Patrice Čović, Kristian Mandić, Luka Vrzić, Lovro Kitin, Anđelo Šutalo, Ivan Barić, Patrik Marić.
Treinador: Marijan Budimir
Disciplina: amarelo para Karlo Pajsar aos 34’, amarelo para Roko Vojvodić aos 78’.
Eis o programa geral:
24 de março de 2024 | domingo
11h15: treino (Complexo Desportivo Lousada)
25 de março de 2024 | 2.ª feira
11h15: treino (Complexo Desportivo Lousada)
26 de março de 2024 | 3.ª feira
11h00: jogo Portugal x Alemanha (Estádio Municipal 22 de junho - FC Famalicão)
Após o jogo: regresso aos clubes
Calendário de Jogos:
3ª jornada (26 de março): 11h00 | Portugal x Alemanha | Estádio Municipal 22 de junho - FC Famalicão