Raio-X aos adversários portugueses

Seleção Sub-17

Conheça melhor o percurso dos conjuntos que a Equipa das Quinas irá encontrar na fase de grupos do Europeu.

A Seleção Nacional Sub-17 ficou, esta quarta-feira, a conhecer os seus adversários na fase de grupos do Campeonato da Europa Sub-17, a realizar-se em Chipre, entre os dias 20 de maio e 6 de junho. Os comandados de João Santos enfrentarão as congéneres de França, Espanha e Inglaterra, no Grupo D.

Percurso da Seleção Nacional

A Equipa das Quinas garantiu uma vaga na fase final após uma Ronda de Elite com três vitórias em três jogos, diante da República da Irlanda (4-1), Croácia (3-0) e Alemanha (3-2). Já na Fase de Qualificação, disputada no final de 2023, a Equipa das Quinas tinha somado por vitórias todos os encontros disputados: 3-0 diante da Albânia, 6-1 sobre o Montenegro e 2-0 frente à Chéquia. 

Gabriel Silva, com seis golos, foi o melhor marcador da fase de qualificação.

Este é o quinto apuramento consecutivo de Portugal para um Europeu Sub-17, sendo que conta já no palmarés com duas conquistas do troféu (2003 e 2016). Na temporada trasacta, a Equipa das Quinas caiu na fase de grupos. 

Percurso da França

A França chega a este Campeonato da Europa na qualidade de finalista vencido em 2023 e tendo conquistado o título em 2022 (foi o carrasco de Portugal, eliminado nas grandes penalidades, nas meias-finais). A congénere francesa falhou apenas um apuramento para esta prova desde 2015 e passou a fase de grupos em cinco das sete edições anteriores.

Esta temporada, passou a Fase de Qualificação com uma vitória (Estónia, por 4-0) e dois empates (1-1 com a Roménia e 0-0 com a Noruega). Na Ronda de Elite, conseguiu três vitórias em três jogos: vitórias diante de Hungria e Inglaterra por 2-1 e frente à Irlanda do Norte por 5-2. Rayane Messi é o melhor marcador da equipa nesta temporada. 

Percurso da Espanha

A Espanha chega a este Europeu com o estatuto de nação recordista em fases finais, à semelhança da Inglaterra: 16 presenças. Além disso, é ainda a nação com mais títulos sub-16 conquistados, com seis troféus. Na última edição, atingiu as meias-finais. 

A formação de 'nuestros hermanos' chega a esta fase final depois de uma fase de qualificação 100% vitoriosa - 7-0 vs Malta, 5-0 vs Macedónia do Norte e 5-1 vs Eslováquia - e de uma Ronda de Elite com dois triunfos (3-0 sobre a Noruega e 5-0 frente à Eslovénia) e uma derrota (1-3 diante da Áustria). Adrian Arnucio é o homem-golo da equipa. 

Percurso de Inglaterra

A Inglaterra, à semelhança da Espanha, conseguiu a sua 16.ª qualificação para fases finais de Europeu Sub-17, um recorde. Na última temporada, a formação inglesa ficou-se pelos quartos de final, embora já conte com duas conquistas no seu palmarés (2010 e 2014). 

A Fase de Qualificação foi ultrapassada com distinção, com vitórias sobre as Ilhas Faroé (8-0), Kosovo (5-0) e Croácia (5-1). Na Ronda de Elite, duas vitórias sobre a Irlanda do Norte (5-1) e Hungria (5-0) fizeram com que o apuramento não fosse colocado em causa mesmo após a derrota diante da França (1-2). Divine Mukasa e Ethan Nwaneri são os melhores marcadores da equipa.

 


;

Notícias