1º Dezembro mais forte

Liga 3 Placard

Vitória pela margem mínima sobre o Pêro Pinheiro.

O 1. Dezembro venceu, nesta tarde de sábado, o Pêro Pinheiro, por 1-0, com o golo a ser marcado por Juan Moreno, de cabeça, já na segunda parte. Com esta importante vitória, a equipa de João Nuno mantém as suas possibilidades de ficar na Liga 3 na próxima época; o Pêro Pinheiro, que se bateu bem neste desafio, desceu hoje aos campeonatos de Portugal.

O 1. Dezembro, aliás como era de todo compreensível, entrou decidido e autoritário no jogo, assumiu a iniciativa, à procura do golo, recorrendo a um futebol prático e simples, perante um adversário mais defensivo e retraído, mas sem perder de vista a baliza adversária. A equipa de João Nuno mostrou, de facto, algum atrevimento no seu jogo, e, antes do fecho dos primeiros 10’, dispôs de uma ótima ocasião para o golo - Manuel Liz desenvolveu uma excelente jogada pelo corredor central, tocou para Gabriel Morais, que, em situação privilegiada, falhou a receção, quando se encontrava em excelente posição para fazer o golo. Logo depois, Rui Batalha tentou o “chapéu”, mas a bola saiu por cima.

Este avançado foi, de facto, o grande agitador do ataque nesta primeira parte, e dos seus pés saíram os lances mais perigosos. Pouco depois da meia hora, Rui Batalha, com uma jogada fantástica, sentou dois adversários, mas, também aqui, o remate não saiu com a direção desejada, naquela que foi a melhor jogada e a melhor ocasião dos primeiros 45’. O mesmo jogador voltou a ser protagonista de um lance perigoso, já no fecho desta primeira parte, quando rematou de longe para uma defesa espectacular de Francisco Enes.

Curiosamente, os visitantes entraram melhor na segunda parte, e só não se adiantaram no marcador porque o guarda-redes Diogo Almeida fez uma excelente defesa (50’) a remate de Kenedi Oliveira. Numa fase em que o jogo se encontrava equilibrado, os locais chegaram à vantagem com um golo de Juan Moreno, então lançado no desafio, com um remate de cabeça, na área, e a recarga a uma bola que tinha batido com estrondo no poste.

Na situação de desvantagem, e sem nada a perder, o Pêro Pinheiro lançou-se no ataque, embora sem grande consistência, e dispôs de uma excelente oportunidade para chegar ao empate (83’), com um espectacular remate de Francisco Bastos, mas, também aí, Diogo Almeida voltou a confirmar o seu bom momento de forma com um defesa de alto nível.

1. DEZEMBRO, 1 PÊRO PINHEIRO, 0 ( 0-0 ao intervalo)
Liga 3
Fase de Manutenção, série 2
Jornada 8
Estádio do Bonfim
Árbitro
: Luís Filipe
Árbitros assistentes: Vitor Carvalho e Hugo Faria Quarto árbitro: Nuno Oliveira

1º DEZEMBRO: Diogo Almeida, Duarte Henriques, Rodrigo Luís, Manuel Liz (Cap.) (João Araújo, 62’), Juan Herrera (Juan Moreno, 62’), Gabriel Morais (Tiago Simões, 86’), Rui Batalha, Lisandro Menezes (Diogo Coelho, 62’), Hélder Martins, Ruben Marques (Benny, 73’), Jorge Bernardo.
Suplentes não utilizados: Rafael Marcelino, Tiago Santos, Yerfin Lobo, Umaro Baldé.
Treinador: João Nuno
Disciplina: cartão amarelo para Ruben Marques (59’), Hélder Martins (90’+1’).
PÊRO PINHEIRO: Francisco Enes, Miguel Rodeia, André Galamba (André Pedrosa, 87’), Luís Pinheiro, Kenedi Oliveira (Francisco Bastos, 73’), Tomás Loureiro (Cap.) (Diogo Pires, 74’), Sori Diomandé, Miguel Bissula (Zé Maria, 46’), Miguel Lourenço, Francisco Varela, Chiquinho (Powell, 84’).
Suplentes não utilizados: Miguel Soares, Cláudio Anjos, Miguel Veríssimo, Bernardo Antunes. 
Treinador: Bruno Álvares
Disciplina: cartão amarelo para Sori Diomandé (47’).
Golos: 1-0 (Juan Moreno, 69’).

Homem do jogo: Juan Moreno (1. Dezembro)

O jovem colombiano, de 21 anos, fez o golo da vitória (69’), apenas sete minutos depois de ter sido lançado em jogo. Um golo oportuno, de cabeça, que valeu os três pontos e que reforça o sonho de o 1. Dezembro assegurar um lugar na próxima edição da Liga 3.


;