Walking Football apresentado em festa

Walking Football

Último encontro Projeto-Piloto decorreu em Marco de Canaveses

 A FPF, com o apoio da Associação de Futebol do Porto, desenvolveu o último encontro do projeto piloto de implementação do Walking Football, no distrito do Porto.

O encontro decorreu em Marco Canaveses e também participaram equipas dos municípios de Amarante, Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia.

A ideia do projeto piloto passa pelo incentivo à criação de equipas locais que envolvessem Clubes, Juntas de Freguesia, Santas Casas Misericórdia, IPSS e Universidades Sénior.

Atualmente estão envolvidos no projeto 13 equipas com 214 jogadores Federados, sendo a média de idades destes jogadores de 69 anos. O jogador mais velho tem 90 anos e 51% destes jogadores federados são mulheres.

Variante
O objetivo desta variante do futebol é incentivar a prática desportiva das pessoas com idades superiores a 50 anos, promovendo a integração e o convívio em prol de uma vida mais ativa. Pretende combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão, melhorar os índices de saúde e aumentar a interação social dos praticantes.  Sem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos e cortes, o Walking Football surge como uma oferta adaptada de futebol, independentemente da idade e da condição física, visando proteger quem o pratica.

Desenvolvimento Nacional
Desde 2018 que a FPF se dedica a estudar o Walking Football em pessoas com doenças crónicas, o que tem gerado evidência científica e que sustenta o desenvolvimento desta variante. O desenvolvimento desta modalidade tem sido possível muito devido ao apoio de todas as Associações Distritais e Regionais na criação das mais diversas equipas, desde clubes de futebol, Municípios, Juntas de Freguesia, IPSS, Universidades sénior e Santas Casas de Misericórdia. Estas instituições têm sido parceiros locais exemplares no desenvolvimento desta variante, ultrapassando na presente época mais de 1100 atletas inscritos, dos quais 44% são mulheres, a média de idades é de 66 anos e o jogador com mais idade tem 92 anos.

No âmbito do FUTEBOL PARA TODOS E PARA TODAS vamos continuar a desenvolver o Walking Football a nível nacional proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos os seus praticantes.

Mais informações:  Walking Football (fpf.pt) ou [email protected]


;

Notícias