Portugal está fora do europeu

Futebol Fem. - Sub-17

Empate, por 1-1, frente à Polónia ditou o afastamento.

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 está de fora do Campeonato da Europa Feminino UEFA 2024, depois do empate, este domingo, frente à Polónia, a um golo.

Com este resultado, a Equipa das Quinas soma quatro pontos, os mesmos das polacas, que seguem em frente por terem melhor diferença de golos.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, partida iniciou-se com uma clara superioridade portuguesa, com as jogadores nacionais a criarem a primeira oportunidade de grande perigo, aos 10 minutos, através da desmarcação de Cíntia Martins na direita, com o esférico a passar perto do poste polaco. Mas, o primeiro foi da autoria da Polónia, aos 13 minutos, com a centrocampista Weronika Arasniewicz a partir do lado direito do terreno, entrar dentro de área e a disparar para o fundo da baliza defendida por Thaís Lima.

Após o 0-1, o jogo manteve-se muito disputado, com ambos os coletivos a conseguirem chegar à área adversária, na tentativa de fazer o golo, com o marcador a permanecer idêntico até ao descanso.

As comandadas de Carlos Sacadura não poderiam desejar melhor recomeço, da segunda metade do duelo, com Joana Valente, aos 49 minutos, a marcar um autêntico golaço, de fora de área, com o esférico a entrar no ângulo esquerdo da baliza defendida por Julia Wozniak. Depois do empate, a equipa nacional assumiu o jogo, conseguiu imprimir uma maior intensidade, fazendo rodar a bola por todo o terreno de jogo, em busca do segundo.

Sem mais alterações no marcador e apesar do esforço lusitano que prolongou a esperança da Equipa das Quinas até ao cair do pano, o empate prevaleceu e ditou o afastamento da seleção portuguesa e o apuramento da congénere polaca para as meias-finais.

A Polónia defronta a Inglaterra, na quarta-feira, data em que a Espanha mede forças com a França, nas semifinais do torneio.

No final da partida, em declarações ao Canal 11, o técnico Carlos Sacadura e a capitã Joana Valente foram os porta-vozes da armada portuguesa.

Carlos Sacadura, Treinador Nacional, em discurso direto:

“Defrontaram-se duas grandes equipas, num grande jogo de futebol, caímos, mas de pé, com a certeza de que este é o palco onde queremos andar. Da primeira para a segunda parte, melhoramos muito na qualidade do nosso jogo e, mais uma vez, até ao último sangue, até ao último suor, lutámos para conseguirmos os nossos objetivos. Não o fizemos, mas a temos a certeza de que esta é uma grande geração e vamos poder proporcionar-lhes mais oportunidades, para voltarmos a estar neste palco.”

“Uma mensagem fundamentalmente de conforto, mas acima de tudo de incentivo, porque elas foram grandes, dignificaram o país, o nosso futebol e deixaram uma boa imagem de onde nós queremos estar, em todas as fases finais dos europeus e continuaremos a trabalhar para isso.”

Joana Valente, internacional portuguesa, em discurso direto:

“Demos tudo até ao fim, fizemos o que pudemos e infelizmente não conseguimos passar, que era o nosso grande objetivo. Agora é levantar a cabeça, acabou para nós a época na seleção, mas ficamos com o sentido que demos tudo e não estou arrependida de nada do que fiz, nem a equipa.”

“Foi fruto do nosso trabalho ao longo da época, trabalhámos muito para aqui estar e acho que representamos Portugal da melhor forma que podíamos ter feito.”

FICHA DE JOGO

3.ª jornada da Fase de Grupos do Campeonato da Europa
Grupo B
Malmö Idrottsplats (Suécia)

PORTUGAL 1-1 POLÓNIA (0-1, ao intervalo)

Árbitra: Michaela Pachtova (CZE)
Árbitras assistentes: Ainhoa Fernández (AND) e Nikolett Bizderi (HUN)
4ª árbitra: Martina Molinaro (ITA)

PORTUGAL: Thaís Lima (GR), Francisca Castro, Matilde Sousa, Carolina Simões, Iara Lobo, Sofia Liu (Leticia Silva, 82'), Carolina Tristão, Joana Valente - CAP (Núria Ribeiro, 72'), Joana Reis (Matilde Nave, 45'), Cíntia Martins (Matilde Vaz, 45') e Mélanie Florentino.​​​​​​
Suplentes: Rafaela Mendonça (GR), Carolina Machado, Victória Leite, Rita Melo e Luena Ferreira.
Treinador: Carlos Sacadura
Disciplina: cartão amarelo para Joana Reis (30'), Matilde Vaz (52') e Carlos Sacadura (90'+1)

POLÓNIA: Julia Wozniak (GR), Magda Pierkarska, Iga Witkowska, Oliwia Lapinska, Krystina Flis (Anna Skrzypczyk, 64'), Zuzanna Witek - CAP, Weronika Arasniewicz, Lena Marczak (Anna Krakowiak, 64'), Maja Zielinska (Aleksandra Kusmi, 86'), Kinga Wyrwas (Malgorzata Rogus, 90'4) e Oliwia Zwiazek (Julia Ostrowska, 45')
Suplentes: Hanna Wieczerza (GR), Zofia Pagowska, Martyna Bartczak e Aisha Nsangou.
Treinador: Marcin Kasprowicz
Disciplina: cartão amarelo para Anna Skrzypczyk (66') e Iga Witkowska (76')

Golos: 0-1, Weronika Arasniewicz (13'); 1-1, Joana Valente (49')


;
;
12 de Maio 2024
Foto

UEFA / Getty Images

Notícias