Seleção Sub-17

João Santos e João Simões confiantes para o arranque

Seleção Sub-17

Técnico e capitão mostram-se com vontade de iniciar a competição

A Seleção Nacional Sub-17 treinou, esta segunda-feira, pela última vez, antes da primeira jornada do Campeonato da Europa da categoria, que se realiza em Chipre, entre os próximos dias 20 de maio e 5 de junho.

Os comandados de João Santos ultimaram detalhes para a partida com a Espanha, em mais uma sessão de trabalhos realizada em Ayia Napa.

Após o treino, realizou-se a tradicional conferência de imprensa conjunta entre os quatro treinadores do grupo, com João Santos a garantir que os jogadores estão tranquilos e confiantes para arrancar esta prova. "A equipa tem vindo a trabalhar e a desenvolver o que temos vindo a fazer até agora, quer na primeira ronda de apuramento, quer na Ronda de Elite. Sinto-os tranquilos e confiantes, dentro daquilo que é as valências e capacidades de cada um e o seu talento. Os últimos resultados dão-nos tranquilidade, dão-nos confiança, mas também nos dão muita responsabilidade e da parte dos jogadores tem que haver um grande compromisso para fazermos um bom desempenho aqui. Não sei o que é que vai dar, não sei até onde vamos chegar, mas o nosso objetivo é sempre termos um bom desempenho e sermos iguais a nós próprios", disse.

O Treinador Nacional destaca a necessidade de a equipa estar ao seu melhor nível. "São três seleções de muita qualidade, com um grande histórico no futebol de formação. Qualquer uma destas equipas já foi campeã da Europa de sub-17 e contam com jogadores que já jogam em campeonatos superiores às suas idades. Nós também temos esses casos, no caso do Rodrigo Mora e do Geovany Quenda que até já vão aos campeonatos profissionais, portanto é tentarmos pôr ao serviço da equipa aquilo que os nossos jogadores são capazes de fazer. Também sabemos, e eles estão alertados para isso, é que temos que estar ao nosso melhor. Qualquer pormenor faz a diferença", alertou.

Questionado sobre se esta geração tem capacidade para se juntar às de 2003 e 2016 e sagrar-se campeã europeia, João Santos prefere jogar pelo seguro. "Não olhamos para o passado, nem para o futuro. Olhamos para o presente. Não gosto de comparar gerações, cada uma tem as suas especificidades, os seus momentos e os seus contextos. É uma geração boa, têm talento e muitos deles têm capacidade para chegar ao futebol de alto nível. Aquilo que esperamos é que cada jogador dê o melhor de si, naquilo que são as suas expectativas e o seu momento atual", afirmou.

O comandante desta equipa assegura que sente a sua equipa preparada para enfrentar as adversidades que terá pela frente. "Os torneios que fomos fazendo desde sub-15 - e isso é um dos aspetos que a FPF tem em mente - é com o intuito de proporcionar experiências competitivas e exigentes, que nos vão preparando para depois quando chegamos a competições deste nível, os jogadores estejam mais preparados. O que fomos fazendo esta época, preparou-nos para este momento e eu sinto da parte deles essa experiência, maturidade, compromisso e consciência das grandes dificuldades que vamos ter, porque são três seleções de topo da Europa. O percurso que fizemos dá-nos essa maturidade, essa confiança e essa responsabilidade, por representarmos Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol", concluiu.

Também João Simões, capitão de equipa, abordou a estreia da Equipa das Quinas, em declarações ao Canal 11. O médio português prometeu uma equipa portuguesa com vontade de entrar em campo. "Estamos concentrados e felizes por finalmente podermos começar a jogar. Esperamos um jogo difícil, mas nós gostamos destes jogos competitivos e vamos fazer tudo para levarmos os três pontos", assegurou.

O médio não espera facilidades nesta fase de grupos. "Vai ser realmente um grande desafio, mas isso também nos motiva. Vamos ter três jogos muito complicados, contra três grandes equipas cheias de jogadores de qualidade", destacou.

Sobre o estado de espírito do grupo, o internacional português garante que a equipa está com um ambiente positivo. "Estamos sempre muito unidos e felizes pela oportunidade de disputar um Campeonato da Europa. Há o nervosinho miudinho habitual, mas isso é até saudável que haja", salientou.

A Equipa das Quinas vai defrontar, no Grupo D, as seleções da França, Espanha e Inglaterra. O primeiro encontro será frente aos espanhóis a 21 de maio. No dia 24, a Equipa das Quinas defrontará, na segunda ronda, a congénere inglesa e terminará a fase de grupos a 27, diante da França.

Apuram-se para os quartos de final, marcados para 29 e 30 de maio, os dois primeiros classificados de cada grupo em competição. As meias-finais jogam-se dia 2 de junho e a final está agendada para dia 5.

Eis a convocatória final:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Programa da Equipa das Quinas*:

21 de maio de 2024 | terça-feira
18h00: jogo Espanha x Portugal (Estádio Dasaki Achnas)

22 de maio de 2024 | quarta-feira
17h30: treino

23 de maio de 2024 | quinta-feira
11h00: treino

24 de maio de 2024 | sexta-feira
20h30: jogo Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos Epistrofi)

25 de maio de 2024 | sábado
17h30: treino

26 de maio de 2024 | domingo
11h00: treino

27 de maio de 2024 | segunda-feira
20h30: jogo Portugal x França (Estádio Ammochostos Epistrofi)

*Horários locais. Em Chipre são mais duas horas do que em Portugal Continental. A restante programação será divulgada oportunamente em fpf.pt.

Eis o calendário do Grupo D*:

21 de maio de 2024
16h00: Espanha x Portugal (Estádio Dasaki Achnas, Achnas)
18h30: França x Inglaterra (Estádio Ammochostos, Larnaca)

24 de maio de 2024
18h30: França x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)
18h30: Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos, Larnaca)

27 de maio de 2024
18h30: Portugal x França (Estádio Ammochostos, Larnaca)
18h30: Inglaterra x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)

*Horários de Portugal Continental

Eis o alinhamento dos grupos:

Grupo A:
Chipre
Ucrânia
Sérvia
Chéquia

Grupo B:
Dinamarca
Áustria
Croácia
País de Gales

Grupo C:
Itália
Suécia
Eslováquia
Polónia

Grupo D:
França
Portugal
Espanha
Inglaterra

Eis o calendário da competição:

1.ª jornada da fase de grupos: 20 e 21 de maio
2.ª jornada da fase de grupos: 23 e 24 de maio
3.ª jornada da fase de grupos: 26 e 27 de maio
Quartos de final: 29 e 30 de maio
Semi-final: 2 de junho
Final: 5 de junho

Eis a estrutura da fase a eliminar

Quartos de final (29 e 30 de maio)

QF1: Vencedor do grupo A vs 2.º classificado do grupo B
QF2: Vencedor do grupo B vs 2.º classificado do grupo A
QF3: Vencedor do grupo C vs 2.º classificado do grupo D
QF4: Vencedor do grupo D vs 2.º classificado do grupo C

Meias-finais (2 de junho)

MF1: Vencedor do jogo 1 dos quartos de final vs Vencedor do jogo 3 dos quartos de final
MF2: Vencedor do jogo 2 dos quartos de final vs Vencedor do jogo 4 dos quartos de final

Final (5 de junho)

Vencedor MF1 vs Vencedor MF2

Estádios

Eis a lista dos estádios que irão acolher os encontros: 
- Estádio Dasaki Achnas, em Dasaki;
- Estádio Ammochostos Epistrofi, em Larnaca;
- Estádio Antonis Papadopoullos, em Larnaca;
- AEK Arena, em Larnaca;
- Estádio Limassol, em Limassol;
- Estádo Municipal Paralimni Tasos Markou, em Paralimni;


;

Notícias