Lusitânia de Lourosa em vantagem

Liga 3 Placard

Triunfo por 1-0 dá vantagem no playoff de subida/descida da Liga Portugal 2 SABSEG e Liga 3.

O Lourosa venceu, neste fim de manhã de domingo, o Feirense, por 1-0, no primeiro de dois jogos que irá decidir quem é que vai garantir um lugar na próxima edição da Liga Portugal 2. O golo foi apontado por Jefferson Nem (70’), numa jogada bem definida por Goba Zakpa, e com a colaboração do defesa Tony. A vitória é justa, pois o Lourosa foi sempre superior.

O Lourosa, terceiro classificado da fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, entrou em campo com a forte convicção de superar o seu vizinho-adversário para começar a assegurar, desde já, a subida à Liga Portugal 2, enquanto  o Feirense, 16. classificado da Liga 2, procurou, sobretudo, gerir da melhor forma possível a oportunidade de se manter nas competições profissionais.

Assistiu-se, pois, e desde o início, a um jogo vivo e interessante, num estádio com lotação esgotada - oito mil espectadores, o que foi fantástico - e disputado nos limites da competência. A equipa da casa apresentou-se mais ofensiva e dinâmica, recorrendo a um futebol fluído e variado, perante um adversário, que se revelou prudente e defensivo. O Lourosa colocou em campo bons princípios de futebol de ataque nos primeiros minutos, e foi, pois, com naturalidade que criou alguns problemas à defesa de Santa Maria da Feira. Jefferson Nem colocou à prova os reflexos de João Costa (6’), e no minuto seguinte Henrique obrigou o guarda-redes do Feirense a nova boa defesa.

A equipa de Jorge Pinto foi superior em todos os capítulos do jogo e em toda a primeira parte, apresentando um volume de futebol ofensivo alto, e, como é compreensível, acumulou oportunidades de golo, e muito por força de uma exibição consistente e de muito bom nível - Diogo Rosado pôs a equipa a jogar bem à bola, e foi muito bem apoiado e acompanhado por todos.

No fecho do primeiro quarto de hora, o golo só não surgiu, na execução de um livre de Diogo Rosado, porque João Costa voltou a brilhar, com uma defesa espectacular. Só 2’ depois, Dmytro Lytvyn fez o golo, mas Soares Dias invalidou-o por falta do defesa ucraniano sobre Washington, desta vez na sequência de um livre muito bem marcado por Mika Borges, e com nova excelente defesa de João Costa. Aliás, só por responsabilidade do guarda-redes João Costa é que o jogo chegou ao intervalo empatado a zero, numa primeira parte em que os locais atacaram muito e por vezes com perigo, perante um adversário que se limitou a defender, exclusivamente a defender.

O rumo dos acontecimentos manteve-se no segundo tempo, ou seja, o Lourosa voltou a atacar muito e a atacar bem, apresentando um leque variado às suas jogadas ofensivas, mas também deve ser dito que, a exemplo do que aconteceu no primeiro tempo, a defesa do Feirense esteve à altura dos acontecimentos, e soube controlar com eficácia e bom sentido posicional todas as movimentações contrárias. Logo na reabertura do jogo, Valente obrigou João Costa a nova grande defesa (51’), mas a primeira resposta séria do Feirense não se fez esperar, quando Antoine (55’) desenvolveu uma excelente jogada pelo flanco direito mas o seu potente remate foi travado por Zé Costa.

Perante um caudal ofensivo tão substantivo, os locais chegaram, por fim, ao golo (70’), num lance muito bem definido por Goba Zakpa pelo corredor esquerdo, mas que contou com um erro de principiante de Tony, e com finalização de Jefferson Nem. O L. Lourosa chegava, assim, à vantagem, o que já se justificava há muito.

Daqui e até ao fim, os locais souberam jogar sempre em vantagem, o mesmo é dizer que continuaram à procura de mais um golo, o que lhes permitiria encarar o jogo do próximo domingo com mais tranquilidade, perante um adversário que, com a entrada de Sérgio Conceição (82’), melhorou o seu jogo ofensivo. Aliás, a grande oportunidade de golo do Feirense saiu dos pés de Conceição (90’+3’), ou melhor, o seu cruzamento foi excelente, mas o remate, de cabeça, de Paredes saiu ao lado.

A vitória do Lourosa justifica-se em absoluto pois foi sempre a melhor equipa e ao longo de todo o jogo. No próximo domingo, 2 de junho, será o desafio decisivo para se saber qual das duas equipas vai participar na próxima edição da Liga 2, sabendo-se que a equipa do Lourosa entra em campo com um golo de avanço.

Clique aqui para conferir todos os resultados

FICHA DE JOGO

L. LOUROSA, 1 FEIRENSE, 0 ( 0-0 ao intervalo)

Playoff Apuramento 2. Liga/Liga 3 (1. mão).
Estádio do Lusitânia FC Lourosa

Árbitro: Artur Soares Dias
Árbitros assistentes: Paulo Soares e Pedro Ribeiro Quarto árbitro: João Gonçalves

L. LOUROSA: Zé Costa, Dmytro Lytvyn, Nandinho, Henrique, Mika Borges (Sérgio Ribeiro, 86’), Edgar Abreu (Cap.) (Diogo Pereira, 66’), Diogo Rosado, Valente, Tiago Mesquita, Goba Zakpa (Fábio Fortes, 86’), Jefferson Nem.
Suplentes não utilizados: Flores, Bruno Morais, Ivanildo Nhaga, Miguel Pereira, Nuninho.
Treinador: Jorge Pinto
Disciplina: cartão amarelo para Diogo Rosado (14’), Diogo Pereira (73’).

FEIRENSE: João Costa, Cláudio (Cap.)  Tony, Bruno, Washington, Antoine (Sérgio Conceição, 82’), Mide (Paredes, 76’), Jocu, Picas, Guilherme (Jorge, 46’), Dudu (Zidane, 90’).
Suplentes não utilizados: Calai, Castro, Filipe, Ruben.
Treinador: Lito Vidigal
Disciplina: cartão amarelo para Guilherme (16’), Picas 67’), Antoine (75’).

Golos: 1-0 (Jefferson Nem, 70’).


;

Notícias