Liga BPI

Empate entre Länk FC Vilaverdense e Amora

Futebol Fem. - Liga BPI

Empate adia todas as decisões para a 2ª mão.

Lank Vilaverdense e Amora FC empataram, a um golo, neste fim de tarde de domingo, no primeiro de dois jogos do playoff da Liga BPI. As duas equipas vão decidir no dia 9 de junho, no Parque do Serrado, qual delas vai assegurar uma vaga na Liga BPI na época 2024/25.

A equipa do Norte do país entrou autoritária e decidida no jogo, a impor um futebol ofensivo, procurando naturalmente o golo, o que conseguiu, logo aos 3’, por Nhu, mas anulado por fora de jogo de Dutra, no início da jogada. O Amora não se perturbou, minimamente, com esta corajosa atitude do seu adversário, mantendo-se tranquilo, e com a preocupação de defender a sua área, mas sem deixar de contra-atacar e com razoável sentido prático.

O Lank Vilaverdense, aos poucos, instalou-se no meio-campo contrário, tornando-se mais ameaçador, mas sem conseguir encontrar soluções credíveis para ultrapassar a defesa contrária. Muito provavelmente por essa razão, Dutra tentou o remate-surpresa, aos 19’,  com um forte pontapé, fora da área, mas a bola saiu ligeiramente ao lado. Dutra insistiu, contudo, nessa sua boa intenção, e, aos 27’, fez um grande golo - houve um mau alívio de uma defesa, Dutra fez uma receção perfeita e rematou, de pronto, fora da área, para um grande golo.

A vantagem acabava por se justificar, nesta altura, mas durou muito pouco, pois Ana Carolina Sá, só três minutos depois, fez auto-golo, ao tentar desviar a bola, na sequência de um livre lateral.
A partir daí e até ao intervalo, e ainda com um quarto de hora pela frente, as duas equipas procuraram desfazer a igualdade, embora com um sinal ofensivo muito mais firme da equipa de Vila Verde, que, refira-se, esteve muito mais próxima de o conseguir - Kayla Mingachos (41’) rematou, de novo fora da área, à barra; Nhu, três minutos depois, com um remate de trivela, mais uma vez fora da área, assustou Jamila Marreiros; já no período de compensação, Natalie Cooke, a passe de Dutra, obrigou a guarda-redes a defesa atenta.

A segunda parte abriu com as minhotas a procurarem desfazer o mais rápido possível a igualdade, mas desta vez já não evidenciaram um futebol tão bem elaborado, ou seja, já não demostraram tanta paciência, e procuraram chegar depressa à área de Jamila Marreiros, embora sem perigo. Aliás, o alarme só tocou na defesa do Amora aos 64’, quando Nhu rematou na diagonal, mas a bola saiu a rasar o poste. Uma boa situação, a primeira desta segunda parte, que, registe-se, já não foi tão bem jogada.

O Amora procurou, nesta última fase, resguardar-se o mais possível, defendendo com ordem e critério, o que conseguiu sem grande dificuldade, pois do lado contrário houve alguma precipitação no momento de lançar o ataque. A equipa da margem Sul conseguiu, pois, segurar o empate, adiando a decisão para o seu terreno, apesar do alto volume de jogo ofensivo do seu adversário, em toda a segunda metade, embora sem consequências.
Nhu ainda fez um grande golo, aos 83’, mas foi anulado por indicação do VAR, pois a avançada vietnamita, na marcação de um pontapé de canto, tocou duas vezes seguidas na bola… antes do grande remate.

Clique aqui para conferir todos os resultados

FICHA DE JOGO

LANK VILAVERDENSE, 1 AMORA FC, 1
(1-1 ao intervalo)
Playoff da Liga BPI (1. mão)

Estádio Municipal de Vila Verde
Árbitra: Filipa Cunha
Árbitras assistentes: Rafaela Almeida e Inês Tomás Quarta árbitra: Patrícia Coutinho

LANK VILAVERDENSE: Lu, Sophia Ferreira, Ana Carolina Sá (Magui, 88’), Kayla Mingachos, Laura Marín (Lau, 73’), Nhu (Cap.), Markela Bejleri, Ema, Natalie Cooke, Maria, Dutra.

Suplentes não utilizadas: Sofia Barroso, Sofia Bernardo, Rita Lourenço, Faty, Vitória Antunes, Beatriz Monteiro, Yara.
Treinador: Adelino Esteves
Disciplina: cartão amarelo para Maria (20’), Sophia Ferreira (89’).

AMORA FC: Jamila Marreiros, Jaime Turrentine, Márcia Duarte (Joana Meira, 90’+4’), Rita Coutinho, Mafalda Marujo (Cap.), Rita Barreto, Íris Ferreira, Letycia Bonifácio, Keisy Silveira ( Eleia Vieira, 80’), Irlanda Lopes (Tae, 87’), Carolina Duque.

Suplentes não utilizadas: Carina Pintado, Danielle Ferreira, Sara Granja, Sasha, Priscila Campota, Leonilde Rodrigues.
Treinador: Jorge Prazeres.
Disciplina: cartão amarelo para Tae (88’).

Golos: 1-0 (Dutra, 27’), 1-1 ( Ana Carolina Sá, 30’, na própria baliza),

 


;

Notícias