Meias-finais asseguradas

Seleção Sub-17

Portugal vence a Polónia por 2-1 e está na meia-final do Campeonato da Europa. Segue-se a Sérvia.

MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

Portugal venceu a Polónia por 2-1, garantindo assim a presença nas meias-finais do Europeu de sub-17, onde vai encontrar a Sérvia.

Eduardo Felícissimo inaugurou o marcador logo ao minuto 5, com um 'míssil' de fora da área, Izunwanne empatou para os polacos, mas Rodrigo Mora deu a vitória à Equipa das Quinas, numa jogada de insistência, após um remate de Geovany Quenda, que o guarda-redes polaco defendeu.

Segue-se a Sérvia nas meias-finais, uma fase da prova onde Portugal volta a estar depois da presença em 2022. O jogo será realizado no próximo domingo, dia 2 de junho.

Eis o filme do jogo:

Portugal entrou a querer dominar e a Polónia parecia procurar aproveitar um eventual erro da Equipa das Quinas na saída de bola para sair em contra-ataque. As investidas portuguesas deram resultado bem cedo no encontro, com o marcador a ser aberto à passagem do sexto minuto. Eduardo Felicíssimo, chamado à titularidade, aproveitou uma bola perdida à entrada da grande área e, em jeito, atirou para o fundo das redes. Era a estreia do camisola 6 português a marcar no Campeonato da Europa, em mais um verdeiro golaço dos comandados de João Santos nesta prova. 

A reação polaca surgiu três minutos depois. Rui Silva é abalroado por um adversário, o árbitro nada assinala e Diogo Ferreira brilha com uma enorme intervenção para canto.

Aos 21' e 25', foi a vez de Portugal voltar a ameaçar, mas os remate de Eduardo Fernandes saíram desviados.

O minuto 31' trouxe uma oportunidade flagrante para Portugal. Gabriel Silva recebeu com mestria na pequena área um passe que o isolava na cara do guardião polaco. Contudo, no frente-a-frente, o guarda-redes rival levou a melhor, negando o que seria o 2-0 para a turma portuguesa.

Diz-se no futebol que quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi isso que aconteceu. Ao minuto 34', a Polónia chega ao empate por Michael Izunwanne, que atirou sem hipótese de defesa, após um lançamento de linha lateral comprido para a grande área.

Portugal continuou a pressionar no ataque e cinco minutos depois do golo da Polónia quase se gritou novo golo português, em duas ocasiões, mas o azar travou esses mesmos festejos. Numa delas, o remate de Eduardo Fernandes bateu com estrondo na barra. No minuto seguinte, foi Quenda, de livre direto a atirar também ao ferro da baliza polaca.

Numa primeira parte de enorme desinspiração portuguesa no que à finalização diz respeito, Rodrigo Mora (45+1') dispôs de mais uma oportunidade flagrante para marcar, mas a bola saiu por cima, levando o resultado empatado para o intervalo.

A segunda parte começou semelhante à forma como decorreu a primeira. Portugal mandava no jogo e ia desperdiçando oportunidades. Ao minuto 47' foi Quenda a atirar em jeito por cima, naquele que foi a primeira ameaça do segundo tempo. Martim Cunha, aos 58', obrigou o guardião polaco a nova intervenção.

Diz o ditado popular que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Foi isso que aconteceu ao minuto 60. Contra-ataque português conduzido por Rodrigo Mora, que solta na direita em Geovany Quenda. O extremo tenta o remate em jeito, permitindo grande defesa ao guardião polaco. Contudo, o mesmo Rodrigo Mora conseguiu colocar-se em posição de fazer a recarga com o peito e colocar, uma vez mais, Portugal na frente do marcador.

O terceiro esteve próximo de surgir ao minuto 68', mas o grande trabalho de Gabriel Silva no flanco direito, acabou por ser cortado para canto, quando este já tinha disparado para a baliza polaca. Aos 75', nova tentativa de Rodrigo Mora, a sair por cima. 

A Polónia ainda não tinha desistido da partida e deu sinais disso mesmo ao minuto 80, quando assustou Diogo Ferreira com um remate em posição privilegiada. 

O desperdício português ficou bem visível ao minuto 86, quando Gabriel Silva perdeu a portunidade de completamente isolado fechar as contas da partida. 

Nos minutos finais, a Polónia ia carregando e esteve perto da igualdade, ao minuto 88, mas o remate saiu desviado para canto.

A partida terminou mesmo com a vitória portuguesa, uma vitória que peca por escasso, tendo em conta as oportunidades flagrantes que a Equipa das Quinas dispôs ao longo da partida. Um sofrimento desnecessário, mas que culmina com a passagem dos comandados de João Santos às meias-finais. Portugal está nas quatro melhores equipas da Europa do escalão de sub-17!

Eis as informações do jogo até ao momento:

FICHA DE JOGO

PORTUGAL - POLÓNIA

Campeonato da Europa Sub-17 2024
Quartos de final
Estádio Antonis Papadopoulos

Árbitro: Jasper Vergoote (Bélgica)
Árbitros assistentes: Martijn Tiesters (Bélgica) e Rostislav Talis (Israel)
Quarto árbitro: David Fuxman (Israel)

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Ferreira, Edgar Mota, Rui Silva, Rafael Mota (Afonso Sousa, 45'), Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo, João Simões - Cap. (David Daiber, 59'), Rodrigo Mora (Tiago Ferreira, 88'), Geovany Quenda, Eduardo Fernandes (Cardoso Varela, 59') e Gabriel Silva (Afonso Patrão, 88').
Suplentes: Miguel Gouveia, Duarte Soares, Afonso Meireles e João Trovisco.
Treinador: João Santos
Disciplina: -.

Polónia (11 inicial): Mateusz Jelen, Dawid Szwiec, Kacper Potulski, Bartosz Kriegler (Bartosz Mazurek, 80'), Dawid Mazurek (Michal Wroblewski, 62'), Jakub Adkonis, Mateusz Dziewiatowski - Cap. (Jan Leszczynski, 80'), Dominik Sarapata (Igor Brzyski, 62'), Mateusz Szczepaniak (Stanislaw Gieroba, 68'), Oskar Pietuszewski e Michael Izunwanne.
Suplentes: Mateusz Pruchniewski, Filip Baniowski, Wojciech Monka e Kamil Jakóbczyk.
Treinador: Rafal Lasocki 
Disciplina: cartão amarelo a Mateusz Dziewiatowski (41'), a Michal Wroblewski (74') e a Stanislaw Gieroba (78')

Golos: 1-0 por Eduardo Felicíssimo (6'); 1-1 por Michael Izunwanne (34'); 2-1 por Rodrigo Mora (60')

Eis a convocatória portuguesa:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Eis os resultados dos jogos de Portugal até ao momento:

Fase de Grupos (Grupo D):

21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal 

24 de maio de 2024
Portugal 4-1 Inglaterra 

27 de maio de 2024
Portugal 1-2 França 

Eis o calendário dos quartos de final:

29 de maio de 2024
Chéquia 1-1 (3-5 g.p) Dinamarca 
Áustria 2-3 Sérvia 

30 de maio de 2024
Portugal 2x1 Polónia 
Itália 1x1 (5-4 g.p.) Inglaterra

Eis o calendário das meias-finais:

2 de junho de 2024
Dinamarca x Itália
Sérvia x Portugal

*Horários de Portugal Continental


;

Notícias