Conjunto nacional trabalhou cinco dias no Luso
A Seleção Nacional de Sub-18 feminina deu por terminado, esta sexta-feira, no Luso, o estágio de preparação.
Neste momento de concentração, a Equipa das Quinas realizou seis sessões de treinos e um jogo-treino, desde o dia 27 de maio.
Em declarações ao fpf.pt, o técnico nacional Ricardo Tavares fez o balanço dos trabalhos: "foi um estágio muito positivo, um momento onde embora não tenhamos tido nenhum jogo internacional, tivemos sim um jogo-treino com uma equipa masculinas, mas sentimos as atletas bastante motivadas, muito focadas no trabalho e, acima de tudo, motivadas em mostrar que queriam fazer parte do grupo das sub-19 do próximo ano, esse que é o grande objetivo das sub-18. O grande ponto deste estágio era aumentar ao máximo as jogadoras observadas da geração de 2006, que para o ano farão parte da seleção sub-19".
Sobre o futuro, o timoneiro luso mostra-se confiante com o trabalho das jovens internacionais: "as atletas felizmente complicaram-nos muito a vida, quanto mais qualidade existir, quanto mais dificuldade existir na escolha das jogadoras, melhor para as seleções nacionais que estão mais próximas de ganhar, pois temos melhores jogadores. Mas, isso é algo que já tem acontecido ao longo dos anos, o crescimento do futebol feminino faz com que as gerações sejam cada vez melhores e que as jogadoras queiram estar sempre nos patamares superiores, o que para nós é muito bom".
Por fim, Ricardo Tavares elogia o trabalho federativo no desenvolvimento do futebol feminino português: "qualquer jogadora que vista a camisola da seleção nacional tem sempre como objetivo alcançar patamares altos, como campeonatos da Europa e do Mundo, sempre que possível. Só assim teremos jogadoras competitivas e obviamente pelo facto da seleção sub-17 ter conseguido o apuramento para o europeu da categoria ainda dá mais alento, comprovando o bom trabalho que a Federação Portuguesa de Futebol faz no futebol feminino, com a sua evolução e consequente crescimento".
O Treinador Nacional, Ricardo Tavares, chamou 24 jogadoras para o estágio.
Eis a convocatória completa:
Arsenal FC: Daniella Way;
Club Atlético de Madrid: Alice Reto
Desportivo Leça do Balio: Érica Valentim;
FC Famalicão: Sofia Almeida;
FC Metz: Manon Magalhães;
Leixões SC: Marta Rodrigues;
RC Strasbourg: Sofia Lopes;
SC Rio Tinto: Renata Correia;
SC Braga: Maria Gaspar;
SCU Torreense: Nair Pina:
SL Benfica: Diana Costa e Luana Rafael;
Sporting CP: Ana Tomaz, Carolina Falcão, Carolina Pimenta, Dária Kaminska, Diana Serafim, Lara António e Nicole Cassamá;
STA Soccer Academy: Adelaide Paredes;
Valadares Gaia: Carolina Alves;
VFL Bochum 1848: Anna Luísa Marques;
Vitória SC: Bruna Oliveira;
WCFC: Amália Cardo.