Equipa das Quinas trabalhou pela última vez antes da final do Europeu, agendada para esta quarta-feira
MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO
A Seleção Nacional Sub-17 realizou, esta terça-feira, a última sessão de trabalhos de preparação para a final do Campeonato da Europa, diante da Itália, agendada para esta quarta-feira, às 18h30.
Após o treino, e tal como habitualmente na véspera da final, realizou-se a conferência de imprensa de antevisão ao jogo decisivo da prova, com o Treinador Nacional João Santos e o guardião Diogo Ferreira a serem os porta-vozes do grupo.
O técnico começou a conferência de imprensa com boas notícias: não há atletas indisponíveis para a final. "Todos os jogadores estão operacionais para amanhã que é o que nos interessa, que estejam todos disponíveis para que, com o seu contributo e a sua competência, tenhamos sucesso", começou por dizer.
João Santos prosseguiu com elogios para a formação italiana. "São sempre uma equipa muito organizada, combativa, com valores individuais muito bons. Esperamos um jogo com qualidade, emoção e que seja uma festa do futebol numa final de sub-17", perspetivou.
Acima de tudo, o Treinador Nacional quer é ver uma equipa portuguesa igual a si própria, na partida decisiva do Campeonato da Europa. "Temo-nos pautado por apresentarmos um futebol positivo, gostamos de marcar golos, portanto é isso que esperamos amanhã. Somos uma equipa que cria muitas oportunidades, num ou noutro momento não fomos tão eficazes, mas ao longo desta época temos um registo enorme de golos marcados e é nesse caminho que queremos continuar a seguir, independentemente contra quem seja", salientou.
O Europeu ainda não acabou, mas João Santos revela o que tem vindo a dizer aos jogadores em jeito de balanço da prova. "Aquilo que lhes tenho dito é que tenho um enorme orgulho no trabalho que foi realizado, desde o início de agosto. Chegamos à final com imenso orgulho, com a consciência tranquila de que fizemos tudo até aqui bem feito e que queremos continuar a fazê-lo até ao fim do jogo de amanhã", afirmou.
Miguel Gouveia, guarda-redes, é o único jogador ainda sem minutos na competição. Questionado sobre se planeia utilizar o guardião na final, João Santos não exclui nenhuma possibilidade. "Nos planos estão todos os jogadores. Não sabemos as contingências do jogo. O Miguel ainda não foi utilizado, fruto daquilo que têm sido os jogos. A posição de guarda-redes é a mais complicada para dar minutos. Não sei o que vai acontecer", concluiu.
Antes do técnico, falou Diogo Ferreira, um dos capitães e jogadores em destaque na formação portuguesa. O guarda-redes mostra-se satisfeito com a forma como as coisas têm estado a correr, quer individualmente, quer coletivamente. "O meu trabalho está a ser reconhecido e considero que tenho estado a um bom nível, mas o mais importante é a equipa. Sinto que temos trabalho bem, treinado bem, jogado bem e correspondido às expectativas que os portugueses têm sobre nós. Isso é o mais importante", salientou.
Sobre os jogadores estarem a poder sentir uma certa 'montanha-russa' de emoções neste momento, Diogo garante que a equipa está equilibrada emocionalmente e muito por mérito do técnico João Santos. "Tem sido fácil gerir as emoções, temos um bom grupo nesse aspeto. Temos trabalho bem e o mister tem tido um papel importante nessa questão da gestão de expectativas. A equipa está com os pés bem assentes na terra e vamos fazer o máximo para a final ser nossa", assegurou.
O internacional português não espera facilidades na partida desta quarta-feira. "Vai ser um jogo muito equilibrado entre duas grandes equipas. O futebol joga-se dentro de campo e a melhor equipa vai ganhar", considerou.
Eis a convocatória portuguesa:
Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);
Eis os resultados dos jogos de Portugal até ao momento:
Fase de Grupos (Grupo D):
21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal
24 de maio de 2024
Portugal 4-1 Inglaterra
27 de maio de 2024
Portugal 1-2 França
Quartos de final:
30 de maio de 2024
Portugal 2-1 Polónia
Meias-finais:
2 de junho de 2024
Sérvia 2-3 Portugal
Final:
5 de junho de 2024:
18h30: Itália x Portugal
*Horários de Portugal Continental