Itália leva a melhor

Seleção Sub-17

Portugal termina o Campeonato da Europa como vice-campeão

MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

A Seleção Nacional Sub-17 perdeu, esta quarta-feira, a final do Europeu, diante da Itália por 0-3 (bis de Camarda e outro golo de Coletta). A partida decisiva teve lugar na Limassol Arena. 

Foi o regresso de Portugal a uma final de uma prova onde já não estava presente desde 2016. Na altura, a Equipa das Quinas conquistou o título nas grandes penalidades, frente à Espanha, numa geração onde atuavam nomes que agora integram a Seleção A, tais como Diogo Costa, Diogo Dalot e Rafael Leão.

Recorde-se que Portugal chegou a esta fase da competição, depois de ter terminado na primeira posição do Grupo D, o 'grupo da morte', com Inglaterra, França e Espanha. Nos quartos de final, a equipa de João Santos bateu a Polónia e nas meias-finais superou a Sérvia, num jogo com contornos épicos. Já a Itália venceu o Grupo C, com Polónia, Suécia e Eslováquia, tendo batido nos quartos de final a Inglaterra e nas meias-finais a Dinamarca.

A Equipa das Quinas termina assim com o estatuto de vice-campeão da Europa de sub-17, depois das conquistas de 2003 e 2016. Já a Itália, logrou o primeiro título na categoria. 

Eis o filme do jogo:

Na partida decisiva da prova, foi a Itália a primeira formação a tentar o golo, com um remate logo no primeiro minuto a sair forte mas ao lado da baliza de Diogo Ferreira. Ao minuto 3, novo aviso sério à baliza portuguesa.

O primeiro golo acabou mesmo por surgir pouco tempo depois, com Coletta (8') a cabecear sem hipóteses de defesa, para o fundo da baliza portuguesa.  

Ao minuto 13, Diogo Ferreira com uma enorme defesa negou aquele que seria o 2-0 para a Itália. Contudo, dois minutos depois, o segundo golo viria mesmo a surgir, através de um excelente trabalho no corredor direito de Camarda. No entanto, o lance parece ser precedido de fora-de-jogo.

Foi à passagem do minuto 19 que surgiram as duas primeiras grandes ocasiões de Portugal. Abertura de Rodrigo Mora na direita, incursão de Quenda para o meio com o disparo do extremo a sair fortíssimo e venenoso. O guardião italiano defende para a frente, onde surge Eduardo Fernandes a fazer a recarga, que também é defendida. Dois minutos depois, boa nova defesa a mais um remate de Quenda.

Portugal estava na sua melhor fase do jogo e aos 26 minutos quase inaugurava de novo o marcador, mas o cabeceamento de Rodrigo Mora saiu ao lado. No minuto a seguir, foi a Itália a ameaçar o terceiro golo.

Ao minuto 29, mais uma grande oportunidade para Portugal, mas o guarda-redes transalpino mostrou-se em grande plano, perante o bom remate de Eduardo Fernandes.

O jogo estava com oportunidades de golo para ambos os lados e ao minuto 34, foi Diogo Ferreira a mostrar-se em bom plano a controlar as intenções de meia distância italianas. No minuto seguinte, o mesmo desfecho mas na baliza contrária. Eduardo Felicíssimo arriscou o remate, agarrado pelo guardião italiano.

Já perto do intervalo, Rodrigo Mora teve o primeiro de Portugal nos pés, em duas ocasiões. Os remates, contudo, saíram ao lado. Também Quenda desperdiçou um cabeceamento em zona privilegiada.

A primeira parte terminou com a Itália a vencer por dois golos, fruto da sua entrada forte na partida. Ainda assim, já se justificava o golo português. A ineficácia presente nos quartos de final e na meia-final continuava a dar conta de si.

A segunda parte começou com Portugal a procurar assumir o jogo e a Itália a procurar as transições rápidas para o ataque. Diogo Ferreira fez uma boa intervenção numa dessas situações de jogo, logo ao minuto 47. No entanto, três minutos depois, o terceiro golo italiano surgiu, com Camarda a não falhar na cara do guardião português.

O terceiro golo praticamente sentenciou a partida e apenas a espaços iam surgindo oportunidades de golos, apesar de Portugal ter mais bola, como já se previa. O resultado manteve-se inalterado e a Itália sagrou-se, pela primeira vez, campeã da Europa.

Eis as informações do jogo até ao momento:

FICHA DE JOGO

ITÁLIA - PORTUGAL (2-0 ao intervalo)

Campeonato da Europa Sub-17 2024
Final
Limassol Arena

Árbitro: Radoslav Gidzhenov (Bulgária)
Árbitros assistentes: Petar Mitrev (Bulgária) e Kyriakos Sokratous (Chipre)
Quarto árbitro: Menelaos Antoniou (Chipre)

ITÁLIA (11 inicial): Massimo Pessina, Emanuel Benjamin, Cristian Cama (Giovanni Lauricella, 79'), Francesco Verde, Andrea Natali, Emanuele Sala (Matteo Lontani, 79'), Federico Coletta, Alessandro Di Nunzio (Christian Garofalo, 70'), Mattia Liberali (Matteo Mantini, 70'), Mattia Mosconi - Cap. e Francesco Camarda (Thomas Campaniello, 90').
Suplentes: Alessandro Nunzi, Lamine Ballo, Federico Nardin, Andrea Orlandi.
Treinador: Massimiliano Favo
Disciplina: cartão amarelo a Emanuele Sala (58'), a Camarda (69'), a Matteo Mantini (81') e a Mattia Mosconi (90+1')

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Ferreira, Edgar Mota, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo (David Daiber, 70'), João Simões - Cap. (Tiago Ferreira, 62'), Rodrigo Mora, Geovany Quenda (João Trovisco, 70'), Eduardo Fernandes (Cardoso Varela, 62') e Gabriel Silva (Afonso Patrão, 62').
Suplentes: Miguel Gouveia, Duarte Soares, Afonso Sousa, Afonso Meireles.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo a Rui Silva (36') e a Edgar Mota (85')

Golos: 1-0 por Coletta (7'); 2-0 por Camarda (16'); 3-0 por Camarda (50')

Eis a convocatória portuguesa:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Eis os resultados dos jogos de Portugal até ao momento:

Fase de Grupos (Grupo D):

21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal 

24 de maio de 2024
Portugal 4-1 Inglaterra 

27 de maio de 2024
Portugal 1-2 França 

Quartos de final:

30 de maio de 2024
Portugal 2-1 Polónia 

Meias-finais:

2 de junho de 2024
Sérvia 2-3 Portugal

Final:

5 de junho de 2024:
18h30: Itália x Portugal

*Horários de Portugal Continental


;

Notícias